Decoração clean: O que é? Como fazer?

Decoração clean: O que é? Como fazer?

Atualmente, as pessoas têm uma nítida preferência por ambientes mais elegantes, sofisticados e simples, sem muitos detalhes, cores chamativas ou invenções mirabolantes, o “basicão” tem se tornado algo muito pedido nos estilos decorativos por aí, inclusive nas residências. 

Devido a essa nova tendência, a chamada decoração clean tem ganhado cada vez mais força no mercado, ela que traz um tom imperceptível, limpo e extremamente atrativo, quase como um sensor de presença para iluminação, algo prático, funcional e que só é notado quando você observa bem. 

Esse estilo conta com um layout e um design que trazem mais profundidade para os cômodos, trazendo um local de maior paz e tranquilidade, prezando pelo minimalismo e por cores mais neutras nos objetos, nas paredes e na decoração de forma geral. 

Se você ainda não conhece esse estilo, fique tranquilo que hoje iremos te apresentar, então continue lendo esse artigo para descobrir mais sobre a decoração clean, o que ela é e como aplicá-la na sua própria casa, bora conferir? Então vamos lá!

O que é a decoração clean?

Em uma tradução livre para o português, a palavra clean significa “limpo”, e é exatamente isso que esse estilo representa, uma decoração limpa, que preza por trazer ambientes que possuam essa característica dando a impressão de “limpeza”. 

Quando falamos nesse sentido, não abordamos a limpeza em termos de sujeira, e sim, em relação ao espaço em si, com uma paleta de cores mais discreta e homogênea, tendo o branco como sua principal referência, com mobílias contendo apenas o essencial, elementos constantes do minimalismo, linhas mais puras, ângulos retos, e detalhes quase sem nenhum adereço. 

Dessa forma, uma decoração clean é um espaço mais amplo, menos agressivo ao olhar, com um tom mais neutro e menos extravagante, é como se você usasse apenas roupas brancas lisas sem nenhuma estampa, algo simples, bonito e funcional. 

Como fazer a decoração clean?

Esse é um estilo de decoração muito usado, por exemplo, em uma pintura anticorrosiva, que costuma prezar pelo cinza mais claro e homogêneo, além disso, ela se encaixa muito bem com quem deseja mais praticidade e neutralidade. Abaixo, separamos algumas dicas de como você pode realizar a decoração clean dentro da sua casa:

Utilize as cores certas com tonalidades mais claras

O grande segredo da decoração clean é justamente as cores que são utilizadas, seus tons devem ser mais claros. Para fazer de maneira competente, é preciso utilizar as cores certas e da forma correta. 

Opte por tonalidades como branco, bege, cinza e gelo, se quiser mudar um pouco, até mesmo as mais escuras como marrom e preto podem trazer algo novo, paredes, pisos, mobílias, eletrodomésticos, tudo deve conter essas cores em uma tonalidade mais pastel, trazendo a sensação de amplitude que esse estilo transmite.  

A iluminação pode ser a chave

Outro ponto importante é a iluminação, na decoração clean, a luz natural é quase que uma prioridade, utilize cortinas mais finas como as de voil, janelas mais amplas e bons pontos para a entrada de mais luz natural, priorize sempre por esse estilo. 

Esteja atento a sua mobília

Na decoração clean, o lema menos é mais, é aplicado com uma certa regularidade, sendo assim, é preciso excluir aqueles móveis que não são tão importantes assim dentro do seu cotidiano, faça uma limpa comprando móveis funcionais e guardando as coisas em armários, deixando tudo muito mais organizado. 

Remova aquilo que não for considerado essencial para aquele momento, assim como você pode guardar a lavadora ultrassônica dentro de um consultório, os móveis também devem possuir cores claras, com um design em linha reta, usando bastante do estilo minimalista. 

Objetos decorativos são poucos, mas devem ser especiais

Se você pensa que os objetos decorativos são proibidos na decoração clean saiba que está muito enganado, eles são mais que aceitos, sendo até essenciais, porém, é preciso tomar cuidado com o seu uso, eles devem ser poucos, mas todos especiais. 

Escolha a dedo quais itens você quer que fiquem amostra, opte também por esse tom mais neutro e cores puxadas para o pastel, veja aquilo que mais se encaixa e que não tire a tonalidade clean de todo o seu ambiente.

Bahia Decoração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + 2 =