Minimalismo: Como utilizar na decoração de sua casa?

Minimalismo: Como utilizar na decoração de sua casa?

O movimento minimalista foi criado na década de 60 como uma série de movimentos artísticos e culturais, pouco tempo depois, nos anos 80 esse estilo foi aderido pelos designer se tornando uma forte tendência no mundo decorativo, tendo o seu ápice, nos inícios dos anos 2000 e que dura até os dias de hoje. 

Na atualidade, muitas pessoas seguem o conceito de menos é mais, e o combate em relação aos excessos, fazendo do minimalismo algo muito utilizado, justamente por adotar uma ideia mais clean e moderna, com ambientes claros e funcionais, puxados para cores como brancos e pastéis. 

O principal foco desse conceito é realmente eliminar os excessos, claro que se você precisa ter um abrigo para extintores tudo bem, mas sem muitos pontos decorativos, ou nada que fuja de um espaço mais limpo, sem poluição visual e até mesmo mais simples, misturando modernidade e sofisticação. 

Se você gosta da ideia de ter uma casa minimalista, nós vamos te ajudar durante sua jornada! No texto de hoje, iremos te mostrar como utilizar essa decoração dentro do seu lar, bora conferir e saber como? Então vamos lá!

Primeira e mais importante regra: menos é mais!

Como citamos acima, se você quer adotar o estilo minimalista na sua casa, é preciso seguir a primeira e mais importante regra desse conceito: menos é mais! Você deve priorizar pela funcionalidade dos objetos e de tudo que está espalhado pelo ambiente, como móveis e eletrodomésticos. 

É preciso trazer um espaço mais clean, limpo, sem poluição visual, quanto mais você trouxer esse tom, mais minimalista será a sua decoração, procure trabalhar com menos podendo ter resultados surpreendentes, utilize elementos de mesmo tom, isso também ajuda a diminuir a confusão visual. 

As cores devem ser cleans

Falando nessa tal “limpeza”, as cores são um fator preponderante no minimalismo, diferente de um manequim para loja, que costuma servir como teste para vestir diversas roupas com cores diferentes, nesse estilo decorativo a recomendação é sempre prezar por algo mais “limpo”, que deixe o ambiente visualmente agradável. 

Existem quatro cores principais: o brando, o gelo, o bege e o cinza, porém você também pode optar por cores mais escuras como preto ou marrom, tudo dependerá do seu gosto pessoal e de como quer deixar o ambiente de modo geral.

Lembrando que, essas cores devem ser aplicadas em praticamente todos os lugares como paredes, pisos, e até mesmo nos pontos de decoração e nas mobílias, se você for escolher algo diferente, use sempre tons pastéis. 

Use linhas retas

Outra característica marcante do minimalismo são as suas famosas linhas retas, enquanto objetos curvos ou estampados apresentam algo mais confuso, deixar tudo reto faz com que o ambiente fique muito mais harmônico, e totalmente em sintonia com a proposta da decoração. 

Além disso, você também consegue resgatar um ar de modernidade, aposte em linhas bem retinhas, que complementam as outras, deixe tudo como se fosse uma única coisa, perfeita e milimetricamente calculada. 

Aposte em uma boa iluminação natural

Se você é daqueles que gosta de lâmpadas e abajures pode ir tirando eles de sua vida, o minimalismo é um estilo que preza pelo excesso da iluminação natural, com janelas grandes, cortinas em tecido de voil e até clarabóias. 

Tudo para aproveitar ao máximo, a iluminação em seu estado mais natural, somente durante a noite são mais utilizados os abajures e as luminárias, isso combina bem com o estilo mais moderno, e traz um ar elegante e muito bonito para a casa. 

Sem exageros na decoração

O minimalismo é conhecido pela sua simplicidade, então é sempre importante podar um pouco seus exageros, elementos de decoração como vasos, quadros e artesanatos, podem estar presentes, mas desde que de uma forma bem moderada.
Você até pode pegar uma tela fachadeira e transformar em uma peça de decoração, mas mantendo a cor natural ou pintando em tons pastéis como citados acima, tudo deve ser feito na calma e de forma simples, as decorações existem, mas sem exagerar, lembre-se, quanto mais, melhor!

Bahia Decoração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × três =