5 dicas de organização para cozinhas pequenas

5 dicas de organização para cozinhas pequenas

Nos dias de hoje, os apartamentos, lofts e imóveis pequenos tem se tornado uma tendência cada vez mais popular, eles trazem muito mais praticidade e facilidade na correria do cotidiano, porém uma das grandes dificuldades encontradas por quem mora dentro dessas residências é justamente a sua organização. 

Como fazer de um espaço pequeno algo aconchegante, único e diferente? Essa dúvida aumenta quando falamos da cozinha, essa é uma área que costuma ter muitos utensílios, panelas, pratos, fogão, geladeira, pia, bancada, móveis e por aí vai, então como comportar tudo isso em um espaço relativamente pequeno?

Por mais que a missão possa parecer complicada, ela não é impossível, você não precisa realizar nenhum aluguel de máquina de solda para juntar todas as peças de metal disponíveis, a organização pode ser feita de maneira fácil, funcional e acredite, com resultados surpreendentes. 

E nós vamos te ajudar nessa tarefa! No texto de hoje, separamos 5 dicas de organização para cozinhas pequenas, elas vão te ajudar a aproveitar ao máximo seu espaço, trazendo algo divertido, leve e criativo, bora conferir? Então vamos lá!

1. Pense em móveis e armários planejados

Quem tem uma cozinha pequena sabe que terá que aproveitar ao máximo, cada detalhe daquele espaço, todo centímetro importa e a organização deve ser pensada de forma milimétrica, sendo assim, é recomendado pensar em móveis e armários que sejam totalmente planejados. 

Contratar um arquiteto ou um bom designer de interiores pode ser uma saída, assim como medir cada espaço da sua cozinha. Procure móveis com especificações que atendam suas necessidades, pense na utilidade de cada pequeno espaço, e faça tudo de forma planejada, lembre-se de ter paciência e procure preencher todos os cantos disponíveis para aproveitar melhor o que tem em mãos. 

2. Opte por eletrodomésticos embutidos

Os eletrodomésticos costumam ocupar um bom espaço dentro de qualquer cozinha, afinal, como falamos acima, tem fogão, geladeira, microondas, forno, e muitos outros que fazem parte desse ambiente, sendo assim, a recomendação é sempre optar por aqueles que são embutidos. 

Um fogão cooktop, por exemplo, é ótimo de limpar e extremamente funcional, assim como o forno elétrico de embutir, esses eletrodomésticos são imperceptíveis, porém extremamente práticos, assim como um sensor de presença para iluminação, também são altamente funcionais e permitem que você ganhe muito mais espaço e otimize seus recursos dentro da sua cozinha. 

3. Organize bem suas prateleiras e ocupe todo o espaço nas paredes

As prateleiras, nichos e armários são, sem dúvidas, figuras constantes dentro de qualquer cozinha, ainda mais quando falamos em uma de pequeno porte, aproveitar os espaços deixados nas paredes pode ser uma ótima alternativa de administrar melhor o ambiente e otimizar a cozinha de forma geral. 

Procure organizar bem suas prateleiras, nichos e armários usando o máximo de espaço disponível dentro delas, além disso, outra dica é usar os chamados painéis de pegboard direto na parede de sua cozinha, nele você pode pendurar panelas e outros utensílios, trazendo algo divertido, único e que consegue aproveitar o máximo de espaço possível. 

4. Faça bom uso do seu balcão

Para muitos, o balcão é o ponto principal de qualquer cozinha, sendo usado em muitos casos, para as pessoas fazerem suas refeições, sendo assim, é preciso aproveitar ao máximo o seu uso, procure deixá-lo sempre livre e muito bem organizado. 

Caso o seu balcão seja grande, coloque alguns itens decorativos e até mesmo eletrodomésticos como uma cafeteira ou um microondas, acredite, ele é o ponto central de qualquer cozinha, então é preciso que esteja bem otimizado e clean, assim como um cone de sinalização.

5. Arrume sua despensa e deixe o que mais usa na frente

Por fim, a despensa é outro detalhe importante dentro de qualquer cozinha de pequeno porte, substitua os produtos que você guarda diretamente do mercado e os coloque em potes de vidro que ajudem na sua visualização ou que sejam menores que as embalagens originais.

Outra dica é colocar sempre o que mais utiliza na frente, e separar cada utensílio com seu nicho específico, isso ajuda bastante na hora de procurar e consequentemente, encontrar as coisas, deixe tudo muito bem alinhado e priorize o que você mais usa.

Bahia Decoração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 16 =