5 dicas de como utilizar cortinas na decoração

5 dicas de como utilizar cortinas na decoração

As cortinas são muito mais do que uma forma de evitar a entrada de luz ou um adereço com a cor igual do restante dos móveis ou da parede, elas são como a moldura das janelas, e como todo bom quadro precisa de uma, toda boa casa também precisa, sendo um adereço que traz algo a mais para ambientes monótonos ou que precisam de uma certa revigorada. 

Utilizar cortinas nas janelas dos quartos, salas e qualquer outro ambiente, deixa tudo mais leve, de uma forma acolhedora e bonita, basta olhar para o espaço que está a sua cortina agora, já imaginou sem ela? Ou quando você a coloca para lavar, sente a diferença que a sua ausência traz?

Elas possuem um papel parecido com o de borrachas de vedação, muitas vezes acabam passando despercebido, mas se não estiverem lá, com certeza todos sentirão a sua falta. Agora que você já entendeu a importância de usar as cortinas, é hora de pensar onde é possível encaixá-las na sua decoração. Bora conferir? Então vamos lá!

1. Escolha bem o seu tecido

A primeira dica para utilizar as cortinas na sua decoração é escolher a dedo, qual tecido você usará, muitas pessoas compram suas cortinas sem se atentar nesse que é um dos detalhes mais importantes já que cada um vai te proporcionar uma experiência totalmente diferente. 

O voil é ideal para quem quer bloquear parcialmente a entrada de luz, já o chamado blackout, painel ou romana são usadas em ambientes que costumam ter muita luz, digamos indesejada, por fim, o linho com poliéster  é o padrão, esse modelo traz um ar elegante, sofisticado e único, trazendo pontos extremamente positivos para qualquer espaço. 

2. Faça a sua cortina sob medida

Assim como uma tela fachadeira deve ter medidas específicas para uma obra de construção civil, também recomendamos que você procure fazer a sua cortina sob medida para que ela consiga se adaptar perfeitamente com o espaço. 

Muitas vezes, as cortinas ficam menores ou maiores do que as janelas, a recomendação, é cerca de 15 a 20 centímetros a mais, e acredite, não existe nada pior do que uma cortina que não está alinhada, tire as medidas e caso não encontre nenhum modelo que se encaixe, faça a sua sob medida para ter um resultado ainda mais perfeito e satisfatório. 

3. Use o blackout com inteligência

Já citamos o blackout acima, mas esse é sem dúvidas, um modelo que vale ser mencionado, como o próprio nome indica, esse estilo foi feito para proibir a entrada total de luz, sendo o mais utilizado em quartos e um dos grandes queridinhos da atualidade, e por melhor que ele seja, é preciso usá-lo com inteligência. 

O primeiro ponto é verificar se a sua cortina já não é blackout, tecidos mais grossos podem acabar trazendo uma decoração ruim para o ambiente, procure evitar sobreposições, e utilize alguns adornos e adereços visando melhorar o visual desse estilo, deixando o ambiente mais agradável e elegante. 

4. Veja o que mais te agrada, estampas ou cores neutras?

A cor da cortina varia muito de acordo com o gosto de cada pessoa, na maioria dos casos, as cores neutras são as mais escolhidas como branco, cinza ou bege, optar por essa opção dificilmente dará errado, já que essas são cores que combinam com tudo, não trazendo uma poluição visual e sendo muito mais seguro.

Mas se você é daqueles que gosta de algo diferente, talvez as estampas possam fazer mais o seu estilo, temáticas florais para o quarto trazendo um tom romântico ou uma mandala, ou ornamentais para a sala trazendo algo mais descolado, também podem ser vistas como ótimas opções. 

5. Os acessórios podem fazer toda a diferença

Assim como a pintura anticorrosiva pode ser um diferencial de muitos veículos, aqui os acessórios podem dar aquele charme extra, utilize braçadeiras extras ou aqueles pingentes que ficam pendurados, trazendo um algo diferente para aquele senso comum. 

Procure por acessórios relevantes, atrativos, e que possam se encaixar bem com a sua proposta, por mais que sejam detalhes, eles podem ser importantes e fazer total diferença para a sua decoração. 

O que achou do texto de hoje? Curtiu as dicas de como utilizar as cortinas na decoração? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

Bahia Decoração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + oito =