Como reutilizar móveis na decoração

Como reutilizar móveis na decoração

Sabe aquela estante bem antiga guardada na garagem que só está acumulando poeira? Ou aquele sofá que era da sua avó mas já está a muito tempo parado? Até mesmo aqueles racks para servidor que sobraram da sua antiga empresa e não são usados mais para nada. 

Bom, todos esses móveis ainda podem ser bem úteis, por mais que não pareça e que no momento, eles estejam largados no canto da sua casa, ainda é possível reutilizá-los de forma útil a seu favor: como decoração. 

Essa técnica também é conhecida como Upcycling, e consiste em reutilizar móveis para decorar sua casa, isso vai muito além de uma tendência, sendo também, uma ótima forma de ajudar o meio-ambiente. 

No texto de hoje, iremos mostrar para você como reutilizar móveis na sua decoração de forma prática e funcional, bora conferir? Então vamos lá!

Quais os benefícios de reutilizar os móveis?

Existem dois principais motivos para que a reutilização de móveis seja considerada algo extremamente vantajoso: a sustentabilidade e o custo-benefício. A partir do momento em que você reaproveitar algo que estava praticamente descartado, você não está fazendo seu descarte e usa novamente, a sua matéria-prima, evitando assim, que sejam gastos recursos para a criação de um novo. 

Além disso, essa é uma opção barata e extremamente criativa para você encontrar novas soluções decorativas, quem sabe você não consegue criar uma estante para sua cozinha ou trocar a porta do seu painel de comando apenas com móveis antigos? Abaixo, separamos algumas dicas de como reutilizar esses móveis na sua casa, confira!

Dê um trato neles

O primeiro passo para aproveitar ao máximo aqueles móveis mais antigos ou sem uso é dar um verdadeiro trato neles, ou seja, procure dar uma reformada para que eles fiquem com aspecto muito mais novo e inteiro. 

Aposte em uma pintura nova, ou utilize a velha técnica da decoupage, procure restaurar o máximo possível caso vá utilizá-lo por completo, ou ao menos tente resgatar as partes que você deseja aplicar na sua casa. 

Pense em funções diferentes

Nem todo móvel vai ter a mesma função, talvez aquele armário antigo ainda possa ser reaproveitado na garagem ou no jardim, mas algumas peças terão que ser readaptadas, sendo assim, pense em suas novas funções. 

Se você acha que aquela cadeira pode se tornar um bom banquinho, ou que aquele sofá pode virar uma poltrona, e até mesmo a mesa pode se tornar várias estantes, então coloque a mão na massa e comece a redesenhar a nova finalidade de seus móveis. 

Se não conseguir salvar tudo, reaproveite a matéria-prima disponível

Nem tudo pode ser salvo, e dificilmente será, sendo assim, procure reaproveitar o máximo da matéria-prima disponível, móveis de madeira podem fornecer ótimos materiais, assim como outros de metal ou até mesmo um estofado. 

Tudo pode servir para alguma coisa, basta utilizar a criatividade, seja na reutilização ou até mesmo em formato decorativo, talvez a sua antiga mesa da cozinha consiga montar um belo quadro, ou o rack para a televisão atualmente sirva para a montagem de um boneco para ficar no jardim com plantas, basta reaproveitar a matéria-prima, mesmo os móveis mais acabados ainda possuem muita coisa para dar. 

Seja criativo!

Se você se propõe a reaproveitar, é preciso ter a consciência de que a criatividade tem que ser uma grande aliada nessa sua jornada, é preciso pensar nas diferentes funcionalidades e no que aquele material pode te fornecer de decoração. 

Talvez um novo vaso, um quadro, um boneco, um porta retratos, enfim, o céu é o limite, e é preciso ser bem criativo, compre papel, adesivos, e faça daqueles móveis antigos, uma verdadeira obra-de-arte para você. 

Lembre-se, você está ajudando o meio-ambiente, pode contar com uma decoração simplesmente maravilhosa e ainda está economizando alguns reais que podem ser usados para outras coisas, como um jantar em família ou realizar o conserto do portão automático

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. Como reutilizar móveis na decoração

Bahia Decoração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + quatro =