Dicas para decorar o terraço para os dias quentes de verão

Como decorar o terraço
Fotografia de Cameron Smith de unsplash.com

Ter um terraço, nos dias de hoje, em contexto citadino é sem dúvida uma preciosidade! Se este é o seu caso, não deixe de ler este artigo para te inspirar a uma transformação do seu espaço exterior.

A vivência de um espaço exterior, só seu, é garantir uma qualidade de vida muito importante na realidade atual. Este pequeno grande luxo ganhou uma maior importância nos dias de pandemia, onde o confinamento no domicílio gerou um sentimento de prisão.

Desde então que as remodelações de apartamentos com espaços exteriores, como terraços, pátios e até mesmo varandas tem tido um crescente. O espaço exterior é cada mais valorizado e quem tem a possibilidade de ter um espaço destes no seu apartamento tem de tirar o máximo partido dele.

Que função deve servir o seu espaço exterior

Esta é a primeira grande pergunta que te de fazer. Queremos usar este espaço como área de refeições ao ar livre? Devemos torná-lo um espaço de leitura? É para ser um espaço de esplanada para drinks e café? Ou o que queremos é um pouco de tudo?
Seja como for, queremos que seja um lugar onde possamos sentar confortavelmente e conversar, talvez ler um livro ou tomar um copo de vinho. Pois queremos que seja o local “chillout” em nosso apartamento.
Aqui o relevante é ter a noção do espaço disponível. Tem de saber o espaço necessário para cada função e perceber desde logo se é possível colocar todas essas opções no espaço. Sem dúvida que planear é o segredo de qualquer remodelação e as remodelações de terraços não são exceção à regra. Não iniciem as compras de peças de mobiliário, como mesas, cadeiras, tapetes, sem terem um plano de decoração. Garanta a visão e experiência de um profissional de design de interiores, um decorador, ou mesmo se prever alterações mais profundas ao espaço, convém consultar um arquiteto.
Aproveitar estes espaços privados para o seu próprio desfrute, obriga a que sejam pensados, planeados e que a obra seja então executada com todo o detalhe.
A escolha do estilo mais adequado para a decoração do seu jardim ou terraço é importante para que o espaço fique adequado e para poder usufruir dele ao máximo.

Contemporâneo minimalista

Na decoração contemporânea minimalista é transpor o lema “menos é mais” para o espaço exterior, e assim deixar que amplitude do espaço se evidencie.
Peças de mobiliário mais moderno, reto e simples, com cores neutras, cores pastel, para criar uma atmosfera de tranquilidade é a garantia de um espaço natural e convidativo. Falamos de cores bege claro, marfim, pérola, e claro, tons de madeira para dar aquele conforto, que muitas vezes é utlizado no deck, ou em revestimento de paredes.
Ambiente mediterrânico
O ambiente mediterrâneo é garantido pelo branco, cores terra e algum azul. Nestes pátios podemo-nos inspirar em espaços das Ilhas Gregas, onde o contraste do branco, com pedra e azul nos transmite o ambiente com ligação forte da terra e a natureza, mas sobretudo com o mar. Aqui equilibra também o estilo mais rústico no mobiliário, não pesado, mas mais artesanal com valor. Tecidos com padrões geométricos podem garantir a personalidade cultural que procura.

Temático

Os estilos temáticos são sempre bem-vindos, sobretudo se pretende sempre dinamizar o espaço exterior e ir mudando frequentemente a vibe do espaço. Pois nas remodelações de apartamentos, a questão do espaço exterior é um pinto importante e para as pessoas que gostam de mudanças frequentes a decoração temática é uma alternativa frequente. Inspirações de “Bali”, estilos marítimos, estilo africano, um estilo vegetalista, etc, são algumas das opções que deixamos para que possa considerar para o seu terraço.

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.