Plantas ornamentais para um ambiente mais leve

Plantas ornamentais para um ambiente mais leve

As plantas ornamentais são aquelas que cultivamos por conta de seus aspectos físicos e da beleza que traz para os ambientes. 

Possuem flores e folhas com aspecto mais bonito, e por isso usadas na decoração de ambientes de diferentes tipos.

Também podem estar presentes em jardins e outros tipos de áreas externas. Ter plantas em casa é uma forma de tornar o ambiente mais aconchegante, bonito e agradável, mas muitas pessoas dispensam seu cultivo por não saberem cuidar.

O fato é que nem todas as espécies precisam de cuidados especiais, pois alguns tipos de plantas são mais fáceis e não dependem de tanta manutenção. Existem aquelas que duram mais tempo, mesmo sem os devidos cuidados.

Da mesma forma, existem outros tipos que demandam mais atenção e que precisam ser cultivados em locais específicos. Mas, independentemente de qual seja a sua possibilidade e rotina, sempre haverá uma planta adequada.

Elas podem ajudar a decorar o escritório, o quarto e até mesmo o banheiro, e o segredo é saber qual espécie usar em cada ambiente.

Neste artigo, vamos mostrar as vantagens de cultivar plantas em casa e mostrar quais são os melhores tipos.

Vantagens de cultivar plantas em casa

Os benefícios de cultivar plantas em casa estão muito além da beleza presente nas mais diferentes espécies. Algumas são muito comuns na decoração e usadas em locais estratégicos, como a mesa de centro.

Elas ajudam a purificar o ar e trazem muitas outras vantagens para os moradores e usuários do imóvel, tais como:

  • Ajudam a relaxar;
  • Umidificam o ar;
  • São remédios naturais;
  • Aumentam a criatividade;
  • Diminuem alergias;
  • Limpam o ar;
  • Ajudam a se concentrar;
  • Decoram o espaço;
  • Diminuem o estresse.

As plantas ornamentais podem ser usadas em diferentes ambientes, principalmente para quem quer um ambiente mais relaxante.

Diversas pesquisas científicas já mostraram que as plantas estimulam a liberação de adrenalina no corpo, aumentando os níveis de energia e oxigenação, o que ajuda a relaxar.

Muitas pessoas compram umidificadores que acabam prejudicando a decoração. Se você tem essa necessidade, saiba que as samambaias-americanas são ótimas para liberar umidade e tornam o ambiente mais agradável.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo National Institute of Health, No antigo Egito, a aloe Vera era conhecida como planta da imortalidade, além de ser usada para procurar feridas.

Hoje em dia, essa espécie é usada para queimaduras solares, além de ser aplicada em tratamentos de beleza.

Quem precisa criar projetos diferentes no dia a dia de trabalho, pode investir nas plantas porque elas beneficiam o processo criativo, principalmente as espécies com folhas coloridas que energizam o ambiente.

Uma empresa paisagismo e jardinagem utiliza as plantas de acordo com as necessidades dos moradores. Por exemplo, quem sofre com algum tipo de alergia tem benefícios com as folhas de clorofito, pois absorvem alergênicos, como mofo e poeira.

Existe uma intensa lista proveniente de pesquisas que mostram diversas plantas capazes de limpar o ar e eliminar praticamente 90% das toxinas nos espaços.

Elas são ótimas para filtrar o ar, principalmente se ele tiver uma grande concentração de formaldeído. As cores são grandes benefícios para a decoração e observá-las é uma forma de descansar a vista, depois de passar muito tempo em frente ao computador.

De acordo com um estudo realizado pelo Royal College of Agriculture, as pessoas conseguem se concentrar muito mais quando estão em um ambiente com plantas.

Casas pouco iluminadas podem apostar em diferentes espécies que se adaptam bem a espaços fechados, como no caso do bambu, que ainda traz benefícios energéticos, de acordo com o Feng Shui.

Quando o assunto é decoração, sem dúvidas, as plantas são essenciais para garantir ambientes mais estilosos e complementar o décor.

Por fim, quem se sente muito estressado pode colocar um vaso de planta em cima da mesa para relaxar. Um relatório emitido pelo Journal of Environmental Psychology mostrou que flores como o antúrio reduzem os níveis de estresse.

Elas podem ser usadas em todo tipo de ambiente, inclusive em escadas caracol de concreto, existem muitas maneiras de aproveitá-las.

Dicas de melhores plantas para os ambientes

As plantas podem estar presentes em absolutamente todos os cômodos da casa, inclusive o banheiro. Veja quais são os melhores tipos para cada cômodo:

Escritório

No escritório, existem diferentes tipos de plantas que podem ser usadas na decoração, trazendo mais tranquilidade, foco e inspiração para o dia a dia de trabalho.

Uma delas é a espada-de-são-jorge, um tipo muito versátil e que não precisa de muita iluminação. É fundamental mantê-las longe do Sol, uma vez que as folhas podem ser prejudicadas.

Não é necessário exagerar na rega, por isso, antes de regar, certifique-se de que o solo está completamente seco, dependendo da temperatura e dos níveis de umidade dentro do escritório.

Assim como é possível usar piso vinílico para área externa, outro tipo de planta para ficar dentro do escritório é a zamioculca. Ela também aceita luz moderada ou média e não cresce muito.

A regra deve acontecer a cada 2 ou 3 semanas no verão e a cada 4 ou 5 semanas no inverno, mas o necessário é ajustar esse cuidado de acordo com as condições do ambiente.

A jibóia precisa de luz moderada para manter a coloração diferente em suas folhas, a regra deve acontecer a cada 7 ou 10 dias no verão e a cada 14 dias no inverno. É um tipo de planta rasteira e é necessário ter espaço para que possa crescer.

Quarto

O quarto pode e deve ser decorado com diferentes tipos de plantas, e para mantê-las sempre bonitas, é fundamental investir em cuidados, como controle de pragas em hortas orgânicas.

Uma excelente espécie é o dinheiro em penca, também conhecido como tostão, e deixa o quarto muito mais charmoso. Seu cultivo é muito fácil, prefere sombra parcial e a terra deve estar sempre úmida.

Se tiver ar-condicionado, talvez seja mais difícil adaptá-la, mas esse tipo é o mais popular para quem quer aplicar o feng shui.

As Avencas são conhecidas por espantar mau-olhado e excelentes para ambientes internos. Gostam de calor e bastante umidade e luminosidade, mas é importante evitar o excesso de raios solares.

Banheiro

No banheiro, também é possível cultivar diferentes tipos de plantas, como no caso da babosa que possui alto poder hidratante. 

Ela não precisa de muita luz e nem de muita água, e o próprio vapor é absolvido pela planta, bastando algumas regas a cada 3 dias.

Diversas espécies podem ser cultivadas na área externa e combinam muito bem com um banco para jardim de plástico. Quem gosta de violeta, por sua vez, pode cultivar essa flor dentro do banheiro.

Um vasinho em cima da pia e próximo à janela vai decorar o espaço e não é necessário regar muitas vezes.

Quem quer colorir ainda mais o espaço pode optar por um vaso de caládio, que possui folhas grandes com diferentes tonalidades de verde, branco, rosa e vermelho.

Mas, é importante lembrar que quem tem crianças e animais de estimação precisa deixar a planta em um local mais alto, pois ela é considerada tóxica e pode provocar ardência e vermelhidão, se entrar em contato com a pele e mucosas.

Cozinha

Em cima de uma mesa vime sintético, existem várias plantas que podem ser cultivadas, como no caso do filodendro, e que simplesmente vão amar ficar na sua cozinha.

O filodendro exige baixa manutenção e fica melhor ainda quando suspenso. É mais tolerante à seca e pode crescer com luz indireta.

A cozinha é o espaço perfeito para fazer uma pequena horta e cultivar diferentes tipos de ervas, como a cebolinha, salsa, coentro, orégano, manjericão, alecrim, tomilho e hortelã.

Quem tem um parapeito na janela da cozinha bem ensolarado, pode decorar com suculentas. Existem diferentes tipos que podem ser aproveitados, variando muito de cores e tamanhos.

Independentemente de a sua cozinha ter forro de madeira branco ou teto de alvenaria, outra boa opção é a gravatinha, uma planta muito fácil de cuidar.

É um excelente tipo para ficar suspenso e quando está satisfeito com o ambiente, florescem. Não precisa de muita luz, sendo necessário evitar a luz direta para evitar que as folhas se queimem.

Considerações finais

Existem muitas outras plantas boas para cuidar dentro de casa e todos os espaços podem receber uma espécie apropriada.

As plantinhas são excelentes opções para decorar seu ambiente e trazer mais qualidade de vida para todos os moradores.

Elas promovem saúde e bem-estar, deixam a sua casa mais bonita e trazem sensação de conforto e aconchego em todos os espaços. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Bahia Decoração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + 19 =