3 dicas de como cuidar de suculentas e cactos

Cactos e suculentas são, de longe, as plantas mais fáceis de serem cultivadas. Portanto, se é um ‘marinheiro de primeira viagem’ neste quesito, pode começar por aqui!. Mas mesmo que não precisem de muito, estão longe de serem indestrutíveis. 

Para garantir que permaneçam vivos por mais tempo, montamos este texto para explicar tudo o que precisa saber sobre estes tipos de plantas. Quer entender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

O que são cactos e suculentas?

Cactos e suculentas são plantas que gostam de ambientes secos, como desertos, por exemplo. Portanto, estão acostumados com a baixa umidade, altas temperaturas e muito sol. Ou seja, estes fatores são tão importantes para essas espécies quanto uma Fresadora Cnc é para uma indústria mecânica. 

Outra coisa importante é que, como a maioria das plantas, cactos e suculentas passam por duas fases: a do crescimento e a da dormência. 

Embora nem todas as suculentas e cactos passam pela segunda fase naturalmente, é altamente recomendado um período de descanso para um crescimento saudável e de boa floração.

Confira agora as dicas para cuidar dessas espécies!

1- Escolha o solo certo

Imagina alugar o primeiro imóvel que encontrar na internet para uma empresa fabricante de Pallet De Madeira, Não é a coisa certa a se fazer, não é mesmo?, assim como a madeira, os cactos necessitam de um ambiente claro e arejado para sua qualidade ser cultivada.

 Com o solo das plantas é igual. O melhor para elas é uma mistura que permita que bom fluxo de ar para as raízes e baixa retenção de umidade.

Dentre as preferidas estão: Musgo ou coro de coco, casca moída, areia grossa (granito, argila calcinada e etc) e solo rico e orgânico.

2- Encontre o melhor vaso para suas suculentas

Quando for re-plantar, o vaso não deve ultrapassar 25% do tamanho do antigo. Drenagem adequada e circulação de ar para as raízes também são essenciais.

É por isso que os de cerâmica são os melhores vasos para suas suculentas. Com o advento da Indústria 5.0, está cada vez mais fácil de encontrar estes produtos e materiais! Algo raro há alguns anos atrás.

3- Replantar as suculentas ou cactos

Para replantar uma suculenta ou cacto, faça o seguinte:

  • Tire a planta do recipiente atual e limpe suas raízes. Use um palito de madeira para quebrar o solo endurecido e soltar um pouco as raízes, mas sem danificá-las. Você pode ter que cutucar a raiz, mas não se preocupe, quebrar uma ou outra é inevitável. O importante é desembaraçá-las o máximo possível;
  • Encha metade do recipiente com o solo que comprou para usar e faça um pequeno buraco para as raízes da sua suculenta;
  • Coloque a suculenta ou o cacto dentro e certifique-se de que está em pé, e não inclinada;
  • Preencha ao redor da planta com mais terra e pressione suavemente o solo para garantir que sua planta fique firme;
  • Uma dica extra é adicionar decorações como jardins verticais expostos ao máximo de luz solar, parafuse os vasos na parede com ajuda de um Torquimetro para garantir que seu cacto não terá risco de cair.

Não se esqueça de regá-la de tempos em tempos. Senão o solo pode secar completamente e prejudicar sua vida útil.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.