Quais são os principais designs do EcoDesign?

Quais são os principais designs do EcoDesign?

O design ecológico é um princípio e uma abordagem. Consiste na integração de critérios de proteção ambiental ao longo de um serviço ou ciclo de vida de um produto, seja uma embalagem de shampoo, um toldo policarbonato ou qualquer outro. 

O principal objetivo do eco design é antecipar e minimizar os impactos ambientais referentes à fabricação, uso e descarte. Quer entender melhor sobre este tema? Então, continue com a gente!

A abordagem do design ecológico

O design ecológico (ou EcoDesign) faz parte de uma abordagem global chamada “multi-step”. Essa abordagem suporta todo o ciclo de vida de um produto em uma perspectiva de economia circular.

Isso faz com que haja economia e reciclagem em níveis máximos. Para que isso ocorra, precisamos seguir certas etapas, como se estivesse instalando um purificador de ar, ou seja, a sequência deve ser respeitada para não gerar erros.

  • Fases sucessivas:

Extração e fornecimento de matéria-prima;

Fabricação;

Distribuição de produtos;

Uso do consumidor;

Recuperação e reciclagem.

  • Principais critérios considerados:

Consumo de matérias-primas;

Consumo de energia;

Liberações no ambiente natural e outras poluições;

Impactos climáticos;

Impactos na biodiversidade.

  • Alguns objetivos e princípios são especificamente sobre:

Uso de menos materiais e recursos para fabricar produtos;

Uso de materiais e recursos obtidos com um impacto ambiental mínimo;

Produção do mínimo de resíduos e poluição possível;

Redução dos impactos ecológicos da distribuição;

Facilitação da reutilização e a reciclagem por meio de um design inteligente que facilita a desmontagem.

Ferramentas para EcoDesign

Antes de implementar qualquer abordagem, precisamos descobrir quais são as etapas mais relevantes para o ciclo de vida de um produto. Perguntas como “os materiais utilizados são biodegradáveis?” ou “a energia utilizada para a extração é renovável?” devem ser feitas. 

De uma perspectiva mais individual, o eco design também pode ser usado na concepção de casas. Neste cenário, o conceito é, sobretudo, referenciado nos materiais de construção renováveis ​​como o bambu ou a cortiça, a compra de mobiliário em segunda mão ou a utilização de tapetes de fibra reciclada. 

Exemplo de EcoDesign

  • Uma empresa chamada Malongo Ek’Oh Espresso Machine conta com design anti-obsolescência programado, fácil de reparar e traz materiais sólidos e econômicos no consumo de eletricidade. É 75% reciclável;
  • Com o serviço de localização da CAMIF Conso, o consumidor pode escolher de forma online, o equipamento da sua casa (mobiliás, roupas de cama e outros) conforme a proximidade do local de produção. Isso permite a diminuição das emissões de CO2 na fase de entrega e é um bom exemplo no que diz respeito à abordagem de design ecológico implementado pelo fabricante, ou seja, ter fé e usar as fitas do Bonfim para a diminuição do efeito estufa só terá resultado se atrelado a esses conceitos;
  • Os sapatos e roupas da Adidas nasceram de uma parceria entre a empresa esportiva e uma organização de conscientização ecológica. Eles criaram uma solução consciente de design para combater o problema da poluição plástica e seus impactos no ambiente marinho

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Bahia Decoração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × cinco =