Ambiente de trabalho: Como deixá-lo mais leve

Ambiente de trabalho: Como deixá-lo mais leve

O ambiente de trabalho é um local que pode refletir muito sobre como será a qualidade final de um produto ou de um serviço, especialmente porque, dentro desses ambientes, é comum que se absorva e reflita um pouco da energia presente ali.

Sendo individual para o trabalhador como a própria sala, ou então o espaço do home office, assim como em um espaço compartilhado onde se está o sistema de câmera de segurança, a decoração interfere em muitos quesitos sobre como o profissional se sente.

Por ser o local onde a adrenalina de atingir as metas acaba dominando o ambiente, ter um equilíbrio é algo importante, especialmente se o ambiente acaba sendo interativo com outros trabalhadores.

Seja com cores ou com uma decoração da qual todos podem ficar confortáveis enquanto produzem pasta empresarial personalizada, a importância de fazer com que o ambiente fique interativo pode contribuir para além da leveza do local.

Um bom ambiente profissional pode acabar refletindo também em uma menor taxa de rotatividade dos funcionários, algo que acaba atrapalhando o empreendimento em sua imagem dentro do segmento mercadológico do qual atua.

Por isso, tanto a empresa, quanto os funcionários que trabalham nela devem compreender quais pontos da decoração podem causar uma interferência e também o que deve ser feito para que o ambiente possa ficar leve para todos que o usufruirem.

Como a decoração interfere?

De acordo com alguns especialistas, o modo em que a decoração está disponibilizada no ambiente, desde o carpete escritorio placa até uma mesa, pode interferir diretamente na qualidade do trabalho de um profissional.

Também de acordo com os especialistas, quanto mais clean um ambiente for, mais sensação de agradável ele acaba passando para aqueles que o frequentam, assim como a sua boa iluminação e o conforto que os móveis proporcionam.

Contudo, um ambiente frio é diferente de um ambiente clean. O aspecto de um ambiente frio pode fazer com que a produtividade não ocorra, podendo mexer até mesmo com as emoções de um profissional, como a irritabilidade.

Embora uma empresa queira passar uma imagem de seriedade, a opção de um ambiente frio pode acabar atrapalhando essa visão e se tornando negativa para o profissional, aumentando por sua vez, a sua rotatividade.

Cores em tons pastéis acabam sendo uma das mais recomendadas para os ambientes profissionais, sendo algumas delas:

  • Verde;
  • Rosa;
  • Amarelo;
  • Azul.

A decoração dos pisos também é um dos pontos que pode acabar interferindo no ambiente, até mesmo em sua iluminação, por isso a opção principal para locais profissionais são os tons de madeira que podem transmitir a imagem de organização.

Vasos de plantas e quadros podem compor ainda melhor a decoração, se colocados em pontos estratégicos que possam passar a impressão de que fugiram da rotina.

Embora o preto possa ser bastante utilizado até mesmo em um tapete personalizado para empresa, a cor deve ser somente bem-vinda em alguns objetos e móveis, de modo que harmonize com outras cores mais sóbrias, e não deve ser o tom principal de uma parede.

O posicionamento de como os móveis, quadros e outras decorações, como quadros, acaba também interferindo na decoração do ambiente e de quem o utiliza.

Se a empresa trabalha com estações de trabalho, os cantos não são os locais mais indicados para que essas bases sejam instaladas, devido ao isolamento que pode ocorrer e atrapalhar a interação com outros profissionais.

Por isso, o ponto principal são estações no meio do ambiente e com divisórias em uma altura que permitam interações para, assim como os cantos, não causar nenhum isolamento.

Ambientes de descontração do qual o clima organizacional possa ser quebrado também são aconselháveis, podendo ser a área onde ocorre um break com mini sanduíche natural para festa e momentos para que a qualidade do serviço melhorem posteriormente.

Criar ambientes para que os profissionais possam relaxar, e também garantir que o local de trabalho seja adequado, e a decoração não interfira no fluxo ou nas emoções dos trabalhadores, pode ser uma ótima forma para melhorar o serviço.

Dicas para deixar o ambiente leve

Se um profissional está buscando deixar o seu espaço em home office mais leve e ideal para trabalhar, assim como uma empresa busca deixar seus funcionários com um bom local para aumentar a qualidade do trabalho, algumas adaptações podem mostrar diferenças.

O primeiro deles está ligado à iluminação. Podendo impactar desde a saúde mental, humor, sono e até mesmo a criatividade, os ambientes que recebem luzes naturais ou artificiais com lâmpada de led é um dos pontos principais para dar leveza ao lugar.

Por isso, deixar as cortinas abertas para aproveitar a luz natural e usar paredes envidraçadas pode até mesmo ajudar a reduzir o custo de energia que a empresa ou o trabalhador em home office possui.

Usar luminárias de modo adequado também pode contribuir para deixar o local aconchegante e receptivo em casos de interação com o cliente, fazendo com que, tanto o profissional, quanto o consumidor, se sintam relaxados.

Plantas costumam também ser bem-vindas em ambientes profissionais devido ao toque de verde e vida que elas podem trazer ao ambiente, mesmo ele sendo uma portaria remota.

Além de melhorar a qualidade do ar, acabam ajudando na criatividade e no estresse cotidiano, de modo que possam aliviá-lo. Contudo, as plantas devem ter um cuidado especial para que possam ficar saudáveis e hidratadas por bastante tempo.

Outro detalhe que pode também dar conforto, e deixar o ambiente mais leve, são os móveis, em especial, cadeiras. 

Tendo como prioridade proporcionar uma comodidade durante o horário de trabalho em casa ou em um escritório, sua qualidade também é importante.

Embora possa ter, muitas vezes, o estilo como uma prioridade, esse ponto deve ser algo posterior à qualidade e ao preço da peça, que podem ter cores e designers que acabam fazendo parte do local.

Itens como livros, quadros de recado e objetos organizadores, como caixas, podem compor o ambiente e ser úteis no cotidiano do trabalho, desde que sejam organizados de forma que, após usados, sejam guardados para não bagunçar o ambiente e atrapalhar a ordem.

Outra dica que pode ajudar a deixar o ambiente leve é a incorporação de cabos. Estando presentes em escritórios em empresas e em home office, devido à presença de computadores, telefones e impressoras, acabam ficando enrolados em meio às mesas.

Por isso, introduzi-los na decoração acaba sendo uma forma de preservá-los e evitar que enrolem ou acumulem pó, assim como deixar o ambiente com um aspecto mais limpo visualmente com canaletas discretas.

Caso um profissional no modelo de home office desejar deixar os cabos com um aspecto mais descontraído, prendedores personalizados podem ser uma forma de deixar o ambiente com um aspecto mais organizado.

O toque pessoal em um escritório pode ser algo benéfico e que colabore não somente para dar vida ao ambiente, como também é uma forma de aumentar a qualidade nos serviços que estão sendo realizados.

Por isso, toques pessoais como porta-retratos de família, canecas, calendários personalizados, relógios e até mesmo mouse pad podem fazer com que o profissional se sinta inspirado dentro do seu ambiente de trabalho, em uma empresa ou em home office.

Os benefícios de um ambiente de trabalho limpo

Não somente a decoração de um ambiente de trabalho que pode deixá-lo mais leve, mas também os hábitos de higiene que se tem dentro dos cômodos da empresa ou, então, do local onde está estabelecido o home office.

A limpeza e a organização também são pontos que deixam o local de trabalho mais benéfico para quem o frequentar, devendo ir além dos cuidados obrigatórios que um piso industrial polido deve ter.

Podendo contribuir para deixar a saúde em dia, os trabalhadores podem com pequenos atos como jogar o lixo fora e deixar a mesa mais limpa o possível, fazendo com que o pó ou então ácaros acabem não acumulando e prejudicando a saúde.

Um ambiente limpo também pode contribuir para a saúde mental de forma que o ambiente não ganhe um aspecto que dê gatilhos mentais negativos e colabore para o aumento de estresse.

A produtividade em um lugar limpo também aumenta e faz com que a qualidade do trabalho seja ainda maior do que os resultados que foram apresentados anteriormente, melhorando, assim, a relação da empresa no mercado e com seus consumidores.

Considerações finais

Em suma, um bom ambiente de trabalho deve ser leve para facilitar os serviços de quem os utiliza, desde a decoração, até a disposição dos móveis que os profissionais irão utilizar.

Podendo conter itens como uma boa iluminação, quadros que combinam com cores nas paredes e também composição de vasos no ambiente. A decoração de um local de trabalho pode ser um dos fatores que reflete na qualidade do serviço dos profissionais.

Por isso, tanto no local de uma empresa, quanto no home office do profissional, a decoração deve ajudá-lo a inspirar durante o seu tempo de serviço e, por meio dela, poder ter bons resultados sem a presença constante do estresse.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Bahia Decoração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − 2 =