O que preciso para montar uma empresa de decoração?

O que preciso para montar uma empresa de decoração?

A decoração é uma área que exige criatividade e muitas vezes é deixada de lado por grande parte das pessoas, mas possui um papel fundamental no nosso cotidiano. Decorar significa dar vida a algum ambiente, é trazer um visual único e inesquecível para espaços preciosos ou momentos marcantes. 

Existem várias formas de trabalhar com decoração, podendo ser de casas, de eventos, de festas, de casamentos ou design de interiores, e independente de qual for a sua especialidade, pode ter certeza que esse é um segmento extremamente recompensador e que vale a pena ser considerado.

Em um período pré epidêmico, o mercado de festas e eventos por exemplo, arrecadava mais de R$ 940 bilhões de reais por ano, e empregava 25 milhões de trabalhadores, com a volta da rotina normal, e uma nova era para as pessoas, grande parte da população está investindo nesse mercado.

Além dos eventos, festas e casamentos, as pessoas nunca investiram tanto em suas casas como atualmente, com a pandemia, as pessoas valorizaram ainda mais o seu espaço pessoal, que aumentou a procura por decoradores e profissionais de design de interiores para trazer um ambiente mais confortável e combinar a pintura com o pallet descartável na sala de estar. 

Se você se interessa por essa área e deseja começar seu próprio negócio, nós vamos te ajudar! No texto de hoje, separamos alguns fatores do que você precisa saber para montar uma empresa de decoração, bora conferir? Então vamos lá!

Monte um plano de negócios para abrir sua empresa de decoração

O primeiro passo para abrir sua empresa de decoração é montando um plano de negócios para ela, esse que é um documento que ajuda o empreendedor a ter uma visão mais ampla, detalhada e assertiva sobre suas atividades e sua empresa no todo, é nele que você irá detalhar seus principais objetivos, metas, valores investidos e muitos outros detalhes. 

Se toda instalação industrial precisa usar um filtro coalescente, qualquer novo empreendimento precisa de um plano de negócios, e não seria diferente com a decoração, alinhe esse documento com informações como: o que é o negócio; quais os principais produtos e serviços; principais clientes; montante capital a ser investido; faturamento médio mensal e em quanto tempo espera obter o retorno e o lucro em cima do investimento. 

Verifique o tipo de atividade, natureza jurídica e reúna a documentação

Depois de montar seu plano de negócios, você já começa a ter uma noção de como desenvolver sua empresa, então é hora de lidar com questões mais burocráticas, a primeira dela é verificar qual o tipo de atividade que sua empresa de decoração vai atuar, você pode vender itens decorativos, que se encaixaria como um comércio, pode produzir itens decorativos, que seria indústria, ou trabalhar com a decoração em festas, eventos e casamentos, que seria serviços.

Tudo vai depender do seu objetivo, podendo inclusive mesclar entre eles, como vendendo produtos decorativos e também realizando a decoração de eventos. Após isso, é hora de ver a natureza jurídica da sua empresa,ou seja, abrirá ela sozinho? Com sócios? Verifique mais sobre os tipos de empresas para saber qual melhor se encaixa no seu caso. 

Por fim, reúna toda a documentação necessária, nessa etapa, indicamos que contrate um contador competente para te auxiliar, alguns documentos essenciais são: CNPJ; RG e CPF; IPTU do imóvel; Folha espelho do IRPF; Alvará de funcionamento, entre outros que podem ser solicitados. 

Escolha um bom ponto de vendas

Planejamento feito, questões burocráticas alinhadas é hora de colocar a mão na massa, e  para isso, é preciso escolher qual será o local da sua empresa, no caso de uma empresa de decoração, é preciso analisar bem a região e a demanda na área dependendo é claro, de qual for a sua atividade. 

Se for design de interiores e decoração para casas, o mais importante será a concorrência, por se tratar de um segmento mais popular, já decoração para festas e eventos, recomendamos a abertura próximo de locais que trabalham com isso, podendo ser uma oportunidade para fechar boas parcerias. 

Existe também a possibilidade de atuar de forma online, tudo vai depender do tipo de decoração, do capital investido e do que você propõe para a sua nova empresa. 

Conheça a estrutura e os equipamentos necessários

Por fim, assim como um consultório de dentista precisa de um compressor de ar odontológico, uma empresa de decoração precisa de uma estrutura e dos equipamentos necessários, afinal, é um segmento peculiar e que o ponto-chave é justamente as peças fornecidas. 

A estrutura mínima recomendável para esse tipo de empresa é do tamanho de 60 metros quadrados, sendo separados em espaços para: atendimento; desenvolvimento e criação de projetos; sala de reuniões e sala administrativa.

Alguns dos equipamentos necessários são: armários; mesas e cadeiras; estante; impressora; computadores; telefones; mesas redondas; pranchetas para desenhos e etc.

O que achou do texto de hoje? Já está preparado para abrir sua empresa de decoração? Então comente abaixo sua opinião e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha gostado, até a próxima!

Bahia Decoração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 − um =