Cores para sala de estar: confira algumas dicas

Cores para sala de estar: confira algumas dicas

A cores para sala de estar pede mais atenção, de forma especial porque é um espaço que recebe familiares e amigos. 

Desse modo, para fazer as escolhas certas, leve em consideração o perfil dos moradores, além do estilo e do tamanho do ambiente.

Além de seguir o estilo de decoração da casa, a combinação de cores para sala pode levar em conta também a funcionalidade, dando garantia a iluminação do espaço e a sensação de amplitude. Como pode ver, é como um projeto de som ambiente para residencia.

Precisa de toda uma estruturação, para que a luz entre melhor no ambiente e se espalhe bem, entender se a sensação luminosa demais do ambiente, não vai causar problemas oculares ou incômodos visuais nas pessoas que visitarão a casa ou os próprios moradores.

Até na utilização de alguns itens que são muito comuns, como por exemplo, as famosas cortinas de duas cores, pois essas cortinas podem não inibir e bloquear a luminosidade do ambiente, por isso o grande cuidado com essas escolhas, pois pode dar prejuízos.

Também é na sala que recebe-se as visitas ou então senta-se para relaxar, assistir televisão ou bater papo com os familiares após um dia corrido e desgastante. Ou seja, ela é um dos ambientes mais frequentados da casa. 

Por isso, toda sala planejada moderna costuma ser bem pensada antes de ser feita, os donos das residências costumam ter muito carinho com esse cômodo, mais adiante, será explicado como escolher bem uma cor para esse local da casa em específico.

Sendo assim, a opção da cor para a sala é essencial na hora de definir a decoração do ambiente. Dependendo da cor, ela pode passar a sensação de aconchego, calma e familiaridade, amizade e resiliência.

Como escolher a cor para a sala de estar

Optar pelas melhores cores de sala é fundamental para deixar o espaço mais feliz e acolhedor. 

Além disso, as cores para sala de estar têm a capacidade de refletir a personalidade e o estilo dos donos da casa e também o estado de espírito deles.

Até na escolha de um toldo para varanda de apartamento, essas coisas podem ser percebidas simplesmente pela escolha de estilo do toldo que foi posto na varanda. É de grande importância ter cuidado ao fazer as escolhas para os ambientes da casa.

As cores neutras, como branco e a cor cinza, são uma ótima escolha para um ambiente elegante e puro. Além de serem fáceis de equilibrar com variadas combinações, as cores claras transmitem o sentimento de um ambiente maior e mais iluminado. 

Importante combinar também, a cerâmica para parede sala utilizada em alguns cômodos da casa. Principalmente, no banheiro, geralmente as pessoas gostam de se sentir bem, a fim de realizarem suas necessidades biológicas de modo tranquilo.

É muito valioso investir em tonalidades mais claras, tanto para as paredes e pisos, quanto para os móveis da casa, como os racks e também os aparadores.  

Ressaltando principalmente, a importância com a aplicação textura parede, dado que é a primeira coisa que as pessoas observam.

Também é necessário investir em cores mais vivas e marcantes para fazer com que a sala seja mais colorida e alegre. Com uma grande diferenciação de tons disponíveis, é possível passar as mais diversas sensações para as pessoas que estão no ambiente familiar.

O laranja, por exemplo, transmite mais ânimo, já o azul traz aconchego. Para fazer o ambiente mais leve, procure combinações com tons neutros e, para uma decoração sofisticada, invista em tons escuros e sóbrios. 

Como na aplicação de verniz em piso de madeira, vai ter móveis que transmitam bastante a sensação do antigo, que geralmente desperta nas pessoas uma sensação de antiguidade.

Considere a utilização de tons vivos nos móveis que deseja deixar em destaque ou ainda como uma opção de cores de parede para sala, seja em uma ou mais paredes, de acordo com a forma de decoração do ambiente. 

Outra alternativa é usar cores que marquem os objetos pontuais, como os tapetes, almofadas e muitos outros elementos da casa.

Já se a ideia é conferir sofisticação, formalidade, considere cores mais frias e escuras, como cimento queimado, cinza, azul marinho e outras cores que transmitam algo mais frio.

Fazendo a combinação com cores claras, a decoração será mais equilibrada e bem mais charmosa, já com tonalidades impactantes, a sala será muito mais descolada e moderna. O que tornará o ambiente mais interessante e relaxante para os visitantes.

Existe também a escolha de investir em cores escuras para itens decorativos ou móveis, como no sofá, ou ainda para paredes ou pisos, dando garantia de um ar mais sofisticado e bastante intimista.

As melhores cores para os ambientes pequenos

Não é só porque a sala é pequena que o dono não pode usar cores bacanas nela. E isso não tem relação apenas com os móveis, mas também com a cor das paredes. 

Em uma sala que seja reduzida pode-se usar vários tons, entre eles os mais desejados são:

  1. O branco;
  2. O cinza;
  3. O azul celeste;
  4. E o azul marinho;
  5. O turquesa;
  6. O vermelho;
  7. Laranja;
  8. A cor preto;
  9. Cor gelo.

Um espaço limitado não quer dizer que o dono não pode ter um ambiente bem decorado. 

Ao escolher corretamente por cores para sala pequena, seu cômodo passa a sensação de amplitude, fica mais iluminado e com o clima elegantíssimo que os donos tanto sonham.

Esse pensamento pode acabar limitando a sua criatividade em vários aspectos, mas não só isso, criando bloqueios e até certa tristeza em não ter um espaço maior. 

Portanto, não se prenda a isso e use sua criatividade, pouco importa o tamanho do local, a criatividade conta.

As cores escuras podem estar em salas pequenas?

Muitos creem que as cores para sala pequena não devem ser escuras. Isso é uma mentira. É só selecionar os espaços certos antes de pintar que não há problema algum em ter uma mistura com tons fortes.

O segredo aqui é crescer as linhas horizontais, para isso, construa um contraste entre a tonalidade da parede com o piso. 

Assim, a pessoa alonga o seu cômodo. Se deseja que seu ambiente pareça muito mais largo, pinte só uma parede e o teto com a mesma tonalidade.

Como as cores podem dar a sensação de profundidade

A escolha das cores para o piso, as paredes e o teto de uma casa, além de possibilitar diversas sensações, como excitação ou serenidade, pode acabar dando efeitos óticos. 

Isso porque as cores têm o poder de criar uma profundidade, evidenciar volumes e se integrar ao ambiente externo, ampliando ou diminuindo as dimensões de um local da residência.

Por isso, é tão essencial decidir sobre a paleta de cores, em que superfícies ela deverá ser aplicada e ainda levar em conta quem vai utilizar o espaço, os gostos dos inquilinos ou clientes e o que o dono deseja passar naquele local. 

E para misturar as cores nas superfícies, móveis e adornos, o equilíbrio não pode ser esquecido. Se for pintar uma parede de vermelho, por exemplo, tenha calma nas demais. 

Se você quer mais amplitude, a impressão de um espaço grande, invista em um piso mais escuro, em oposição às paredes e teto de cores que devem ter cores claras. Também é uma boa maneira de ter uma definição espacial.

Para alongar um certo cômodo, a saída é misturar paredes escuras com tetos e pisos claros, construindo assim as chamadas linhas horizontais, que realçam o efeito.

Como escolher a cor para sua casa

Para optar por uma cor adequada para o seu cômodo, é preciso pensar em primeiro lugar no que você gostaria de passar aos visitantes. Se a intenção é transmitir tranquilidade, aposte em cores nem branca e nem escura e no azul.

Se o ambiente é um ótimo local para descansar e a ideia é trazer um ar de frescor a ele, escolha o verde. 

O laranja é uma cor que estimula a comunicação e criatividade, já o amarelo é perfeito para dar alegria a um espaço mais neutro. 

Basicamente, é como escolher uma cadeira para sala de espera longarina, deve-se pensar no gosto dos visitantes, para satisfazer certas emoções neles e não deixar o ambiente muito fora do que se deveria estar transmitindo.

Considerações finais

Sendo assim, a questão da cor da sala é muito individual e tem a ver com o gosto e vontades de cada um. É difícil alguém imaginar a cor associando-a à sensação que ela pode passar.

Neste texto, foi mostrado como as cores podem mudar o humor e provocar novas sensações quando usadas nas paredes da sala de estar, sala de jantar ou em outros cômodos da residência. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Bahia Decoração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + 1 =