Como combinar diferentes texturas na decoração

Como combinar diferentes texturas na decoração

Decorar não é uma tarefa simples. Para conseguir modificar ambientes, incluir novos objetos e texturas é preciso pesquisar e encontrar novas possibilidades para um melhor aproveitamento. Na decoração, pode-se perceber que cada elemento possui uma textura e as texturas precisam ter harmonia. 

Sempre presentes na decoração e potencializando a segurança, assim como alarmes de incêndio, as texturas são importantes para valorizar o ambiente. Além disso, elas são sensoriais, ou seja, é possível sentir e com isso, gerar aconchego e outras sensações, podendo ampliar ou aproximar o ambiente dependendo da forma como é construída.

 Se engana quem acredita que uma decoração sofisticada não precisa de textura.Todas as decorações têm texturas e é por isso que elas são escolhidas para tipos específicos de ambientes. Quer saber como combinar diferentes texturas na decoração? Prepare o ambiente, guarde os objetos em uma caixa de papelão e siga essas dicas: 

Entenda qual ideia você quer passar 

Antes de tudo, entender qual ideia você quer transmitir com a sua decoração é essencial. Para definir isso, pense primeiro no ambiente e para que ele serve. Se for um quarto, provavelmente a ideia a ser transmitida é a de conforto, descanso e segurança. Se for um escritório, a ideia transmitida deve gerar concentração e profissionalismo.

Saber o que será transmitido é o primeiro passo pois sem ele, a sua decoração pode não funcionar naquele ambiente. Após essa definição, entenda qual estilo te agrada mais. Os estilos são muitos como o clássico, com molduras e tons claros, o retrô, com móveis coloridos e muitos quadros, ou o rústico, com madeira e ferro. 

Além desses estilos, existem muitos outros e todos eles podem te ajudar a refletir a sua identidade na decoração de um ambiente. Assim, como na manutenção de elevadores, é só revisar e manter o local e os objetos decorativos em um bom estado para uso. 

Combine com cores 

Após definir qual ideia será transmitida, é hora de pensar nas cores. Isso conta muito na escolha de textura, pois cada estilo e cor pede um diferente tipo. Isso é, no estilo rústico com tons envelhecidos, objetos com palhinha, aquele material utilizado na decoração com adornos e móveis, são muito bem-vindos. 

Além disso, outros aliados na combinação de texturas são os tapetes. Eles podem ser feitos de fibra, palha, ter pelos ou feitos com algodão cru. Com diferentes texturas e cores, os tapetes te ajudam a decorar e delimitar ambientes, melhorando o preenchimento do lugar e aliando-se aos móveis.

Utilize plantas

Além dos tapetes, incluir plantas em sua decoração é uma dica versátil que abrange muitos estilos. As plantas garantem um bom contorno e ampliação do local, além de aliviarem os ambientes e trazer a natureza para mais perto. As plantas têm tomado cada vez mais o seu lugar na decoração interna e o ‘urban jungle’ está em alta. 

Utilizar essas dicas pode te garantir um ambiente decorado com muito bom gosto e muitas texturas diferentes. Esse texto foi útil? Nos acompanhe para ler mais conteúdos assim. Até a próxima!

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Bahia Decoração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + 9 =