4 ideias de criar paletas de cores para sua decoração ficar harmônica

4 ideias de criar paletas de cores para sua decoração ficar harmônica

Uma decoração harmônica é aquela que combina elementos decorativos, cores e texturas. Para uma boa harmonia de cores, é necessário estabelecer alguns critérios como qual ideia você deseja transmitir, qual é o ambiente ou ocasião e como você quer que isso seja transmitido. 

Definir qual é a ideia é basicamente buscar referências de como você deseja criar a sua decoração. Dentre os estilos, se destacam o clássico, o retrô, o boho e o industrial. Cada um transmite uma ideia e proporciona diferentes sensações. 

Assim como uma injetora de plástico, definir qual estilo mais combina com você preenche o campo da decoração de forma certeira e garante a satisfação de ter um ambiente bem decorado. Confira 4 ideias e como elas te ajudam a definir uma paleta de cores para uma decoração mais harmônica: 

Clássica

A decoração clássica ou estilo clássico é aquela decoração tradicional, que não sai de moda. Ela utiliza elementos antigos de maneira elegante e consegue, através dele, transmitir conforto e sofisticação. Esse tipo de decoração exige excessos de detalhes e por isso, ele conta com muitos quadros, lustres e molduras. 

Por exigir muitos detalhes, o ideal é que ele seja colocado em ambientes grandes, que acomodam de maneira harmônica todas essas informações. Além disso, a decoração clássica pede cores claras, como branco e bege muito claro. 

Caso a sua ideia seja transmitir sofisticação, opte por uma paleta clara com muitos tons de branco e bege para uma boa harmonização. Por isso, para definir a sua paleta de cores você deve definir antes um estilo. Essa ação funciona como um toldo articulado que protege a sua escolha de eventos adversos e garantem uma boa harmonia na decoração do ambiente. 

Retrô 

O estilo retrô combina cores vibrantes, objetos coloridos, luminárias e muitas informações com quadros, letras e livros. Para definir uma paleta de cores dentro deste tipo de decoração, pense em ousar, pois esta é a melhor definição. No estilo retrô, você consegue mesclar cores como vermelho, azul e amarelo em eletrodomésticos, vasos e móveis. 

Boho 

O estilo boho transmite leveza. Ele combina com elementos artesanais e cores mais claras, misturadas com tons terrosos. Para uma decoração boho, opte por tapetes, mantas e plantas dentro de um ambiente. A combinação para uma paleta de cores harmônica é uma sequência da natureza no outono: tons terrosos contrastando com palha. 

Industrial 

Por último, mas não menos importante, a decoração que está super em alta no momento: o estilo industrial mistura elegância e simplicidade em um mesmo ambiente. Além disso, traz um ar de tecnologia e funcionalidade. Para escolher uma paleta na decoração industrial, escolha tons como cinza, preto e se gostar de contraste, amarelo ou laranja. 

Esta decoração é marcada pela utilização de canos pintados, mistura de ferro e madeira e luminárias com lâmpadas e elementos industriais, que lembram máquinas com diversas engrenagens como a bomba de vácuo.

Definir uma paleta de cor para sua decoração não é uma tarefa simples, mas pode ser muito divertida. Busque inspirações e deixe a criatividade voar! Gostou do conteúdo? Nos acompanhe e leia mais posts como este!

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Bahia Decoração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 2 =