Quais são os tipos de decorações em maior tendência?

A decoração varia muito de acordo com a época em que você se encontra, a cada ano que passa, novas tendências vão surgindo, itens e cores vão se popularizando enquanto outros estilos acabam caindo no esquecimento, tudo funciona como uma verdadeira montanha-russa de acordo com o tempo que vai passando e com o ano em que você se encontra. 

Na década de 70 predominavam grandes padrões geométricos, animais e prints, já nos anos 80 era voltado para o look mais romântico inglês repleto de tecidos estampados, enquanto em 90 a decoração era representada pela série Friends, com um jeito bem misturado e eclético. 

Cada ano surge uma nova tendência que compõe o estilo decorativo daquela época, talvez um novo balcão refrigerado inox ou os famosos nichos de parede estejam em alta, ou será que o estilo rústico dominou de vez a década de 2020? 

Se você quer saber mais sobre os principais tipos de decoração e os que estão em maior tendência no ano de 2022, continue lendo o texto que iremos te mostrar tudo! Bora conferir? Então vamos lá!

Retrô

Se você quer trazer uma atmosfera nostálgica, o tema retrô é o ideal, esse tipo de decoração realiza uma releitura de decoração que aconteceu em outras décadas, principalmente entre 20 e 60, e com o sentimento do passado tão presente em nosso cotidiano, acabou se tornando uma das grandes tendências na atualidade. 

Entre suas características temos as cores vivas e tons pastel, uma iluminação mais indireta com luzes amareladas, uma estampa floral e padrões geométricos espalhados pelas paredes e as mobílias com formatos mais arredondados. 

Clássico

Outro tipo de decoração que nos faz voltar ao passado, o estilo Clássico se tornou uma tendência pela sua riqueza de detalhes e fatores que remetem a uma alta sofisticação, trazendo um visual mais luxuoso até mesmo nos detalhes mais simples, como em uma válvula direcional

Entre as principais características desse tipo de decoração, podemos ressaltar os contrastes criados pelos tons mais escuros com os neutros, itens volumosos como tapetes felpudos e cortinas pesadas, acessórios chamativos como lustres, castiçais e espelhos grandes e um acabamento de alta qualidade, com revestimentos em tons metálicos e pisos e colunas feitas de mármore. 

Rústico

Uma decoração mais puxada para o natural, o Rústico é outra tendência muito forte que cresce cada vez mais, justamente por valorizar a aparência e a textura dos materiais naturais, dando esse tom mais diferente e um contato mais próximo da natureza.

Suas características são: a luz amarelada, cores da natureza como marrom e variações do verde, muitos tecidos como mantas e tapetes, peças artesanais feitas à mão como cestos e utensílios de cozinha, utilização de plantas e é claro, muita madeira, pedra e tijolinhos espalhados pela casa. 

Industrial

Um estilo que dominou Nova York no século XX, a decoração industrial está de volta com força, principalmente devido ao aumento de flats e apartamentos com um espaço limitado, o que faz com que a decoração com aparência de galpão industrial, saiba pegar todos os detalhes e transformar o espaço em um amplo conceito aberto muito lindo e extremamente recomendado. 

Com ele, podemos destacar as características: instalações e estruturas expostas como fios, vigas, tubulações e cabos, um espaço com pouca ou nenhuma divisão entre os cômodos, aparência e textura do material mais exposto como cimento queimado, concreto, aço e tijolos, acabamento metálico nos eletrodomésticos, esculturas e móveis e cores mais alegres nos detalhes e cinza em um contexto geral. 

Moderno

Falamos tanto do passado que chegou a hora de falar de um tipo de decoração mais atual, o chamado Moderno, ele pode ser usado tanto em uma empresa que atua com conserto de bomba quanto em uma casa, e se tornou uma tendência devido a ser mais simples, livre e extremamente prático. 

Entre suas principais características, podemos ressaltar as linhas puras e retas nas paredes e pisos, tons neutros como branco e bege, luz branca e extremamente clara, espaços integrados com redução de paredes, economia nos objetos trazendo algo mais clean e leveza e transparência, com muita utilização de vidro e materiais como aço e acrílico. 

O que achou do texto de hoje? Qual a sua decoração predileta? Comente abaixo qual o tipo que mais gostou e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi produzido por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.