5 dicas para automatizar uma casa

5 dicas para automatizar uma casa

O futuro já chegou! Por mais que não existam carros voadores (ainda), a tecnologia já dominou o nosso cotidiano e entrou de vez dentro da nossa realidade, e não pense que é só em uma simples presença digital não, em todos os cantos estamos cercados por recursos tecnológicos de última geração. 

Quando você sai na rua deve reparar em outdoors interativos, no shopping tokens espalhados pelas praças de alimentação, no trabalho, recursos como inteligência artificial e internet das coisas, nos games, realidade virtual é a nova moda.

Com tantas opções é claro que a gente quer adaptar ainda mais e ter tudo o mais próximo possível, quem sabe dentro da sua casa. Não são só os Jetsons que podem ter uma casa inteligente e uma porta de enrolar super ágil, essa realidade já chegou e acredite, você pode deixar seu lar com a cara de um filme de ficção científica. 

No texto de hoje, separamos 5 dicas para você automatizar sua casa, que tal abraçar o futuro e deixar tudo muito mais tecnológico e moderno? Confira!

  1. Controle remoto universal

A nossa primeira dica é o controle universal que se conecta através do Wi-Fi e pode controlar, basicamente, todos os seus eletrodomésticos, desde que eles sejam também compatíveis com esse recurso de conexão. 

Essa é uma estratégia oriunda da iOt (Internet das Coisas), que busca conectar aparelhos de uma maneira integrada e simples. Com esse controle você pode manusear aparelhos como: televisão, ar condicionado, purificador de ar, rádio, cortinas elétricas, portões eletrônicos, etc. 

Tudo em apenas alguns cliques, trazendo praticidade para todos os itens da sua casa, o que acha de comandar tudo com apenas alguns botões e em um único local? Acredite, sua comodidade e conforto vão ter um crescimento exponencial de dar inveja a qualquer um. 

  1. Sistema de segurança inteligente

Quem não quer ter uma casa mais segura? A segurança é crucial em qualquer lugar, e  é claro que na nossa residência ela se torna ainda mais, sendo assim, nossa segunda dica de automatização é em um sistema de segurança inteligente e reforçado. 

Existem alguns kits que permitem que você instale sensores nas portas, janelas, e até mesmo de presença, conectados por Wi-Fi e te ajudam a monitorar tudo em tempo real, além das câmeras que também podem ser acessadas de qualquer lugar pelo celular. 

Por fim, recomendamos a instalação de um inversor de frequência, fechaduras por biometria, reconhecimento facial ou acesso pelo celular, isso vai garantir que sua casa estará segura independente de onde você esteja. 

  1. Lâmpadas smart e tomadas

Você provavelmente já assistiu um filme onde a pessoa bate duas palmas e a luz acende automaticamente, certo? Mas que tal se ela acender apenas com o toque de um botão?

Lâmpadas smarts conectadas pelo Wi-Fi são uma ótima opção para ter um controle remoto de sua energia, onde você pode alterar a cor, programar um horário para ligar e desligar, e é claro, não se irritar quando acabou de deitar e tem que levantar para apertar o interruptor. 

Além das lâmpadas, você também pode adotar as tomadas smart, ótimas para conferir o consumo de energia e ter o controle total sobre alguns aparelhos manuais como ventiladores, aquecedores e abajures.

  1. Robô aspirador

Está cansado de varrer a casa todo dia? Que tal contar com uma ajudinha? O robô aspirador faz a limpeza dentro de uma área pré determinada de maneira constante e extremamente eficiente. 

Eles podem até mesmo lavar e aspirar todo o ambiente, como tapetes e carpetes, e o melhor de tudo, retornam para sua base quando precisam daquela recarga adicional, uma ótima opção, não acha?

  1. Assistente virtual

Para fechar nossa lista, não poderíamos esquecer das tradicionais assistentes virtuais, Alexa, Google Nest e Apple Home Pod, são alguns exemplos dessa tecnologia crucial para automatizar sua casa. 

Elas podem fornecer informações, ligar uma música, interagir com eletrodomésticos, programar uma reunião, agendar um despertador, e muito mais, tudo isso através de um simples comando de voz. 

Ter uma assistente virtual é algo imprescindível, uma ajuda a mais além de ser uma boa vantagem competitiva em relação ao seu vizinho. 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo, e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha gostado, até a próxima!

Bahia Decoração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + quinze =