Viver em uma casa confortável é o desejo de muita gente. Um lar aconchegante também é importante na hora de receber pessoas queridas para comer, ver um filme e compartilhar experiências deliciosas.
Se você deseja deixar sua casa mais relaxante, é possível fazer algumas alterações para torná-la mais confortável, tais como: caprichar na decoração, comprar um bom sofá retrátil, colocar alguns tapetes, entre outros exemplos. Confira algumas dicas para deixar sua casa mais aconchegante para você e as suas visitas!
Para começar, é indicado fazer uma limpeza completa na casa, de cima a baixo, para que ela fique impecável. Aliás, é imprescindível atentar-se às áreas que serão mais utilizadas, como banheiros, salas de estar e de jantar. Com a instalação de ar-condicionado multi split, você pode conseguir um ambiente o mais agradável possível, independentemente da temperatura lá fora.
Ambientes arejados e bem iluminados
Um ambiente confortável começa por tornar o ambiente bem ventilado e iluminado. Para isso, é indicado abrir as janelas de diferentes cômodos logo de manhã e deixar a luz natural entrar pela casa. Isso é ainda mais importante para quem cuida de plantas.
Janelas abertas também deixam o espaço mais arejado. Para garantir o conforto térmico, vale investir também em bons tapetes e colocar cortinas para proteger a casa dos ventos e deixar a decoração ainda mais bonita.
Capriche na decoração
A decoração não está ligada somente à estética, mas também impacta diretamente o bem-estar de um ambiente. Não é preciso redecorar toda a casa e os cômodos para deixá-la mais confortável, mas, sim, atentar-se a alguns detalhes já basta.
Cortinas e tapetes deixam a casa mais aconchegante e quentinha. Preste atenção às luminárias e lâmpadas. Nos quartos, deixe algumas menores e com luz mais amarelada, já que isso ajuda a relaxar.
Aposte em detalhes como plantas, mesas de centro, pequenos quadros, mantas, almofadas e capas de sofás e poltronas. Uma boa dica é investir em degradê de cores ou em tons contrastantes (azul e laranja, verde e vermelho, roxo e amarelo), pois isso deixa o ambiente mais vivo. Tome cuidado para não sobrecarregar o ambiente com cores e objetos decorativos.
Invista nos móveis
Bons sofás e poltronas são essenciais para garantir conforto a diferentes ambientes. Isso vale não só para o ambiente de trabalho, mas também para o doméstico.
Por isso, verifique se é possível trazer alguns móveis para a sua casa, como sofá retrátil, poltronas acolchoadas e sofás-cama. Pequenas banquetas e móveis nos quais os convidados podem pendurar casacos e bolsas também são estratégicos para deixá-los mais à vontade.
Aparadores e carrinhos auxiliares são uma ótima opção para montar cantinhos em que se pode comer e beber, reinando cafeteiras, xícaras e porta-cápsulas. Ao convidar pessoas para comer na sua casa, lembre-se de verificar se algum deles possui qualquer restrição alimentar.
Reaproveite espaços
Muitas vezes, acredita-se ter uma casa muito pequena quando, na verdade, existem espaços mal explorados. Por exemplo, que tal utilizar a sua varanda para criar uma área de jogos e brincadeiras para as crianças?
Nesse espaço, também é possível fazer um recanto zen, onde você pode praticar ioga, alongamentos e alguns exercícios específicos, além de meditar. Ou, ainda, transformar a varanda numa área para reunir amigos, conversar e comer.
Todas essas dicas podem te ajudar a ver a sua casa de outra maneira e enxergar potência e espaço para fazer algumas transformações. Em vez de reclamar, pense nesse processo como um jeito de se conectar com o seu lar e com as pessoas que moram ali ou te visitam.
- Posso usar a geladeira com o congelador furado? - 20 de agosto de 2024
- Como planejar a decoração de um apartamento na planta? - 30 de maio de 2024
- 9 dicas importantes para cultivar um jardim em apartamentos - 22 de maio de 2024