Praias para quem gosta de boas ondas

Mais do que um esporte, o surfe é considerado um estilo de vida para muitos. Originário das Ilhas Polinésias e desenvolvido no Havaí, ele ficou popular no Brasil na década de 30. Mas, com dois campeões mundiais brasileiros, o esporte vem se tornando cada vez mais famoso em nosso território, atraindo muitas pessoas, tanto aquelas que desejam se profissionalizar quanto aquelas que querem apenas se divertir em meio ao mar. Com mais de 7 mil quilômetros de extensão, o litoral brasileiro é bastante diverso e por isso pode ser difícil encontrar o lugar ideal para praticar. Então, pensando nisso, separamos para o post de hoje algumas das melhores praias do Brasil para quem gosta de boas ondas.

1. Praia Brava, Itajaí, Santa Catarina

Localizada no litoral norte catarinense e divisa com Balneário Camboriú, a Praia Brava é uma das mais badaladas e charmosas do estado, com excelente infraestrutura turística e para seus moradores. Consequentemente, ela atrai muitos investidores, sendo que o grande destaque são os apartamentos à venda na Praia Brava em Itajaí. Além disso, a região é cercada por Mata Atlântica preservada, criando um visual incrível de natureza e desenvolvimento, fazendo com que muitos procurem então uma imobiliária, a fim de comprar ou alugar um imóvel.

Com águas bastante agitadas, ela costuma atrair muitos surfistas, como o próprio Gabriel Medina, recebendo tubos perfeitos em dias de swell leste com vento oeste. No Canto do Morcego, as ondas são fortes, rápidas e muito tubulares, e com o vento ideal o cenário se torna clássico. Já no meio da praia, com a combinação certa de ondulação e vento, as valas se tornam um pouco mais cheias.

2. Pipa, Tibau do Sul, Rio Grande do Norte

O que antes era apenas uma pacata vila de pescadores, graças às condições perfeitas e que atraíam muitos surfistas, tornou-se um point bastante badalado. Contudo, o local ainda mantém suas características, sendo tranquilo e bastante preservado, considerado um dos melhores picos de surf do Nordeste.

Com boa variedade de ondas, em alguns lugares elas podem chegar até 2 metros de altura, como acontece na Lajinha, por exemplo, com ondas fortes, curtas, tubulares e melhores na direita. Já em Cacimbinhas, as ondas são um pouco menores, mas são boas nas duas direções. Já a Praia do Amor é ideal para manobras e graças ao fundo pedregoso, também permite a formação de tubos.

3. Cacimba do Padre, Fernando de Noronha, Pernambuco

Cacimba do Padre é caracterizada por suas ondas fortes e tubulares, sendo considerado o principal pico de surf do arquipélago. Conhecido como o Havaí Brasileiro, o local é famoso por seus tubos perfeitos e ondas que podem chegar até 5 metros de altura. As melhores ondulações vêm do norte e nordeste, encaixando-se perfeitamente com o fundo pedregoso e assim formando ondas incríveis.

Contudo, vale lembrar que ela é mais indicada para profissionais, possuindo temporadas bem definidas, que ocorrem entre os meses de dezembro a abril. Por fim, não podemos deixar de destacar que o local é dono de um dos cenários mais conhecidos e famosos da ilha, promovendo uma vista única para o Morro Dois Irmãos.

4. Itaúna, Saquarema, Rio de Janeiro

Saquarema é conhecida como a Capital Brasileira do Surf, possuindo boas ondas em quase todas as praias da região, sendo que o mais disputado é com certeza Itaúna. O local abriga tanto surfistas intermediários como profissionais, especialmente durante a primavera e outono, com ondas que chegam aproximadamente 3 metros de altura.

Com mar de água azul-esverdeada e fundo pedregoso misturado com areia, ela conta com ondulações perfeitas e que quebram muito bem. Justamente por isso, Itaúna foi selecionada para ser a sede brasileira no WSL (World Surf League) em 2017 e 2018. Além disso, a região conta com boa infraestrutura turística, sendo ideal para outros esportes como bodyboard e pesca esportiva. 

5. Maresias, São Sebastião, São Paulo

Por fim, Maresias não poderia ficar de fora de nossa lista, considerada a mais badalada da região. Mas mais do que isso, ela é uma das melhores para surfar no Brasil e no mundo, ficando famosa principalmente por ser onde Gabriel Medina (campeão mundial) aprendeu e praticou o esporte durante sua vida toda.

Atraindo muitos jovens, a praia é reduto de surfistas experientes, conhecida por suas ondas fortes e tubulares. Contudo, ela funciona bem para todo o tipo de ondulação, oferecendo espaço também para os mais iniciantes. Com ótima infraestrutura turística, a região é palco de campeonatos de surf, abrigando também ótimos bares e baladas para os amantes do agito noturno.

Então, agora que você conhece algumas das praias brasileiras com boas ondas para surfar, já pode escolher qual será seu próximo destino. Lembre-se de analisar seu perfil de viajante para assim garantir uma escolha adequada não apenas para o surf, como também suas necessidades, demandas e preferências durante a viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.