Cultura Alemã em Santa Catarina: saiba mais a respeito

Cultura alemã em Santa Catarina – Decerto, esse foi um dos estados brasileiros colonizados pelos alemães e muito da cultura ainda pode ser notada nas cidades.

O que há de notável na cultura alemã em Santa Catarina?

Certamente, parte da Alemanha pode ser vista nas cidades, é notável em uma casa, nos restaurantes, nas festas e festivais, nos dialetos e costumes dos cidadãos de Santa Catarina.

Colonização Alemã

Santa Catarina começou a receber imigrantes alemães por volta de 1828. Pois essa região foi ocupada por alemães que vieram de diversas partes da Alemanha.

Nessa época Santa Catarina era basicamente uma cidade, Desterro, e mais três vilas: Laguna, Lages e São Francisco e a população de origem lusitana era a que predominava.

Porém, o maior afluxo de imigrantes ocorreu a partir de 1850, com a fundação das colônias que hoje são as cidades de Blumenau, Brusque e Joinville.

Muitos dos imigrantes alemães e descendentes distinguiram-se no campo das artes, das ciências e da economia catarinense.

Entre as principais contribuições dos imigrantes está a ênfase na educação e na valorização da sua cultura, de tal maneira que as práticas do associativismo e da sociabilidade passaram a ser uma constante entre estes imigrantes e seus descendentes, manifestações que ainda vivem até os dias de hoje.

Festas típicas da cultura alemã em Santa Catarina

A Alemanha é muito famosa pela produção de cervejas incríveis, sendo assim, você já deve imaginar que também é uma cultura que adora festas.

Em Santa Catarina, durante o mês de outubro, principalmente, não faltam opções para apreciar a deliciosa gastronomia germânica e se divertir ao som das bandinhas alemãs. Uma ótima opção de lazer.

As principais festas típicas da cultura alemã em Santa Catarina são as seguintes.

Oktoberfest

A festa foi inspirada em uma festa alemã, que teve origem em 1810 em Munique. A Oktoberfest teve sua primeira edição em 1984, na cidade de Blumenau e logo percebeu-se que era um evento para a história.

Com gastronomia típica, desfiles, apresentações culturais, música, dança e muito chopp são as principais atrações do evento, que acontece no Parque Vila Germânica. Assim, a Oktober fez de Blumenau o principal destino turístico de Santa Catarina no mês de outubro.

Schützenfest

A Festa dos Atiradores (em alemão), acontece em Jaraguá do Sul, resgata as tradições germânicas dos clubes de caça e faz parte do Calendário das Festas de Outubro de Santa Catarina. Durante os 10 dias de comemoração ocorrem competições de tiro, bailes, desfiles, apresentações folclóricas e muitas comidas típicas. Vale muito a pena procurar uma imobiliária em Jaraguá do Sul e encontrar um imóvel para alugar para este período de festividades.

Fenarreco

Essa festa acontece em Brusque, a principal atração da Fenarreco é o “Ente mit Rotkohl”, que significa “o marreco recheado com repolho roxo”.

Não só o marreco, mas também outros pratos da culinária alemã são parte da festa, chopp, música e danças típicas claramente fazem parte da programação da festa.

O evento faz parte do calendário das Festas de Outubro de Santa Catarina e é realizado no Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof.

Sommerfest

Além de pratos típicos, diversos tipos de cervejas, desfiles e bandinhas fazem parte do festival. A festa acontece no mesmo local da Oktoberfest, em Blumenau, mas durante o verão, ou seja, entre os meses de janeiro e fevereiro.

Arquitetura da cultura Alemã em Santa Catarina

Cultura Alemã em Santa Catarina

Uma das principais evidências da colonização alemã em Santa Catarina é a arquitetura, pois em algumas cidades, como Blumenau é possível ver a semelhança das construções com as vilas originais na Alemanha.

O estilo das ruas, as cores usadas nas fachadas, o formato das coberturas das casas e muito mais, todo o cenário lembra muito a Alemanha. Por isso, uma das maiores heranças da colonização está na arquitetura.

Gastronomia

Outra evidência da colonização alemã é a gastronomia, em Santa Catarina é comum que os locais prepararem pratos típicos alemães, como o chucrute, que acompanha o Eisbein, um prato feito com o joelho do porco.

Outros pratos também são bem famosos na região e é notável as raízes alemãs em cada um deles.

Após 1850 começou a se popularizar a imigração de povos europeus para o Brasil, isso pois o trabalho assalariado começou a surgir por aqui. Dessa forma, muitos europeus vieram para esse país e disseminaram suas culturas.

Isso faz do Brasil um dos países mais diversificados do mundo, onde você pode conferir culturas de todo o mundo em um único território. Sendo esse um dos presentes desse país.

Mas se você quer conhecer um pouco mais sobre essas culturas, sobre as festas alemãs, comidas típicas, vestimentas tradicionais e arquitetura, saiba que não precisa ir tão longe, há pequenas Alemanhas por todo o estado de Santa Catarina.

Você pode passar suas férias lá e conhecer muito mais desses festivais maravilhosos, como já dito, em outubro acontece a maioria deles.

Agora é só procurar por pontos turísticos de lá e conhecer, e caso se apaixone é só começar a procurar por apartamento ou casa, e vivenciar essa cultura no dia a dia.

Enfim, a cultura alemã em Santa Catarina é muito rica e cheia de tradições, vale a pena conhecer mais sobre ela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.