Paisagismo: Aprenda as melhores técnicas para transformar um lugar

Paisagismo: Aprenda as melhores técnicas para transformar um lugar

O Paisagismo é um dos principais conceitos que existem dentro da arquitetura, muitos associam essa técnica com a estética de praças, parques e espaços públicos em um conceito geral, mas ela vai muito além disso. 

Esse é um conceito que se refere a arte técnica de projetar, planejar, gerir e preservar os espaços abertos, sendo eles urbanos ou não, de forma com que sejam criadas macro e micro paisagens, levando sempre em consideração, aspectos sustentáveis e estéticos de cada lugar. 

Sendo assim, podemos afirmar que o paisagismo tem como principal objetivo, transformar um ambiente aproveitando os melhores recursos disponíveis para que isso aconteça, adicionando detalhes e implementando detalhes ambientais, seja no jardim da sua casa ou em frente a uma usinagem de precisão.

Mas para que o paisagismo seja aplicado da melhor forma possível, é sempre importante saber o que ele tem a oferecer, e no texto de hoje, iremos mostrar quais são as melhores técnicas para transformar um lugar, bora conferir? Então vamos lá!

Plantar em vasos

A utilização de vasos é uma das técnicas mais utilizadas no paisagismo tanto para ambientes internos quanto externos, eles podem ser facilmente remanejados de local além de encaixarem bem em praticamente qualquer decoração. 

Caso você tenha mais espaço, recomendamos plantar árvores frutíferas principalmente na parte de fora da sua casa, com isso você consegue montar um pequeno jardim, lindo para a decoração e extremamente funcional, os modelos recomendados são jabuticaba, romã, acerola, limão e pitaya. 

Bancos e mesas

Ter um bom jardim e uma área externa é um verdadeiro privilégio, sendo assim, a melhor forma para desfrutar desse recurso é ficar perto dele e aproveitar ao máximo cada momento, e é exatamente aí que entram os bancos e as mesas. 

Disponha bancos e uma mesa rustica de madeira espalhada pelo ambiente, isso vai fazer com que você aproveite o espaço ao máximo e ainda traga uma decoração bonita e compacta no local. 

Texturas diversificadas

Uma das partes mais divertidas do paisagismo é trabalhar com diferentes texturas, materiais e elementos, fazendo com que o projeto seja rico em detalhes e muito agradável para qualquer pessoa. 

Procure mesclar pedras, folhagens, vasos, tecidos, flores e muito mais, encontrando o melhor tom para aquele ambiente, atuar com diferentes modelos e conceitos ajuda a trazer uma nova cara para qualquer local. 

Jardins verticais

Os jardins verticais estão na moda devido a sua alta beleza e flexibilidade, eles podem ser utilizados em paredes enormes até mesmo pequenas dentro de uma cozinha, sem dúvidas, a adição desse elemento traz um sentido e uma disposição nova para o espaço

Eles trazem um ótimo conforto, bem-estar e conexão com a natureza, além de ser uma solução verde extremamente simples, sustentável e que pode deixar qualquer espaço muito mais vivo e diferente do que antes. 

Basta observar os grandes jardins verticais estabelecidos em prédios e conferir alguns antes e depois para perceber o quanto essa técnica revitaliza e é considerada uma das mais importantes dentro do paisagismo. 

Jardins suspensos

Os jardins suspensos da Babilônia foram por muito tempo, uma das 7 maravilhas do mundo antigo, e nos dias de hoje, essa é uma das técnicas mais importantes do paisagismo moderno, essa que é uma ação parecida com o jardim vertical, podendo ser usada nas paredes ou nos telhados. 

A diferença é a adição de vasos e a sua ainda mais alta sustentabilidade, podendo ser feita com garrafas pets, o que deixa tudo ainda mais pró meio ambiente, além de que os telhados vivos, técnica do jardim suspenso, ajuda como redutor de velocidade no escoamento de água da chuva e ajuda no controle térmico, trazendo uma concepção nova para telhados. 

Jardins de inverno

Fechamos nossa lista com os chamados jardins de inverno, essa é uma técnica principalmente para ambientes internos, através dela, é possível montar uma área muito mais verde mesmo em locais que não contam tanto com esse recurso, dando uma impressão mais viva e revitalizando um espaço de maneira tão eficiente quanto fazer uma manutenção hidráulica

O que achou do texto de hoje? Qual dessas técnicas paisagistas mais te interessou? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha gostado, até a próxima!

Bahia Decoração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − seis =