Prateleiras para banheiro: como escolher e decorar?

Prateleiras para banheiro: como escolher e decorar?

Depois de encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária, é comum realizar algumas alterações na propriedade, a fim de personalizá-la de acordo com suas necessidades, gostos e preferências. Nesse sentido, o banheiro é um dos principais cômodos da casa ou apartamento, e o que antigamente era deixado de lado na decoração, hoje em dia ganha destaque. Um elemento primordial para esse ambiente é a prateleira, pois além de contribuir com a decoração, ainda ajuda na hora de organizar os produtos e acessórios.

Contudo, para escolher o modelo ideal, é necessário considerar diversos fatores, como o estilo de decoração do espaço, funcionalidade da peça, material, etc. Tudo isso pode dificultar na hora da compra e, por isso, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para dar algumas dicas sobre prateleira de banheiro e como escolher a ideal. Vamos lá?

Por que usar prateleira no banheiro?

Pode ser que você ainda esteja em dúvida se realmente vale a pena instalar prateleiras no banheiro. Por isso, vamos falar sobre alguns dos principais benefícios desses elementos. O principal motivo é a funcionalidade que a prateleira promove, facilitando a rotina no dia a dia devido à organização do espaço. Além disso, é um item que agrega valor ao ambiente, com diversos tipos, cores e materiais, sendo muito fácil de encontrar aquela que mais se adequa ao seu estilo. Portanto, as prateleiras ainda são versáteis, o que é um grande benefício para quem ainda não tem um estilo definido ou tem gosto mais específico.

Vale lembrar ainda que as prateleiras ajudam a economizar espaço, visto que se aproveitam da parede para armazenar produtos que usa no dia a dia. Inclusive, podem servir como substitutas do gabinete ou armário de banheiro. Sendo assim, elas são muito acessíveis, te ajudando a economizar com armários e deixando o ambiente mais leve.

Como escolher a prateleira para banheiro?

É muito importante ficar atento na hora de escolher a prateleira para banheiro, pois ela deve combinar com o estilo de decoração do cômodo. Mas, além disso, o material precisa ser resistente à umidade, assim como ser um item reforçado para não despencar ou danificar conforme o tempo. A madeira, por exemplo, é um material de ótima qualidade, mas não é tão indicada para o banheiro, visto que pode estragar devido à umidade e contato direto com a água. Portanto, caso queira utilizá-la em suas prateleiras, é primordial aplicar um impermeabilizante antes da instalação.

Da mesma forma, você também deve considerar o espaço disponível no banheiro, analisando ainda o que pretende colocar na prateleira. Afinal, ela deve servir não apenas para deixar o ambiente bonito, mas também para ser um item funcional no dia a dia.

Como decorar as prateleiras de banheiro?

Bom, depois de entender o que você precisa considerar para escolher as prateleiras de seu novo banheiro, é hora de descobrir como colocar em prática seu uso no dia a dia. Portanto, confira abaixo algumas dicas que separamos para deixar suas prateleiras ainda mais bonitas, interessantes e funcionais.

Plantas

Plantas são excelentes para deixar o banheiro mais vivo, aconchegante e com sensação de frescor. Contudo, por ser um ambiente úmido, é necessário adquirir espécies que gostem desse tipo de característica.

Velas aromáticas

Para quem gosta de um clima mais intimista e fazer sessões de autocuidado, as velas aromáticas são excelentes. Afinal, existem muitos aromas e com diferentes potes e design, garantindo um ambiente totalmente personalizado.

Pedras e cristais

Para os amantes de elementos da natureza, pedras e cristais têm o poder de purificar e renovar as energias dos ambientes mais densos, como é o que acontece com os banheiros. Mas, mesmo que você não acredite, eles são um verdadeiro charme.

Aromatizadores

Assim como as velas, os aromatizadores decoram e perfumam o banheiro. Quando colocados sobre as prateleiras, o aroma se espalha pelo ambiente, tornando-o ainda mais relaxante.

Quadros

Quadros também são muito interessantes para colocar nas prateleiras, principalmente aqueles com mensagens e imagens positivas, sendo um ótimo incentivo para começar o dia com o pé direito.

Cosméticos e produtos do dia a dia

Por fim, cremes, loções e sabonetes e cosméticos em geral, são excelentes para compor a decoração de suas prateleiras, especialmente aqueles com frascos bonitos. Você pode colocá-los sobre uma bandeja ou dentro de um cestinho.

Então, agora que você sabe como escolher prateleiras para banheiro, as vantagens de utilizá-las no ambiente e o que elas podem armazenar, é hora de sair às compras. Mas, lembre-se de ter um bom planejamento e analisar o contexto do cômodo. Afinal, as prateleiras precisam conversar com todo o estilo decorativo do banheiro. Sendo assim, nossa dica é contar com a ajuda de um profissional especializado, como arquiteto ou designer de interiores. Dessa forma, ele irá ajudar a criar um projeto totalmente personalizado de acordo com seus gostos e preferências, com muito estilo, sofisticação e elegância.

Marcos K

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 − um =