O ramo da gastronomia é um dos mais importantes do país e um dos que mais estão crescendo nos últimos anos.
Com o crescimento do setor, é comum encontrarmos estabelecimentos que inovam na decoração, parte da propaganda do local, e também o fio condutor do interesse do consumidor pelo estabelecimento.
O trato com a decoração do restaurante é um dos elementos que podem determinar o sucesso do negócio.
Entretanto, não pense que você precisa fazer grandes investimentos para construir um ambiente que seja “a cara” de seu restaurante.
Projeto de decoração para restaurante
Todas as empresas precisam trabalhar na sua decoração, desde uma especializada em vendas de balança antropométrica, até lojas do varejo e restaurantes.
Com esse artigo resolvemos juntar algumas dicas muito importantes para o processo de decoração de restaurantes. Gostou do tema? Então siga conosco e confira nossos próximos tópicos.
5 dicas para decoração de restaurante
- Conheça o público-alvo: a comida não é tudo igual e o ambiente que você está servindo tem que estar alinhado com sua proposta comercial.
Uma hamburgueria, por exemplo, pode ter vários tipos de decoração, desde um ambiente mais ‘clean’ usando cores claras, um ambiente reservado com cores rústicas, e até um ambiente mais ‘dark’ usando cinza e preto como base.
Em outras palavras, o que queremos dizer é que conhecer o seu público-alvo é o primeiro passo para buscar elementos decorativos que vão conversar com essas pessoas e trazer bem-estar enquanto elas esperam pelas refeições.
- Mesas e cadeiras: atente-se a qualidade e a beleza de mesas e cadeiras. Mas, além disso, é muito importante entender que ela pode determinar a média de tempo que os clientes vão ficar em sua loja.
Acentos mais rígidos com mesas fixas, por exemplo, são ideias para restaurantes que querem trabalhar com a dinâmica de fast-food.
Já restaurantes que investem em cadeiras almofadadas com mesas de mármore, por exemplo, estão investindo em um ambiente convidativo, para que o cliente aumente o tempo de permanência no estabelecimento.
- Quadros e painéis decorativos: seja para uma empresa que fabrica um transformador de solda ou em um restaurante, os painéis decorativos conversam com os clientes, seja trazendo informações, passando mensagens positivas ou qualificando a decoração do local.
Recomendamos que invista em quadros e espalhe por seu restaurante para deixar o ambiente mais cheio e aconchegante, no entanto, tome cuidado com os exageros.
Exceto se você esteja pensando em decorar um PUB ou algo do tipo, os quadros não podem poluir o visual local, pois talvez não agrade tanto o público.
- Atente-se a iluminação: para um restaurante a iluminação é muito importante, pois faz parte da decoração do ambiente.
O gestor pode investir em um sistema de automação em alguns ambientes, ou mesmo escolher luzes uniformes, para conversar com os demais artigos decorativos do ambiente.
Lembre-se que as luzes são focos de atratividade, incentiva clientes a tirarem fotos no ambiente e ficarem mais à vontade. Portanto, trabalhe com as luzes considerando a proposta geral do local.
- Escolha o piso certo: por último e não menos importante, o piso é algo fundamental para seu restaurante. Ele determina alguns aspectos de primeira vista, como ‘limpeza’ e ‘aconchego’.
Você pode instalar vários tipos de piso em um restaurante, mas é muito importante, como também é no caso das luzes e artigos corporativos, que esteja harmonizando o ambiente.
Esse foi nosso artigo dando cinco dicas de decoração para restaurantes. Se gostou do nosso conteúdo, compartilhe nas redes sociais e nos siga para mais dicas de gestão de restaurantes.
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.
- O Lugar Mais Bonito em Balneário Camboriú - 3 de janeiro de 2025
- É perigoso vazar o gás da geladeira? - 27 de dezembro de 2024
- 7 formas automatizadas de manter a limpeza da casa - 20 de outubro de 2022