4 Dicas de decoração para quarto infantil

4 Dicas de decoração para quarto infantil

Quarto é aquele cômodo da casa que é um lugar de descanso, acolhimento e privacidade. Se decorar quartos para adultos já é legal, imagine para crianças. Poder deixar a imaginação voar e criar um espaço único que será eternizado em memórias da infância de uma pessoa é uma tarefa muito importante. 

Por isso, esta tarefa precisa ser executada com excelência. Para decorar  um quarto infantil é necessário ter em mente que uma criança precisa ser cuidada, estimulada ao desenvolvimento, e claro, ela crescerá, então é importante aproveitar este momento para investir em mais benefícios para outras fases. Confira dicas de como fazer isso: 

1 – Funcionalidade

Antes de comprar ursos de pelúcia e decoração em porcelana, a funcionalidade deve ser considerada, principalmente se for para a chegada de um bebê. Nos primeiros meses de vida serão muitas noites em claro, por isso, qualquer oportunidade de facilitar este momento é válida. 

Uma das necessidades é um ambiente que faça o bebê se sentir seguro. Um lugar com uma cortina que corte qualquer luz e com bom isolamento acústico é uma boa pedida. Muitas vezes, projetar um ambiente estratégico para colocá-lo no berço/cama após adormecer facilita (e muito) a vida dos pais. 

Uma dica valiosa é colocar o berço longe da porta e janela e um lugar para colocar um aparelho com ruído branco. Ruído branco é um barulho contínuo que abafa outros sons, ele pode ser feito com um secador ou vídeo e emite um som parecido com um compressor de ar odontológico, sempre presente nos consultórios de dentistas. 

2 – Cores claras 

Foi o tempo em que quartos infantis tinham cores vibrantes e diversas. Se você preza pela tranquilidade do ambiente, opte por cores claras em tons pastéis. Isso facilita a rotina noturna da criança, que diminui a aceleração do dia ao se sentir acolhida por um ambiente sem tanta poluição visual. 

3 – Brinquedos 

Um escritor sem um livro de cabeceira, uma fotógrafa sem fotografias na parede ou um artista sem uma arte que admira em seu quarto, será que existe? Uma coisa podemos confirmar, não existe quarto de crianças sem brinquedos!

Organizar prateleiras com brinquedos para cada idade, livros infantis e deixar claro que aquele é o lugar destes objetos é muito importante para o desenvolvimento da criança. Além de filtrar o ambiente da criança, separando do restante da casa, assim como um filtro coalescente faz com as partículas sólidas do ar, transformando em umidade. 

4 – Móveis adaptáveis

As crianças crescem rápido e cada fase necessita de uma adaptação, por isso, nesse nicho existem muitos móveis adaptáveis, como berços transformados em mini camas e até mesas, escrivaninhas com altura adaptável e cadeira que podem ser ajustadas ao tamanho da criança. 

Esta adaptação precisa ser segura e não oferecer riscos à criança. Para ilustrar essa necessidade, pode-se citar o vidro termoelétrico, feito para manter alimentos aquecidos e se adapta a cada necessidade, mas para isso, tem uma camada de vidro temperado que permite esta variação e mantém a segurança necessária. 

Pensar na importância do quarto para a criança já é um bom guia para suas escolhas, mas considere estes quatro pontos para não arriscar se arrepender por colocar algo que dificulta a rotina e descanso do dono do espaço.

O que achou do texto de hoje? Essas dicas foram úteis para você? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

Bahia Decoração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + dez =