É melhor alugar ou construir um galpão logístico?

É fato que a logística de armazenamento e distribuição de mercadorias continua sendo um desafio para empresas de diferentes portes e segmentos até os dias atuais. No entanto, uma forma inteligente de facilitar o processo e otimizar o dia a dia das organizações é a adoção de galpões logísticos, sendo um diferencial competitivo que agrega muitas vantagens ao cenário empresarial. Contudo, existem diversas formas de incluir esse espaço na rotina da empresa e é justamente por isso que pode surgir a dúvida se é melhor construir ou alugar. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje para esclarecer suas dúvidas.

Avalie a viabilidade de um projeto

Depois de entender a importância de um galpão logístico para seu negócio, é necessário avaliar a viabilidade do projeto, pois qualquer coisa que envolva a aplicação de tempo e dinheiro precisa ser avaliada com cuidado. Dessa forma é possível utilizar os recursos com inteligência e promover benefícios a longo prazo. Nesse sentido, é importante avaliar todas as variáveis e conhecer os riscos envolvidos antes de tomar qualquer decisão que afete seu negócio. Afinal, impulsividade não é uma atitude que deve estar presente na vida de um gestor.

Quando falamos em um imóvel, como o galpão industrial, por exemplo, a aquisição, locação ou construção tem como objetivo aproveitar a oportunidade para expandir as operações. Entretanto, deve-se ter estimativas sobre o retorno financeiro e aumento da capacidade produtiva que serão resultantes do investimento, a fim de tomar a decisão mais adequada. Além disso, é importante também estudar o comportamento do mercado para determinar se realmente existe uma demanda que justifique ampliar o espaço que já possui.

Ao analisar todos esses fatores, será mais simples tomar as decisões com racionalidade, potencializando o negócio e garantindo seu sucesso. Portanto, confira abaixo as vantagens de construir ou alugar um galpão logístico.

Vantagens de construir um galpão logístico

Geralmente, decidir construir um galpão exige a contratação de uma empresa especializada, sendo que isso eleva os custos com aquisição de materiais, mão de obra e preparação do terreno. Além disso, imprevistos sempre podem surgir, como atrasos na entrega de produtos e períodos de chuvas, que impactam nas atividades ao ar livre e podem causar problemas no projeto arquitetônico. Devemos lembrar também, o galpão se tornará um ativo imobilizado, que exige pagamento de impostos e tem custos elevados de manutenção.

No entanto, o espaço irá atender exatamente as necessidades de sua empresa, podendo incluir recursos estratégicos para o dia a dia da organização. Além disso, os projetos estão cada vez mais modernos e flexíveis, permitindo adaptações de acordo com o empreendimento, sendo que esse é um grande atrativo para gestores e investidores.

 Vantagens em alugar um galpão logístico

Construir um galpão logístico exige capital inicial imediato para iniciar as obras, além de tempo para aguardar o espaço ficar pronto. Contudo, isso nem sempre é possível, especialmente com a rotina atual em que as coisas mudam cada vez mais depressa. Sendo assim, a locação de um galpão é um processo menos burocrático e mais econômico, visto que os custos envolvidos são menores, tornando esse tipo de investimento bastante atrativo, pois não exige aplicação imediata de recursos financeiros. Inclusive, os riscos de não obter o retorno esperado do investimento não inferiores nessa situação.

Além disso, o prédio está totalmente pronto, seguindo padrões de qualidade e modernos, a fim de atender as demandas para expandir a operação logística. Ou seja, não há necessidade de obras ou adaptações na construção, sendo possível realizar a mudança com facilidade, agilidade e sem dores de cabeça. Confira abaixo algumas outras vantagens:

  • Serviços de manutenção periódica;
  • Estacionamento e funcionalidades;
  • Total segurança e restrição de acesso;
  • Infraestrutura completa e que atende as necessidades da empresa;
  • Proximidade com clientes e fornecedores;
  • Sem a necessidade de mobilizar boa parte do capital;
  • Espaço para carga e descarga de veículos;
  • Ambientes preparados para receberem esse tipo de operação;
  • Sem preocupações com obras, reformas e adequações;
  • Agilidade na mudança.

É melhor comprar ou alugar um galpão logístico?

É importante deixar claro que cada opção irá se adequar às necessidades e preferências de cada empresa, não havendo uma alternativa melhor do que a outra. Sendo assim, é primordial que o gestor considere as vantagens e desvantagens de cada opção, refletindo cuidadosamente a escolha mais vantajosa para o negócio em si. Por exemplo, para quem tem pressa e precisa de maior flexibilidade, o aluguel é a melhor alternativa. Além disso, essa opção permite que a empresa fique com um valor disponível no caixa para imprevistos e outros investimentos.

Por outro lado, se não deseja pagar uma taxa mensal e existem condições favoráveis para a construção, esse deve ser o caminho da empresa. Portanto, conte com a ajuda de profissionais especializados e tome a melhor decisão baseado em análises e dados sólidos, garantindo, assim, a melhor solução para seu negócio.

Outros assuntos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.