5 dicas para decorar uma sala de estar pequena

5 dicas para decorar uma sala de estar pequena

Morar em casas ou apartamentos grandes e espaçosos tem se tornado algo cada vez mais raro nos dias de hoje, o novo normal é justamente residir em espaços pequenos, que sejam mais compactos e aconchegantes, com maior facilidade para limpar e principalmente, decorar. 

Mas, ao mesmo tempo que essa possa parecer uma missão empolgada, a decoração em pequenos espaços tende a ser algo bem desafiador, ainda mais quando falamos de um cômodo tão importante quanto a sala de estar, é nela que você vai receber visitas e até mesmo passar um bom tempo do seu dia e nos seus finais de semana relaxando no sofá.

Por isso, esse é um dos espaços que você mais precisa caprichar e se atentar em cada detalhe, nada de deixar o seu projeto de climatização exposto, é preciso cobrir cada cantinho e aproveitar ao máximo cada espaço, mesmo que ele seja pequeno. 

Se você está com problemas de colocar seus móveis no lugar certo, ou o que fazer para não parecer tudo muito apertado, nós vamos te ajudar! No texto de hoje, separamos 5 dicas para decorar uma sala de estar pequena de maneira funcional, bora conferir? Então vamos lá!

1. Fique de olho nos móveis: menos é mais!

Quando se tem uma limitação de espaço, não é hora de inventar moda, quanto menos móveis você tiver, melhor aproveitado será seu ambiente, procure tirar todas as medidas certinhas com sua fita métrica, e faça um planejamento de forma precisa, do que exatamente cabe em cada espaço. 

Selecione os móveis mais importantes, sendo aqueles que você realmente precisa, por mais que alguns possam ser charmosos, em uma sala de estar pequena, é necessário escolher a dedo, somente o essencial, procure sofás com braços finos ou sem, além de móveis pequenos caso o teto seja alto. 

Lembre-se de dispor todos os elementos de uma forma que não atrapalhe a locomoção das pessoas, deixando a passagem e o corredor livres e tenham como foco principal, a otimização, selecionando apenas o necessário, além de móveis inteligentes, como um sofá-cama, mesas laterais e móveis retráteis. 

2. Aposte em prateleiras e armários flutuantes e embutidos

Para ajudar a poupar e usar ainda menos móveis, opte por prateleiras e armários flutuantes e embutidos, para as prateleiras, procure espalhá-las pelo corredor, e se elas forem cumpridas ainda melhor, dando um efeito horizontal mais profundo. 

Para os armários, não se esqueça de guardar todos os itens menos utilizados como sua balança industrial, além de deixá-los embutidos e bem guardados, isso vai economizar espaço dos seus móveis, além disso, procure TV de LCD ou plasma, já que elas são imprescindíveis dentro de uma sala de estar, procure ao menos, fixá-la na parede. 

3. Não carregue muito o visual

Se você tem uma sala de estar pequena, é preciso entender que existem certas limitações, como a sua decoração, nada de acrescentar lustres enormes ou peças que ocupem um espaço desproporcional dentro de sua sala. 

Em relação ao visual, o único ponto grande que você pode apostar é nos tapetes, que costumam trazer amplitude ao espaço, mas já em relação às outras decorações e elementos decorativos, procure sempre trazer algo mais contido e que se encaixe bem com o tamanho de sua sala de estar, sem exageros. 

4. Use espelhos e aproveite a luz natural

Os espelhos e objetos de vidro em geral, trazem um tom de amplitude já que amplificam a luz, além de serem extremamente modernos e práticos, mesas e cadeiras em acrílico, além do uso dos espelhos na horizontal, pode trazer um tom diferente, muito mais amplo e divertido ao seu espaço. 

Também é recomendado o uso e abuso da luz natural, procure não usar cortinas ou priorize as mais translúcidas que deixam entrar bastante claridade, isso também auxilia na amplitude do espaço durante o dia, sendo tão preciso quanto um sensor de temperatura e umidade. 

5. Opte por tons claros e suaves

Fechamos nossa lista com as cores ideais para você adicionar na sua pequena sala de estar, visando manter a pegada de amplitude de espaço, recomendamos você optar por tons mais claros e suaves, eles ajudam a expandir o local, também indicamos o uso de uma ou no máximo duas cores, com uma baixa variação, trazendo o ambiente para uma pegada mais clean. 

O monocromático sempre é uma opção legal, puxando para o branco, cinza, preto ou gelo, caso você queira alguma outra cor, talvez testar um amarelo ou verde, que potencializam a iluminação, pode trazer um tom divertido e extremamente eficiente para o seu ambiente. 

O que achou do texto de hoje? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 12 =