Uma das tendências do momento é um estilo universal e atemporal que é tão popular que dominou os meios de design de interiores, tecnologia, arte e até gastronomia. Esse é o estilo minimalista, por trás da decoração do ambiente clean.

A palavra clean é um termo da língua inglesa que pode ser traduzido como limpo. Esse conceito surgiu na área da moda e foi tomando outros ramos da criação e do dia a dia humano. Sua característica fundamental é a obtenção de um visual mais leve.

Esse conceito visual vem à tona a partir de cores mais claras, menos elementos e harmonia interna dentro de cada item, e em formatos simples que conversam entre si com uma organização bem definida e espaçosa.

Desde as roupas do dia a dia, até o novo celular do momento e um painel backdrop para fotos podem carregar consigo características de design clean. Tonalidades neutras e características minimalistas marcam esse estilo em particular.

Dentro do mundo de projetos de arquitetura, decoração e design de interiores, a criação de um ambiente clean é uma grande tendência e pode ser feita a partir de diferentes referenciais estéticos, desde o mais moderno até o clássico.

Essa é uma das características mais importantes do design, pois uma abordagem mais leve e arejada pode ser atemporal, ou seja, está sempre em alta e pode utilizar referências de diversos momentos da criação humana.

Junto com a leveza, a decoração clean é responsável por agregar sofisticação e refino para os ambientes. Para esse efeito, é preciso planejar o espaço e seu design para que, em conjunto, todos os elementos se unam em uma harmonia coerente com a temática.

Além do seu caráter visual, o estilo de design clean também tem uma função prática, o método de decisão de quais elementos estão ou não presentes é a usabilidade. Isso garante uma composição mais prática e menos sobrecarregada.

O que é a decoração clean?

Uma das características mais fundamentais da abordagem de decoração clean é o espaço de uma sala planejada grande e o uso de cores claras, além do tradicional branco, tons pastéis, candy colors, areia, gelo e palha são opções. Outras características essenciais são:

  • Paredes claras;
  • Projeto luminotécnico eficiente;
  • Design moderno e inteligente de móveis;
  • Presença de vidros;
  • Uso bem harmonizado de contrastes.

Por mais que  a decoração clean priorize tons claros, o estilo é aberto e pode receber diversas combinações de cores. Em geral, ela deve ser sutil e compor uma paleta de cores coerente. Texturas e padronagens podem enriquecer esse espaço sem sair do design clean.

Seguindo essa tendência, desde uma sala de estar em casa, um ambiente de recepção de um consultório, conjunto de roupas e até a etiqueta personalizada para doces, podem ser criadas a partir de um modelo clean.

Dentro da decoração, uma das principais potências da decoração clean é criar uma percepção de amplitude e leveza do espaço. Outra ferramenta para garantir esse efeito é o projeto de iluminação.

Ao pensar na iluminação, a partir do viés de design de interiores clean, a casa ou ambiente comercial ganha mais valor no dia a dia, podendo ser frequentado de dia e à noite com uma iluminação funcional muito mais agradável e harmoniosa.

A imagem que muitas pessoas têm do ambiente clean é a de um espaço totalmente branco com a sensação de vazio e de tédio. Contudo, o design minimalista, tanto clássico, quanto moderno é capaz de quebrar a monotonia da decoração.

As composições de uma paleta de cores e texturas, o uso de plantas, peças artísticas e outros elementos de decoração, quando usados de forma inteligente, passam a agregar para o espaço e criam um cenário mais integrado em si.

Benefícios de um ambiente clean

A decoração clean chega como uma ferramenta visual, inspiracional e universal de promoção de sensações. A partir disso, desde as cores na parede, até a cobertura policarbonato para escada podem ser utilizadas.

A questão que demonstra a relevância do estilo de decoração limpa está diretamente relacionada com a forma com que as pessoas têm convivido com seus espaços e a ligação do comportamento humano com o ambiente em que ele está situado.

Com uma rotina do dia a dia mais agitada, a demanda por espaços de leveza, calmaria e ausência de estresse aumenta. Além do aumento da organização e da facilidade nos processos de cuidado do espaço como a limpeza de sofá e outras tarefas.

O estilo clean, além de tranquilidade, pode proporcionar outras sensações diferentes. Lojas de tecnologias utilizam essa abordagem para dar um ar de modernidade, enquanto consultórios médicos passam a essência de limpeza, organização e credibilidade.

Muitas vezes, o que as pessoas enxergam como bonito nas tendências de decoração pode ser utilizado dentro de uma abordagem clean. Tons claros, boa iluminação e uma composição inteligente estão diretamente ligados ao aprofundamento do senso estético.

A predominância da iluminação e da presença de elementos claros também pode abrir frente para a adesão de contrastes muito bem definidos, que serão responsáveis por adicionar o toque de personalidade aos ambientes.

Os elementos escolhidos para gerar essa transformação de ambiente podem ser pensados de acordo com o estilo e personalidade que se pretende oferecer para aquele espaço. Desde plantas e elementos naturais, até espelhos modernos podem ser opções ideais.

Antes que se pense o contrário, o estilo clean se adapta aos mais diversos modelos de espaço, incluindo os mais amplos até os menores, independente do seu uso ou orçamento para criação.

Seguindo os padrões citados até então, é possível gerar uma transformação não só do visual e da usabilidade do espaço, como ampliar a sensação de bem-estar e leveza nos ambientes.

Como fazer uma decoração com temática clean

Entendendo os benefícios de aderir a um estilo de decoração clean para sua casa ou empresa, é preciso saber como aplicar essa temática desde a cor das paredes, até a escolha da porta articulada de entrada ou saída.

Os tons e cores suaves, leves e claros já predominam na decoração convencional, mas ganham seu protagonismo dentro do design clean. Além de privilegiar abordagens decorativas neutras, eles facilitam o contraste e a harmonização.

Quando a decoração clean é pensada a partir de um projeto decorativo, a ideia de monotonia se distancia e as características mais marcantes se sobressaem. Junto com a leveza, é preciso pensar também na harmonia e nos contrastes da decoração.

O mobiliário também é uma questão extremamente relevante para o estilo clean, em especial, os móveis multifuncionais que podem dar um toque moderno especial para os ambientes.

Servindo as funções de armazenamento, apoio e até divisória para quarto drywall, os móveis são responsáveis por dar o tom da decoração com a sua relação de cores, texturas, materiais e formas.

É preciso ter uma atenção redobrada ao controle de excessos. O processo de criação e desenvolvimento de um design de interiores clean também depende de uma série de escolhas de coisas que podem ou não ser tiradas do ambiente.

Com o estilo clean, não são os elementos os verdadeiros astros da decoração, mas sim o espaço e o respiro harmônico que existem entre eles, estimulando não só a arte, como a praticidade no dia a dia.

O minimalismo também é uma das características dos ambientes clean, contudo, não é  necessário abrir mão do caráter acolhedor dos espaços. Mesmo com cores claras e poucos elementos, é possível proporcionar conforto e personalidade.

Considerações finais

A vertente de design de interiores chamada clean é uma das mais populares há muito tempo e pode ser associada tanto a um estilo mais clássico, quanto ao mais moderno. Suas características se dão pela elegância, calmaria e suavidade proporcionadas.

Esse estilo é tão popular que pode ser visto em diversas áreas, como arquitetura, moda, gastronomia, design gráfico e artes. A arquitetura pode se desenvolver a partir de linhas que priorizam o minimalismo e a praticidade de todos os elementos.

Dentro do design de interiores, o design clean deve ser pensado desde a instalação de piso laminado na parede até a escolha dos móveis. A temática mais importante do estilo é a simplicidade dos seus elementos e de tons contrastantes e neutros em equilíbrio.

Outra característica fundamental do estilo de decoração clean é a relevância da luz para o seu projeto. A ideia é, durante a noite, oferecer abundância de luz e, durante o dia, aproveitar a iluminação natural para completar e evitar a criação de sombras.

Todos esses pontos em conjunto reforçam também o senso de amplitude do espaço, pois mesmo em ambientes pequenos a arquitetura e o design de interiores clean reforçam o uso mais inteligente de cada centímetro.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + cinco =