Como funciona o processo de sustentabilidade?

Sustentabilidade é a palavra que está em voga para todos. E para desenvolver um modelo de negócios sustentável, precisará de uma liderança comprometida, muita atenção e os mecanismos adequados para implementá-la.

Portanto, vista seu sapato de segurança, pegue suas ferramentas e os colaboradores do setor para que possamos, juntos, entender como funciona todo este processo. Ficou curioso com o tema? É só continuar com a gente!

O que torna uma empresa verdadeiramente sustentável?

Muitas empresas se assustam com a ideia de se reestruturarem para serem mais sustentáveis. No entanto, repensar modelos de negócios e fazer ajustes graduais não são obstáculos intransponíveis.

Até agora, não há uma definição geralmente aceita de uma empresa sustentável, nem uma lei que regule o que isso significa. No entanto, existem determinações que os gestores podem e devem seguir para tornar suas atividades verdadeiramente ecológicas. Afinal, o apelo dos consumidores por isso está se tornando cada vez mais forte.

Anos atrás, em Paris, os líderes dos estados e membros da Organização das Nações Unidas (ONU) concordaram com 17 metas que visam criar um mundo melhor até 2030. 

Esses Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estão focados em erradicar a pobreza, combater a desigualdade e acabar com as mudanças climáticas. Ao elaborar esses objetivos, a ONU estabeleceu uma espécie de catálogo de regras para mostrar como devem ser os estilos de vida e as atividades econômicas. 

O grande problema é que, justamente, o nosso governo não lida muito bem com isso, visto que o desmatamento na Amazônia vem batendo recordes ano após ano. Ou seja, você e sua empresa de disco abrasivo, por exemplo, devem se pautar pela ética e o bom senso pessoal… mas saberão o quão bem farão a todos!

Quem quiser tornar-se sustentável, deve ter em conta cada um destes três pilares: 

  • Sustentabilidade ambiental; 
  • Social e; 
  • Economia. 

Desconsiderar um desses seria uma falha em reconhecer a natureza complexa do conceito.

Como funcionam os novos objetivos e estruturas da sustentabilidade?

A liderança sustentável não é apenas desejável, mas também viável – qualquer que seja o tamanho da empresa, pois colocará seu nome em uma espécie de display de acrílico e com letras garrafais. 

O funcionamento desses novos objetivos e estruturas se dá com as fábricas mais novas, que estão comprometidas com a proteção do meio ambiente e focadas em criar produtos duráveis e com base em materiais recicláveis.

Não é fácil repensar um modelo de negócios e romper com estruturas antigas. Quem quiser encarar esse desafio, deve se fazer as seguintes perguntas: 

  • O modelo de produtos antigos e que mudam toda semana, ainda é o que o mercado quer?; 
  • Onde há potencial de melhoria sustentável na minha empresa?; 
  • Que ajuste ainda pode ser feito? 

Todos os processos, bem como sua cadeia de valor, devem ser apresentados da forma mais transparente possível. Esta é a única maneira de tornar a transformação da identidade de uma empresa parte integrante de todas as suas práticas. 

Gostou do nosso conteúdo? Deixe o seu comentário e compartilhe este post em suas suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.