Iluminação Natural: Como utilizar na sua casa?

Iluminação Natural

Como aproveitar melhor a iluminação natural

Em qualquer ambiente, é importante termos acesso à iluminação natural como uma forma de garantir que boa parte da iluminação seja provida pela luz do sol e a iluminação artificial ou seja utilizada apenas em momentos onde essa luz já é insuficiente.

Por isso, é sempre importante garantir um bom acesso à iluminação natural, pois além de oferecer uma luminosidade mais eficiente, ainda gera outros benefícios significativos para qualquer residência, que vão desde economia até questões estéticas.

Quer saber um pouco mais sobre Como utilizar a iluminação natural na sua casa? Precisa com a leitura e garanta dicas excelentes para o seu dia a dia.

Posição de uma residência

Da mesma forma de quando se escolher um produto, é importante escolher bem a posição de uma residência para que ela tenha o maior aproveitamento de luz natural possível.

Então, saber qual é o melhor ângulo para ter uma maior incidência de raios solares durante o dia é importante, por isso que casas voltadas para o lado leste vão ter mais luminosidade durante a parte da manhã até o meio-dia, em geral.

Casas voltadas para o oeste vão ter uma iluminação mais voltada para o final do dia, que pode não ser tão bom para casas em lugares muito frios, posto que a temperatura vai caindo conforme o passar do dia e a residência possa ficar mais gelada, não com a mesma potência de câmaras de refrigeração, mas ainda assim com mais desconforto. 

Casas voltadas para o Norte tendem a ter uma luminosidade menos incidente, mas ainda assim aproveitam melhor a luz do sol durante a manhã, o que vai garantir o maior conforto térmico.

Residências voltadas para o sul vão sofrer um pouco mais com a ação do vento, geralmente, posto que é só luminosidade não vai ser tão incidente quanto o lado oeste, mas ainda vão aproveitar mais a luminosidade ao final do dia.

Como aproveitar a iluminação natural

É importante verificar a iluminação natural como uma forma de economia, principalmente, em locais que têm uma incidência solar muito forte, além de ajudar a esquentar a casa em tempos mais frios. É uma técnica tão usual quanto um filtro prensa para a indústria.

Por isso, é importante verificar janelas e portas voltadas para o lado leste, se não voltadas para o oeste, onde terão uma maior incidência solar ao passar do dia, o que vai garantir o maior conforto térmico para esses ambientes.

A utilização de espelhos também é uma excelente forma de garantir que a iluminação natural possa percorrer a casa com mais facilidade, a partir do seu reflexo é possível garantir que ela adentre com mais facilidade os ambientes e possa se espalhar também.

Sendo uma forma tão eficiente quanto um compressor de ar pistão, a utilização de cores claras também é uma excelente forma de garantir que a iluminação natural possa se espalhar com mais facilidade dentro da casa, pois essas cores vão refletir a luminosidade a partir da incidência solar dentro do ambiente.

Diante disso, é essencial garantir que a utilização da iluminação natural na sua residência seja feita da melhor maneira possível, garantindo todos os benefícios e ainda promovendo o ambiente extremamente mais confortável e acolhedor.

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.