Como aproveitar a varanda do apartamento

Veja como aproveitar a varanda do apartamento de maneira otimizada

Decidir como aproveitar a varanda do apartamento é interessante, ainda mais quando o imóvel é compacto e é preciso aproveitar todo o espaço, portanto ter algumas dicas podem facilitar essa decisão.

Um dos melhores momentos para quem acabou de comprar um apto no RJ é procurar por projetos de decoração, com a intenção de deixar cada canto do novo lar com a cara dos novos moradores. No entanto, algumas pessoas se encontram em dificuldades quando o assunto é a varanda do apartamento, pois infelizmente, alguns deixam meio esquecida e apenas são usadas quando tem festas ou jantares. Porém, é interessante também integrá-la ao espaço da família e fazer o uso no dia a dia, além de aproveitar totalmente o espaço.

6 dicas de como aproveitar a varanda do apartamento

O número de pessoas que moram em apartamentos é cada dia maior. Além disso, as decorações projetadas estão cada vez mais sofisticadas e adaptadas para que cada espaço do imóvel seja aproveitado. Portanto, saber usar cada cantinho do apartamento é importante, ainda mais quando se trata de apartamentos pequenos. Sendo assim, algumas dicas podem ser coringa no aproveitamento desse espaço.

Confira abaixo algumas dicas:

Integração

Esta é uma boa opção para quem pretende ter mais espaço na casa. Ampliar um pouco a sala de estar / TV, e ainda criar uma sala de jantar, o que não está previsto no projeto da construtora. Nesta opção, a ideia é retirar o limite entre a varanda e o espaço interior para poupar espaço. Além disso, por ter a vantagem de aumentar a área interna. No entanto, é importante saber que o morador irá perder a área “aberta” da casa. Porém, é apenas questão de opinião, caso o morador não se incomodar essa é uma ótima alternativa para quem gostaria de aumentar o interno do imóvel.

Espaço gourmet

A segunda opção é usar a varanda como espaço gourmet. Aquele cantinho que pode receber familiares e amigos, sem perder o sabor da área externa, tem uma vista ampla e um bom vento. Dependendo do tamanho da varanda, pode-se inserir vários suportes, como churrasqueiras, áreas de bar, bancos, mesas, tigelas e entre outras ideias. Se essa ideia chamou a atenção é importante não deixar de consultar o apartamento sobre os principais regulamentos para ver se é possível ou não realizar a área gourmet.

Escritório

Outra ótima dica é usar o espaço da varanda para criar o próprio canto de escritório. Algumas pessoas trabalham em casa, ou por algum motivo estão fazendo home office por um período, então a demanda por espaços como residências em escritórios domésticos precisa de atenção a mais. É bom usar uma varanda como escritório porque normalmente se tem um espaço bem iluminado e ventilado e pode se isolar facilmente de outras áreas da casa.

Momento de relaxamento

Essa dica é para quem quer um espaço para relaxar, meditar e ler. A varanda pode ser usada para todas essas atividades. Criar um espaço muito zen e confortável para respirar a agitação da vida diária é interessante, ainda mais para quem passa por muito estresse, esses momentos relax são muito importantes. No entanto, não é necessário fazer um investimento excessivo. Pois, com poucos elementos já é possível promover um espaço muito bom.

Horta

Esta técnica é para amantes de plantas. A varanda pode facilmente se tornar uma horta. Só precisa saber escolher as espécies que você vai colocar na área para que se encaixe no espaço. Essa ideia pode ser mais fácil do que se imagina, a varanda pode ser o lugar ideal para uma horta urbana. Além disso, caso o morador tenha filhos, ou ainda planeje ter, será uma ótima oportunidade de ensinar a eles a importância da qualidade da alimentação, sem o uso dos agrotóxicos.

Além de verduras e legumes, ainda há a possibilidade de escolher e cultivar algumas ervas e plantas consideradas medicinais. Ademais, usar as paredes e o chão pode criar funcionalidade, e também pode deixar o ambiente mais belo.

Criar um jardim

As pessoas que moram no prédio estão bem cientes das vantagens desse tipo de imóvel, como a limpeza, segurança, praticidade da área de lazer e serviços aos proprietários. Porém, não existe coisa perfeita no mundo, um dos problemas apontados por muitos moradores, principalmente os que vivem nas grandes cidades, é a falta de áreas verdes e a impossibilidade de um contato mais próximo com a natureza.

No entanto, a varanda pode ser uma ótima alternativa para quem quer um lindo jardim. Para este projeto, o morador pode usar o estilo de paisagem favorito, como o oriental, tropical, moderno e entre outros. No entanto, é preciso lembrar-se de incluir não apenas plantas, mas também decorações e móveis para criar uma bela atmosfera. No caso de tecidos e materiais, observar que eles requerem um tratamento especial para se utilizar ao ar livre, caso contrário, irão se desgastar em pouco tempo.

Outras informações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.