Estilo minimalista e a arte de viver com pouco

Estilo minimalista e a arte de viver com pouco

Tendências sempre surgem, mas há aquelas que se consolidam, como no caso do uso de pallet de madeira na decoração de diversos tipos de ambientes e também do estilo minimalista.

O estilo minimalista não apenas se fixa na área decorativa, mas é também é tido como um estilo  de vida. Portanto, é uma tendência muito mais abrangente que vai ao encontro da proposta tão propagada de que o menos é mais.

A eliminação do excesso, fator central desse estilo, traz para os adeptos diferentes vantagens, como:

  • Menos estresse;
  • Mais poder criativo;
  • Mais economia;
  • Melhor capacidade de produzir;
  • Mais sustentabilidade.

Quer saber como aplicar a arte de viver com pouco no seu dia a dia? Então venha conosco e veja dicas. Boa leitura!

Priorize comprar produtos pela qualidade e não pelo preço

Pegando o exemplo do setor industrial que cada vez mais prioriza equipamentos de tecnologia de ponta, como a fresadora Cnc e outros, quem deseja adotar o estilo de vida minimalista também deve colocar em primeiro lugar qualidade na hora de comprar produtos.

A razão é simples, produtos de elevada eficiência em desempenho tem ciclo de vida mais longo, portanto, são mais econômicos, um dos pontos que faz o estilo promover menos gastos, uma vez que eles são racionais.

Valorizar o que já possui

Ser minimalista é evitar excessos e isso tem tudo a ver com a prática de valorizar o que já possui, seja algo de valor alto ou baixo, como uma roupa, por exemplo.

Além disso, apreciar os produtos que possui gera menos ansiedade e com isso menos  compras desnecessárias são feitas. Mais uma vez, o minimalismo é estilo que proporciona economia, mas de forma inteligente.

Adote práticas sustentáveis

Assim como uma estação de tratamento de água permite a reutilização de água de variados locais para serem utilizadas para outras finalidades e com isso, reduz o desperdício. A adoção de boas práticas sustentáveis também é foco do estilo de vida minimalista.

Diminuía o consumo de água e energia passando menos tempo no banho, crie áreas na residência que permitem maior incidência de iluminação e ventilação, reduzindo o consumo de ventiladores e ar-condicionado e separe do lixo orgânico do reciclável.

Essas são uma das práticas eficientes na preservação dos recursos naturais.

Reutilize sempre quando puder

Quando se trata de práticas sustentáveis também é algo relevante reutilizar produtos ao invés de jogá-lo fora.

Isso pode ser feito desde roupas a mobiliários. Além de economizar, aqueles que optam pela reutilização acabam estimulando a criatividade, uma vez que para dar cara nova a um objeto há que achar maneiras diferenciadas de personalização. E não faltam inspirações na internet.

Doe coisas que não estão sendo usadas

Se não deseja reutilizar, então faça a doação. Com isso, além de eliminar artigos que não fazem falta, estará ajudando outras pessoas. O envolvimento com iniciativas sociais como essa, confere também grande satisfação pessoal, melhorando a qualidade de vida.

Mas lembre-se: qualquer tipo de produto, seja um móvel, uma roupa de cama ou um utensílio doméstico deve estar em boas condições de uso, afinal, se a intenção é que ele seja aproveitado.

Chegamos ao fim do nosso artigo sobre o estilo minimalista de vida. Se gostou compartilhe nas suas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × cinco =