Como o Customer Profile pode aumentar suas vendas

Como o Customer Profile pode aumentar suas vendas

Se alguém perguntar para você hoje qual é o seu cliente ideal, seu perfil, características e preferências, você saberia responder? Conhecer o consumidor de sua empresa é algo essencial, independente do segmento ou do tamanho da sua empresa. 

Afinal, como aumentar as suas vendas se seu negócio está oferecendo sapato de segurança para pessoas que trabalham dentro de escritórios? Conhecer seu público é o primeiro passo para entender suas necessidades, seus desejos, e conseguir oferecer o produto certo, para a pessoa certa da forma certa, e é exatamente aí que entra o Customer Profile. 

Já ouviu falar sobre esse termo? Ainda não? No texto de hoje, nós iremos mostrar o que é o Customer Profile e como essa estratégia pode aumentar suas vendas de forma extremamente eficiente, bora conferir? Então vamos lá!

O que é o Customer Profile?

Em uma tradução livre para o português, Customer Profile significa “Perfil do Cliente”, e é um termo muito utilizado no marketing, nas vendas e no setor comercial de maneira geral, geralmente, ao abordar esse termo sempre é utilizado o conceito ICP ( Ideal Customer Profile), que visa encontrar o perfil ideal do consumidor de uma determinada empresa. 

De maneira resumida, o ICP nada mais é do que um conjunto de características que devem ser identificadas no momento de encontrar o cliente ideal, como idade, localização, cargo, renda e etc.

É através dele, que uma empresa que vende pistola de pintura pulverizadora, consegue entender quem é o seu consumidor, como chegar até ele e que tipo de abordagem deve ser feita de acordo com seu perfil.

O Customer Profile é uma estratégia extremamente eficiente, afinal, de nada adianta ter o melhor produto do mercado se você oferecer ele para as pessoas erradas, ainda não está convencido de como ele pode ser útil? Abaixo, mostramos alguns pontos de como esse conceito pode aumentar suas vendas, confira!

Diminuindo o ciclo de vendas

A partir do momento em que você sabe e entende quem é o seu cliente ideal, é muito mais fácil montar apresentações, estratégias personalizadas, enviar ofertas e conteúdos de acordo com os seus gostos pessoais, suas características, necessidades e desejos, isso gera uma venda mais rápida e a possibilidade de realizar novas propostas em upsell. 

Dessa forma, por conhecer melhor cada consumidor, você acaba encurtando o ciclo de vendas, já que consegue enviar uma proposta muito mais assertiva, fazendo com que a jornada seja encurtada e a experiência muito mais satisfatória.

Ampliando a satisfação dos clientes

Falando em satisfação, existe algo melhor para o consumidor do que receber de uma empresa exatamente aquilo que ele desejava? Um produto ou serviço que se encaixe com seu perfil e de forma personalizada? 

Com certeza esse é o suprassumo para qualquer pessoa, que se sente muito mais satisfeita em fazer negócio, o que resulta em vários pontos positivos, como a fidelização daquele cliente e a publicidade gratuita que ele fará da sua marca. 

Melhorando a reputação da sua empresa no mercado

Para vender mais sua empresa precisa ter autoridade dentro do mercado,afinal, uma empresa líder na venda de um produto como o martelete demolidor com certeza possui uma boa reputação, e isso é conquistado com a ajuda do ICP. 

Uma empresa que sabe o que o cliente quer, e consegue personalizar suas propostas, criar soluções, oferecer uma infraestrutura e realizar desejos pensando sempre no seu público, tende a ser muito mais eficiente, e criar uma autoridade e um reconhecimento solidificado dentro do seu mercado de atuação. 

Aumentando as taxas de conversão dentro do funil

Você já deve ter se deparado com usuários indecisos e que ainda não tomaram sua decisão dentro do seu funil de vendas, talvez até pessoas mais lentas, que estejam demorando para tomar uma atitude, o que prejudica todo o prosseguimento do funil, mas muitas vezes, essa demora é culpa da própria empresa que não entrega o conteúdo condizente com a etapa de cada pessoa. 

Dessa forma, o Customer Profile ajuda a entender mais e melhor, cada usuário que faz parte do funil de vendas, o que ajuda a enviar uma oferta de acordo com a sua etapa e os seus gostos pessoais, aumentando assim, as taxas de conversão dentro desse funil. 

O que achou do texto de hoje? Preparado para usar o Customer Profile a seu favor? Então deixe sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar o conteúdo caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

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