Voltar

16 de agosto de 2016

Cozinha organizada

Para quem ama cozinhar é imprescindível planejar a decoração de sua cozinha de forma a torná-la mais funcional e prática para o uso diário. No nível mais básico, a organização da cozinha significa ordenar os mantimentos, os eletrodomésticos, as panelas e utensílios de cozinha de forma a a tornar mais fácil o preparo das refeições, o que resultará em um trabalho muito prazeroso em sua cozinha.

O primeiro passo é avaliar a condição dos seus armários de cozinha: eles têm espaço suficiente para suas necessidades? Estão em bom estado de conservação − incluindo prateleiras, portas, dobradiças − ou seria melhor trocá-los?

Para uma família com quatro ou mais pessoas, é interessante selecionar móveis que tenham um bom espaço interno para organizar todos os utensílios de cozinha, além de uma bancada ampla e espaçosa para o preparo das refeições. É claro que toda escolha deve levar em conta o tamanho real de sua cozinha.

Uma boa escolha para uma família de tamanho médio a grande é a Cozinha Chef com 12 peças:

Decoração de cozinha - Casas Bahia

Decoração de cozinha – Casas Bahia

Na foto, você vê a cozinha Chef com 12 peças no padrão em cor branca. O conjunto é composto, na parte superior, da esquerda para a direita, por um armário de canto reto com nicho, um painel para coifa, um armário basculante e um armário médio com dois nichos. Na parte inferior, iniciando da esquerda para a direita, o conjunto inclui um balcão simples, um balcão com duas gavetas e gavetão, um balcão de pia com tampo, um balcão de canto reto, tampo para cooktop 4 bocas, balcão para forno cooktop e balcão duplo.

Para ver mais detalhes, assista aqui a um vídeo da cozinha Chef com 12 peças: https://www.youtube.com/watch?v=TpxajFuzJVE&feature=youtu.be .

Ao planejar a decoração de sua cozinha, lembre-se também que é importante distribuir pontos de energia ao longo da bancada para facilitar o uso dos eletroportáteis. Além disso, planeje a inclusão de pontos de iluminação direcional para iluminar os pontos estratégicos onde você precisa enxergar com clareza o que está fazendo. Perceba que, na foto, além de posicionarmos os armários nas proximidades da janela da cozinha, incluímos spots direcionais, para melhorar a iluminação dos armários e bancadas.

O segundo passo, não menos importante, é dispor sobre uma mesa ou balcão todos os itens dos armários e separá-los por “áreas”: (1) eletroportáteis, (2) panelas, e assadeiras, (3) travessas e utensílios para servir a mesa, (4) taças, (5) potes para armazenamento, (6) mantimentos, (7) itens de gaveta, (8) outros.

Em seguida descarte todos os itens que estiverem lascados, quebrados, amassados ou que estejam com a função prejudicada, tais como potes sem tampas. Separe também os itens que você não usa há mais de um ano e reserve-os para análise posterior de sua real necessidade.

A ação de separar os itens por áreas facilitará a decisão de onde guardá-los posteriormente nos armários da cozinha. Uma regra simples e útil é armazenar os itens de uso diário ao alcance das mãos, ou seja, evitando as prateleiras muito altas e o fundo dos armários. Outra dica é armazenar as panelas e assadeiras nos armários mais próximos do fogão e, os copos e taças, nas áreas mais próximas à sua geladeira.

Há diversas maneiras de otimizar o espaço interno de seus armários. Um ótimo exemplo é a inclusão de suportes e organizadores.

Para armazenar pratos de diferentes tamanhos − por exemplo pratos fundos, rasos e de lanches − é interessante adquirir um suporte de canto:

Organizador de canto multiuso para armário 3 Níveis - Future

Organizador de canto multiuso para armário 3 Níveis – Future

Este organizador de canto para armário em três níveis otimiza o espaço interno do armário, é fabricado em aço cromado, resistente a raios UV e à ferrugem.

Outro item que facilita a organização dos armários suspensos é o Organizador Suspenso para prateleiras Future:

Organizador suspenso para prateleira armário 26 cm Future utilidades Prata.

Organizador suspenso para prateleira armário 26 cm Future utilidades Prata.

Você pode utilizar este item organizador tanto para armazenar travessas e louças quanto para facilitar a organização dos armários onde você armazenará os mantimentos enlatados, em conserva ou caixas fechadas de alimentos:

Organizador suspenso para prateleira armário 26 cm Future utilidades Prata.

Organizador suspenso para prateleira armário 26 cm Future utilidades Prata.

Para o armazenamento de alimentos duráveis, tais como cereais, açúcar, café e farinhas, opte por potes de vidro transparentes, pois facilitam o controle da quantidade que você tem em estoque e o controle da qualidade do alimento armazenado.

Xícaras e taças podem também ser mais bem organizadas com o uso de suportes suspensos:

Organizador de xícaras para armário com encaixe em prateleira Vantaggio e Organizador de armário para 6 taças com Encaixe em Prateleira Vantaggio

Organizador de xícaras para armário com encaixe em prateleira Vantaggio e Organizador de armário para 6 taças com Encaixe em Prateleira Vantaggio

Lembre-se de que o suporte para taças pode ser armazenado junto à área destinada a copos de uso diário. Já o suporte para xícaras pode ser localizado próximo ao suporte para pratos.

Assadeiras, panelas e tábuas de corte podem ser guardadas nas prateleiras dos balcões mais próximos ao fogão. Empilhe as panelas por tamanho e guarde suas tampas em um suporte especial, que pode ser fixado nas portas do balcão que você reservou para armazenar as panelas.

Suporte de tampas para porta de armário

Suporte de tampas para porta de armário

Outro suporte muito interessante para esta área é o organizador de armário para formas, travessas e frigideiras Future:

Organizador de armário para formas, travessas e frigideiras Future utilidades

Organizador de armário para formas, travessas e frigideiras Future utilidades

Este organizador pode ser tanto usado na vertical quanto na horizontal. Ele é perfeito para armazenar tábuas de corte, assadeiras, formas e frigideiras.

Os nichos da cozinha Chef são perfeitos para você armazenar “bowls” e outras louças comumente usadas em lanches rápidos. Nichos na cozinha são extremamente práticos porque os objetos permanecem visualmente expostos e ao alcance das mãos, facilitando o uso diário. Uma boa ideia é optar por canecas e bowls com design colorido que, além de deixar a sua cozinha esteticamente mais bonita tornam seus lanches ainda mais divertidos.

Eletroportáteis de uso constante também podem ser dispostos sobre a bancada da cozinha.

Quando todos os principais itens estiverem devidamente armazenados dentro dos armários, você estará pronto para desfrutar da experiência de trabalhar em uma cozinha bonita e organizada da forma mais prática.

Os móveis para decoração de sua cozinha você pode encontrar nas lojas físicas das Casas Bahia. Suportes, organizadores e utensílios para cozinha você encontra em nossa loja online: www.casasbahia.com.br .

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.