Organização de garagem: aproveitando ao máximo o espaço

Organização de garagem: aproveitando ao máximo o espaço

A garagem é um cômodo da casa que muitas vezes não é aproveitado adequadamente. O local é pensado para guardar os automóveis, porém pode ser utilizado para acomodar outros objetos, como tesouras para jardim e demais itens de jardinagem, por exemplo.

Você tem utilizado bem a sua garagem? O que acha de organizar tudo conforme o espaço disponível para criar um ambiente funcional e acolhedor? Confira dicas que vão te ajudar nessa missão!

Foque nos espaços verticais

Prateleiras, nichos, estantes e armários são ótimos para ajudar na organização da garagem. Para tanto, você pode escolher uma das paredes para colocá-los e acomodar os itens segundo o uso. No caso das estantes, prefira as vazadas, para ter boa visão do que está guardado ali.

Materiais de jardinagem podem ficar nas prateleiras ou na parte mais alta do armário, afinal, não são usados todos os dias. Agora, as ferramentas precisam estar mais visíveis, já que podem ser necessárias a qualquer momento.

Tenha um organizador de ferramentas

O organizador de ferramentas permite deixar chaves de fenda, alicates, martelos e tudo que faz parte do dia a dia em um único local. Você pode investir em uma caixa de ferramentas e guardar tudo ali ou nos cestos organizadores.

É indicado que os objetos fiquem juntos conforme sua função e as estantes complementam a organização. Nelas, você pode acomodar o cesto ou a caixa e deixar anotado o que está guardado ali.

Entenda o que você usa com frequência

Analise o que você utiliza mais e quais itens têm um período certo para uso. Em um exemplo simples, você não corta a grama e poda as plantas todos os dias, então esses itens de jardinagem podem ficar em prateleiras mais altas ou guardados em um espaço mais distante.

Agora, você pode precisar colocar um prego na parede ou montar uma prateleira, logo, furadeira, martelo e pregos precisam estar ao alcance das mãos, em uma prateleira ao nível dos olhos ou mais baixa.

Prefira as prateleiras

Observe o espaço disponível em sua garagem. Evite comprar armários e outros móveis que vão usar muito da metragem. O armário com porta é melhor evitar, ainda mais se o espaço é pequeno.

Invista nas prateleiras e nos nichos, assim você pode usar as paredes e deixar a área do chão livre para guardar outros objetos, como o cortador de grama ou as caixas organizadoras.

Aposte em caixas e cestos organizadores

As caixas e cestos organizadores funcionam bem em toda a casa. Na garagem, eles podem aparecer e ajudar a guardar, juntos, os itens em comum. Uma caixa pode abrigar ferramentas, outra, os itens de jardinagem, uma terceira ficar com óleos e lubrificantes usados nas máquinas ou no carro, por exemplo.

Prefira caixas e cestos transparentes, assim você consegue enxergar o que está guardado ali dentro. Caso não seja possível, lembre-se de etiquetar, deixando claro o que encontra em cada organizador.

Use o espaço do teto

Por que não aproveitar o teto? Prateleiras suspensas são ótimas para cumprir essa função, assim como ganchos. Vale guardar itens de acampamento e até aquela prancha que te acompanha na praia.

O ideal é que fique no alto aquele objeto utilizado em uma época específica, afinal, você vai precisar de uma escada para conseguir tirá-lo dali.

Mantenha juntos itens semelhantes

Essa dica de organização já foi comentada acima em tópicos específicos, como o das ferramentas, mas é válido ressaltar. Para que a garagem fique sempre organizada, é indispensável que os itens semelhantes fiquem juntos.

Você pode pensar em cada nicho ou prateleira para determinados objetos. Também é válido definir, por exemplo, que no lado direito da estante fica apenas o que está relacionado com jardinagem, já no esquerdo, o espaço é dividido entre ferramentas e marcenaria.

Marcos K

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 1 =