Voltar

05 de abril de 2016

Dicas para uma cozinha prática e bem organizada

Uma dica fundamental para otimizar nosso tempo na cozinha é organizar os utensílios e mantimentos em locais práticos, conforme o uso diário de cada item. Observe que esta é uma regra independente do tamanho de sua cozinha. Digamos que você more em um apartamento pequeno e, portanto, disponha de pouco espaço disponível em sua cozinha. Nesse caso, certamente a quantidade de armários também será limitada pela área disponível. Mas isso não quer dizer que você precisa se conformar com uma cozinha pouco prática. Por exemplo, observe a foto abaixo.

Cozinha Carla 3 peças - Casas Bahia

Cozinha Carla 3 peças – Casas Bahia

A imagem acima ilustra o caso típico de uma cozinha com reduzidas dimensões, dispondo de espaço apenas para a inclusão de um fogão, um balcão de pia e um armário suspenso. Nesse projeto, empregamos a cozinha Carla três peças no padrão de acabamento cinza Vesúvio com preto, composta por um armário basculante com nicho e suporte de utensílios, tampo para pia de inox com 1,20 metro e balcão para pia com duas portas, duas gavetas e um gavetão. A barra de utensílios é uma solução muito prática para armazenar não apenas os utensílios, como também os porta-temperos, panos de pratos e tudo o mais que você puder pendurar em ganchos.

Os pratos devem ser empilhados por ordem de tamanho; copos e xícaras também podem armazenados próximos uns dos outros. No caso das xícaras de café, existem algumas opções que já vem com suporte para empilhar as xícaras, poupando o espaço no interior dos armários.

Conjunto de xicaras de porcelana Indigo com suporte 9 peças - www.casasbahia.com.br

Conjunto de xicaras de porcelana Indigo com suporte 9 peças – www.casasbahia.com.br

Panelas, assim como potes que não estejam em uso, devem ser armazenados uns dentro dos outros para liberar ainda mais espaço dentro dos armários.

Caso a sua cozinha disponha de um espaço um pouco maior, você pode optar por uma cozinha com maior número de módulos. Por exemplo, as opções de 4 a 6 peças da Cozinha Carla, que você pode ver na foto abaixo.

Cozinha Carla 6 peças - Casas Bahia

Cozinha Carla 6 peças – Casas Bahia

Quando dispomos de mais espaço interno para armazenar os utensílios de cozinha, nosso planejamento deve ser ainda mais eficiente do que nos ambientes menores. Por exemplo, você pode organizar os itens por “área de uso”: armazene os copos no armário mais próximo ao refrigerador e, as panelas de uso diário, no lado mais próximo ao fogão. Assadeiras e outros objetos de uso eventual podem ser armazenados na gaveta inferior do paneleiro duplo. Mantenha todos os utensílios importantes − como escumadeiras, facas e colheres − próximos à bancada em que você prepara os alimentos. Uma dica é usar a barra de utensílios para deixá-los sempre à mão.

Para facilitar a manutenção da cozinha, organize todos os itens de modo que sua cozinha possa ser facilmente limpa, deixando a bancada sempre livre de excesso de objetos. Uma dica valiosa é a seguinte: antes de começar a cozinhar, faça uma limpeza rápida na bancada da cozinha, guardando tudo o que estiver fora do lugar, e lave as louças enquanto a comida estiver no fogo.

Após utilizar a tábua de corte de legumes ou carne, deixe-a de molho por uma hora em uma solução de água com uma tampinha de água sanitária. Limpe periodicamente o seu micro-ondas e, após a limpeza, coloque uma vasilha com um pouco de vinagre para aquecer, eliminando os odores de dentro do aparelho.

A limpeza constante, assim como a organização dos itens, evita acidentes durante o preparo dos alimentos, elimina barreiras visuais e possíveis contaminações em alimentos frescos. Como é muito comum mantermos utensílios velhos ou sem uso, recomenda-se fazer pelo menos uma checagem anual dos seus utensílios, jogando fora os que estiverem quebrados, rachados ou em más condições e providenciar sua substituição.

Nos armários onde você irá armazenar os alimentos, prefira potes transparentes, pois facilitam tanto controlar a quantidade que você tem em estoque quanto o controle da qualidade do alimento armazenado.

Finalmente: mantenha sua gaveta de talheres e pequenos utensílios organizada por itens. Os minutos que você poupa no preparo das refeições são um tempo que você ganha para cuidar de outros cômodos da casa ou que você pode aproveitar para ler um bom livro e descansar. Organize-se!

Os móveis para decoração de sua cozinha você pode encontrar nas lojas físicas das Casas Bahia!

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.