Talha elétrica: o que é e como funciona?

Talha elétrica: o que é e como funciona?

Conhecer sobre os equipamentos e maquinários industriais que colaboram no cotidiano de uma indústria é algo essencial para qualquer profissional dessa área, afinal, esse é um segmento que costuma possuir muitos termos específicos e é necessário ter um conhecimento a mais sobre alguns itens.

Conhecer qual a melhor opção para realizar a Locação De Grupo Gerador, ou os equipamentos básicos de segurança, são alguns dos fatores essenciais para qualquer trabalhador dessa área, e entre esses “pré-requisitos”, temos também a chamada talha elétrica. 

Se você trabalha em uma oficina ou ambiente industrial, provavelmente já deve ter ouvido falar sobre ela, mas no texto de hoje, nós vamos mostrar o que ela significa e como ela funciona, pronto para descobrir mais sobre? Então vamos lá!

O que é a Talha Eletrica?

As talhas elétricas, são equipamentos industriais utilizados para levantar, abaixar e movimentar cargas mais pesadas, e são imprescindíveis justamente nas indústrias que possuem esse tipo de objeto, seu objetivo é trazer mais praticidade, agilidade e facilidade na atuação dos operadores, tornando o local mais seguro. 

Para que ela consiga manusear esses objetos, a talha é composta por dois sistemas de polias, onde um deles é móvel e o outro é fixo, este sistema fica dentro de uma caixa de metal, onde os mecanismos de amortecimento e gancho são fixados. 

A talha elétrica pode movimentar objetos de poucos quilos até mesmo alguns que possuem toneladas, sendo versáteis assim como um disco diamantado.  E é claro que, devido a sua alta procura em oficinas, construções civis e no ambiente industrial de forma geral, existem vários modelos diferentes de talhas.

Quais são os principais modelos de talhas?

O primeiro modelo é o de talha de corrente manual, capaz de levantar até 2 toneladas, e no máximo, 25 metros do chão, o segundo é o de alavanca, ela é considerada praticamente idêntica a talha elétrica, porém sua principal diferença é que é manual, e todo o seu levantamento é feito através de uma alavanca. 

Fechando nossa lista temos a talha elétrica, essa é a opção mais comum e recomendada, possuindo uma potência muito maior, suportando cargas de até 80 toneladas.

Como a talha elétrica funciona?

A telha elétrica serve para a movimentação de cargas principalmente mais pesadas, e o seu funcionamento é bem simples, ela é anexada a uma estrutura sólida de suporte de carga, como um guindaste, um portal móvel ou viga de aço, depois de ser presa, ela pode ser manuseada pelo teclado de controle próximo ao item que será levantado, e então, fixado na carga. 

Uma corrente ou suspensório são conectados próximo ao centro do objeto, assegurando uma suspensão resistente e bem equilibrada, dessa forma, o item está pronto para ser levantado, lembrando que ela é ideal para objetos mais pesados, um servomotor que pesa menos de 1 quilo não precisa ser colocado em uma talha. 

Quais os benefícios da talha elétrica?

Essa é a talha mais recomendada justamente por suas vantagens em comparação às demais, a primeira dela é o seu carregamento, suportando um peso muito maior, a segunda e talvez maior, seja a sua segurança que ela traz no cotidiano de uma indústria. 

Ela não precisa de um operador manual, e nem mesmo de vários homens para carregar um objeto, o que reduz e muito, a probabilidade de qualquer acidente acontecer, por fim, ainda são consideradas resistentes e com uma alta durabilidade, o que faz com que sua vida útil seja bem grande. 

O que você achou das talhas elétricas? Conte para a gente sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do texto de hoje, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Bahia Decoração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + 15 =