Quais plantas colocar no muro de casa?

Quais plantas colocar no muro de casa

Por mais que a decoração interna de uma casa ou apartamento seja importante, o paisagismo do terreno merece sua atenção. Afinal, é uma forma de deixar o imóvel ainda mais bonito e valorizado, principalmente se deseja colocá-lo à venda na imobiliária. Contudo, é importante ficar atento à escolha das plantas no canteiro do muro, analisando quais se adaptam melhor ao solo e clima da região. Isso porque, além de tornarem a fachada e área externa mais bonitas, elas devem ser resistentes e que fáceis de adaptar nesse local. Afinal, os muros delimitam o terreno e também podem impactar no desenvolvimento das plantas.

Portanto, se você está pensando em colocar algumas espécies no seu canteiro de muro, seja na área externa ou na parte de fora, na fachada, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim e veja quais são as mais recomendadas. Ah, uma dica muito legal se você é aposentado e gosta de plantas, recentemente foi aprovada a revisão da vida toda, um benefício que permite que aposentados ganhem mais mensalmente, se os mesmos se enquadrarem nos requisitos para solicitar a revisão, com isto, sobrará mais dinheiro para investir em plantas, cuidados e tudo mais. Contate um advogado previdenciário especialista e saiba se você tem direito.

Agapanto

Popularizado na década de 50, hoje em dia ele é muito utilizado nos projetos urbanísticos. Originário do sul da África, o agapanto surge no final da primavera e início do verão, podendo chegar a 1,2 m de altura. Suas flores geralmente são azuis, mas existem outras variedades de florada branca ou roxa.

Azaleia

Originária da Ásia, a Azaleia é um arbusto de porte médio, com muitas flores. Elas florescem durante o inverno e possuem diferentes cores, como rosa, laranja, amarelo e branca. Mas, vale lembrar que para crescer de forma saudável, ela exige 4 horas de sol direto.

Clusia

Presente em todo o litoral da Bahia ao Rio de Janeiro, a causai possui folhagem rígida, em formato de gota e em tom de verde brilhante. Durante a primavera e o verão, ela dá flores brancas, pequenas e bem delicadas, atraindo as abelhas nativas, além de embelezar o jardim.

Antúrio

Considerado um clássico do paisagismo, o antúrio é uma planta baixa, ficando entre 30 cm a 1 m de altura. Com folhas longas e verde intenso, ela possui flores que podem ser vermelhas, rosas, laranjas, brancas e até mesmo pretas. Além disso, é sinônimo de hospitalidade e bem-estar.

Orquídea Bambu

Com caule preciso com a estrutura de um bambu, ela pode chegar a até 2,5 metros de altura, com floração em diferentes momentos do ano, além de atrair muitas abelhas e borboletas. Geralmente as folhas dão na ponta dos galhos e ficam abertas por cerca de 3 a 7 dias.

Ave do paraíso

Essa é uma planta bastante exótica e que com certeza vai deixar seu canteiro de muro ainda mais especial. A ave do paraíso é uma planta arbustiva, que pode ser encontrada nas cores vermelha, laranja, amarela e branca. Originária da África do Sul, hoje em dia é cultivada em todo o mundo.

Dracena de madagascar

Com aspecto exótico, ela pode chegar a até 5 metros de altura, com coloração verde escura e margens vermelhas nas longas folhas, que podem ter entre 30 cm e 90 cm de comprimento.

Camarão amarelo

Nativo do Peru e Colômbia, o camarão amarelo é um arbusto que pode chegar a até 2 metros de altura, com floras verde escuro, influências amarelas e flores brancas. Elas florescem sempre na época de primavera-verão e costumam atrair muitos beija-flores, sendo uma ótima pedida para sua casa.

Buxinho

Outra planta muito interessante para seu canteiro de muro se chama bruxinho, um arbusto lenhoso, perene, de crescimento leto e que pode atingir entre 2 e 5 metros de altura. Ela gosta de solo fértil, bem drenado e pode ser cultivada tanto a pleno sol como na meia sombra.

Hortênsia

Esse arbusto semi-lenhoso pode atingir entre 1 a 2,5 metros de altura, com folhagens grandes e brilhantes. Além disso, suas flores podem ser de cores diferentes, como azul, vermelha, lilás, branca, etc e isso é influenciado pelo nível de acidez no solo. Como o solo de nosso país é naturalmente acidificado, as hortênsias azuis prevalecem por aqui.

Espada de São Jorge

É claro que a espada de São Jorge não poderia ficar de fora de nossa lista, com folhagem marcante e significado muito poderoso. Afinal, para muitos ela serve como um amuleto de proteção. Muito resistente, essa planta sobrevive em áreas externas com sol e também em ambientes internos.

Árvore do viajante

Por fim, a árvore do viajante é nativa de Madagascar, sendo uma herbácea de tronco alto, crescimento rápido e que pode atingir até 30 metros de altura. Durante seu crescimento, a planta perde suas folhas mais baixas e antigas, revelando um tronco cinza e muito resistente.

Então, agora que você conhece algumas das melhores plantas para cultivar no canteiro de muro de sua casa, já pode escolher qual ou quais comprar. Mas, lembre-se de ficar atento aos cuidados em relação a cada espécie, além de pedir a ajuda de profissionais, caso seja leigo no assunto. Com isso, você garante o desenvolvimento das plantas de forma saudável e bonita.

Tallisse Marques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 5 =