Qual o tipo de cortina ideal para cada ambiente

As cortinas sempre fizeram parte do nosso cotidiano, e por mais que sejam discretas, elas acabam fazendo parte do ambiente e fazem um trabalho fundamental no que diz respeito ao design interior de um imóvel.

Em suma, as cortinas são importantes para:

  • Controlar a intensidade de luz e raios UV;
  • Aumentar a privacidade;
  • Proteger o ambiente de agressores externos;
  • Valorizar a decoração;

Mas se você está pensando em adquirir uma cortina para seu ambiente, ou mesmo tirar a sua daquela caixa de papelão que está guardada desde o dia em que comprou, é importante que leia esse artigo para ter um melhor embasamento na hora de escolher.

Nossa equipe fez uma listagem para apresentar formas de determinar qual a cortina ideal para cada ambiente. Gostou do da pauta? Então siga conosco e confira. 

Cortina ideal para quartos

Os quartos são os locais de descanso e aconchego. Um local que precisa de bastante privacidade e proteção contra raios solares.

Para os quartos é indicado cortinas com textura mais grossa e de cores mais intensas, pois são ideais para controlar o excesso de luminosidade, evitando que o sono seja interrompido com a luz do dia.

Nesse tipo de ambiente não é indicado que investimento em cortina persiana, a não ser que seja um modelo específico, com solução de combate a luminosidade. 

Cortina ideal para sala

As salas são um dos principais ambientes de uma residência. Consequentemente, as cortinas farão toda a diferença no que diz respeito à decoração deste local.

Como mencionamos há pouco, cortinas escuras vão diminuir a luminosidade enquanto as mais claras vão aumentar. 

O mais importante nesse caso, é que a cortina seja parte de uma combinação com os móveis, sofás, poltronas, cômoda, etc… 

Vale ressaltar sobre que tipo de visão os residentes do ambiente terão pela janela. Se for uma vista bonita, por exemplo, é indicado que seja investido em cortinas mais claras. Nesse caso, as cortinas persianas podem ser uma boa opção.

Cortina para cozinha

A cozinha é o local onde você vai colocar a mão na massa e preparar suas refeições. Em suma, você estará perto de fogões, geladeiras, exaustor centrífugo, pias, filtros e muito mais.

Para um preparo de alimentos com mais segurança, é fundamental que a cozinha tenha iluminação, e nesse caso, você não precisará depender somente de lâmpadas fluorescentes.

A escolha de uma cortina leve, que seja facilmente manuseada para permitir que a luz acesse o ambiente, será o ideal para esse local.

Indicamos cortinas de tecidos leves, se possível perfurados, para que não acumulem odores e absorvam menos a oleosidade que é comum em cozinhas. 

Cortina para escritórios

A cortina do escritório precisa ser escolhida visando uma combinação do ambiente e também da questão externa. 

Para escritórios, como de uma empresa que faz calibração de instrumentos, por exemplo, é importante contar com uma opção flexível que possa tanto manter a luminosidade externa e também cortá-la, quando assim for necessário, seja para manter o foco no trabalho, ou para executar uma reunião.

Cortina para consultórios

Os consultórios são locais onde haverá constante contato público, sobretudo no que diz respeito a consultórios de profissionais da saúde. Portanto as cortinas precisam ser leves e receber claridade externa.

Em suma, esse método tende a combinar com o ambiente do consultório, levando em consideração que o local já é bem iluminado, além das paredes e pisos com cores mais claras, que normalmente fazem parte da decoração desse tipo de ambiente.

Esse foi nosso artigo falando sobre qual o tipo de cortina ideal para cada ambiente. Se gostou do conteúdo compartilhe e siga para mais dicas de design interiores.   

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

Bahia Decoração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − dezessete =