6 dicas para fazer uma decoração industrial

A decoração industrial surgiu nos Estados Unidos na década de 50, e se tornou uma verdadeira febre principalmente em Nova York entre as décadas de 60 e 70, caracterizada pelos seus amplos espaços, paredes de tijolos, tubulação aparente e seus tons de marrom, a decoração industrial virou moda na época mas acabou caindo um pouco no esquecimento. 

Porém, nos últimos anos, essa moda voltou à tona principalmente aqui no Brasil, onde coletar alguns detalhes industriais como uma batedeira industrial, por exemplo, acabou se tornando algo comum e visto como uma grande tendência por parte das pessoas. 

Se você pensa em mudar um pouco o estilo da sua casa, e deixar ela com uma pegada mais industrial, lembrando os velhos galpões do século passado, separamos 6 dicas maravilhosas que irão te ajudar nessa jornada, bora conferir? Então vamos lá!

  1. Tenha um espaço amplo, sem paredes e com janelas grandes

Como até chegamos a citar acima, uma das grandes características da decoração industrial é justamente o seu espaço mais amplo, com a ausência de paredes e sem divisórias, retratando aquela ideia de galpão improvisado, comum na década de 50.

A ideia é fazer com que todo o lugar seja mais prático e tenha uma impressão de ser mais espaçoso, mesmo um apartamento ou uma casa pequena, então busque eliminar o máximo de divisórias possíveis, consulte um engenheiro e um arquiteto para te ajudar nesse processo. 

Além do espaço mais amplo, outra característica que remete a amplitude são as janelas e portas grandes, busque algo mais rústico e que realmente traga esse tom mais espaçoso, valorizando o espaço e fazendo com que você saia de um lugar pequeno que pareça uma caixa de papelão, para algo mais amplo apenas utilizando alguns detalhes. 

  1. Capriche em tons neutra e aposte no madeira

Outra característica marcante da decoração industrial são os tons que ela possui, geralmente, ela usa tonalidades mais neutras como o cinza, preto e branco, as cores mais vibrantes até aparecem mas, apenas em locais específicos. 

Também é importante usar a madeira, tanto na paleta de cores quanto na decoração, a mistura do cinza com a madeira, por exemplo, traz um tom totalmente industrial, misturando o rústico com o sofisticado, sendo uma ótima opção para você. 

  1. Deixe fios, tubos, canos e outras estruturas expostas

Quanto mais exposto ficam alguns materiais, mais industrial irá ficar sua decoração, fios, canos, tubos e até mesmo tijolos sem revestimento, devem ser usados para trazer essa pegada mais industrial. 

Deixe tudo exposto sem medo de ser feliz, mas é claro, de maneira organizada e sem desleixo, a decoração ganha muito com esses aspectos e o resultado chega a ser impressionante. 

  1. Use e abuse da iluminação natural

A iluminação natural é outro fator presente dentro da decoração industrial, e esse é um dos motivos também, por que as janelas grandes acabam se destacando. Com um ambiente muito mais aberto e um amplo espaço, a iluminação acaba se destacando deixando o ambiente com um aspecto muito melhor sem a necessidade de investir na parte elétrica. 

  1. Mescle mobília moderna e antiga

Na parte das mobílias, a decoração industrial pede uma mescla interessante, entre o velho e o novo, procure por móveis mais vintages em tons de madeira, para sua sala de estar e quarto, enquanto na cozinha, móveis mais modernos podem ser o ideal.

É interessante você mesclar esses dois aspectos sempre puxando para tons mais neutros, isso vai te trazer um ar extremamente industrial, invista em móveis de diferentes épocas e monte seu espaço abraçando o passado e o futuro, com uma decoração charmosa, além é claro, de poder usar alguns móveis diferentes como uma luva de vaqueta  ou estantes mais abertas. 

  1. Utilize táticas de cimento queimado e concreto aparente

A tática do cimento queimado e do concreto aparente são quase fundamentais para qualquer pessoa que quer ter uma decoração industrial, através delas, você consegue dar uma impressão diferente e mudar um pouco a textura do seu ambiente, sendo praticamente um pré-requisito para sua casa. 

O que achou do texto de hoje? Curtiu? Comente abaixo qual sua opinião e não se esqueça de compartilhar com seus amigos caso tenha gostado, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Bahia Decoração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + sete =