5 dicas para liderar uma equipe remotamente

Com o home office sendo a nova tendência em grande parte dos escritórios espalhados pelo Brasil, muitas pessoas começaram a adequar sua rotina de trabalho de maneira totalmente remota, trabalhando com a venda de sapato de segurança, por exemplo, de forma online e a distância. 

Todo esse fator de exercer suas atividades através da internet, resultou em diversas mudanças dentro do cotidiano, e não foram só os funcionários que tiveram que se adaptar, os líderes também são praticamente obrigados a se acostumarem com essa nova realidade.

Porém, liderar uma equipe remota é bem diferente do contato presencial, podem existir dificuldades e empecilhos que impedem que o trabalho seja feito da forma que o chefe tanto deseja. 

Para que você consiga se organizar e ter efetividade na sua liderança online, separamos 5 dicas que vão te ajudar a liderar uma equipe de maneira totalmente remota, preparado para descobrir como? Então vem com a gente que te explicamos! Tenha uma ótima leitura. 

  1. Utilize a tecnologia como aliada e não inimiga

A primeira coisa que é preciso entender para conseguir liderar uma equipe de maneira remota, é utilizar a tecnologia como sua grande aliada e não como inimiga. Com a transformação digital que estamos vivendo e a dependência tecnológica, é preciso entender que, ela deve estar sempre ao nosso lado. 

Mesmo com a distância e o uso da internet para realizar as tarefas dentro da sua empresa de central de alarme de incêndio, é preciso entender que, esses recursos estão aqui para auxiliar seu trabalho, aumentando a produtividade, conectividade e otimizando processos. Passe essa mensagem para seus colaboradores e procure extrair ao máximo da tecnologia dentro do seu trabalho. 

  1. Explique todas as tarefas e realize reuniões constantes

Sem o contato presencial para explicar alguns pontos cruciais, é preciso se concentrar em explicar as tarefas que serão executadas de maneira detalhada e assertiva, buscar detalhar, solucionar dúvidas e delegar tarefas em reuniões virtuais. 

Falando em reuniões, é importante procurar manter o contato constante com seus colaboradores, realizar algumas videoconferências de duas a três vezes na semana para acompanhar o progresso e não se esqueça de estar sempre conversando por Whatsapp ou outros chats para você ficar antenado de tudo que está acontecendo. 

  1. Treine sua equipe para se adaptar a essa realidade

Para muitos a tecnologia já é parte comum dentro do cotidiano, mas para algumas pessoas, se adaptar a esse novo estilo pode ser mais difícil do que você imagina, causando alguns ruídos na comunicação e apresentando uma divergência de ideias e execução.

Por este motivo, busque treinar sua equipe para ela se adaptar a essa nova realidade que será implementada, mostre todas as plataformas utilizadas, o que deve ser feito, como ela pode se comunicar com você, e todas as etapas para que os colaboradores executem suas atividades e consigam se comunicar com o líder caso necessário. 

  1. Foque principalmente em prazos e cumprimento de metas

Cumprir metas dentro de um prazo pré determinado já é considerado algo quase que obrigatório, quando falamos de o gerenciamento remoto isso acaba se tornando ainda mais importante. Procure focar nos objetivos estabelecidos e reforce para seus colaboradores que os prazos são fator crucial para o seu trabalho. 

Como não existe supervisão e a cobrança cara a cara, é melhor estipular uma data para que tudo seja realizado, isso auxilia o gerenciamento e faz com que até mesmo os colaboradores se sintam mais confortáveis para moldar sua rotina e estabelecer seus horários. 

  1. Mantenha uma rotina de feedbacks e busque por transparência

A comunicação frequente deve sempre ser trabalhada, tanto no presencial quanto no digital, e por isso, é crucial que você mantenha uma rotina de feedbacks frequentes para ambos os lados. Fale para seus colaboradores sobre o trabalho deles na sua empresa de descarte de resíduos, e dê voz ativa para que eles também comentam sobre suas atividades e o que é preciso melhorar. 

É preciso manter uma comunicação constante, trocando informações e opiniões, sempre é claro, com muita transparência, quanto mais você falar com sua equipe, menor será a distância, então busque entender o que está acontecendo e dê liberdade e autonomia para os funcionários trabalharem. 

O que achou do texto de hoje? Acredita já estar pronto para liderar sua equipe de maneira remota? Deixe seu comentário abaixo e não se esqueça de compartilhar caso tenha curtido, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.