3 Dicas para decorar ambientes pequenos

Decorar é dar atenção especial para algum objeto ou espaço, transformando ele em um cenário de beleza e alegria. Isso pode ser feito em aniversários, eventos corporativos ou até mesmo naquele cômodo pouco movimentado da casa, para dar uma vida nova ao ambiente. 

Mas às vezes o desafio é decorar ambientes pequenos. E por isso é preciso usar a criatividade. A seguir vamos te mostrar 3 dicas para que sua decoração seja um sucesso.

1 – Otimize espaços reaproveitando itens

Na hora de se preparar para um evento ou organizar uma decoração, dedique um tempo para revisitar os objetos perdidos pela casa. Circule pelos quartos, salas e cozinha. E se estiver no ambiente de trabalho, faça um giro pelas salas com pouca movimentação e até pelos espaços de uso comum. 

Em muitos casos, o segredo para uma boa decoração está esquecido num canto, sem muita utilidade. É possível reutilizar todos os tipos de objetos. Até uma tela fachadeira, por exemplo, que não está sendo usada, pode ser transformada numa ferramenta que ajudará a embelezar o espaço. O que vale, agora, é usar a criatividade e abusar das tintas, tecidos e ferramentas que podem dar outra vida aos objetos. 

2 – Abuse dos suportes para passar sensação que o espaço é maior

Um dos grandes desafios na hora de montar uma decoração, independente do evento ou ocasião que ela foi pensada, é a hora de preparar os suportes que vão receber outros objetos decorativos ou então elementos que devem ajudar na ideia. No caso das festas, a mesa para colocar os doces, comidas e brindes precisa ser bem pensada. 

Neste caso, observe ao seu redor ferramentas que podem servir como suporte, como, por exemplo, armários, escrivaninhas e até câmaras de refrigeração. Eles dão a impressão que o espaço é maior. A ordem do momento é: adaptar. Seja com um pano ou até com objetos de colagem usados em blindagem de carros, é possível dar outra vida a esses espaços, com beleza e elegância. 

3 – Faça os cálculos previamente para evitar sustos

Com um espaço limitado, é preciso ter equilíbrio e boas escolhas na hora de comprar itens de decoração. De modo que os objetos comprados sejam suficientes tanto para embelezar o ambiente, como também para se adequar ao que foi pensado para aquele ambiente ou evento. E quem falou que é necessário comprar exatamente as ferramentas que já são usadas pelo mercado? Você também pode criar a sua decoração. 

Uma linha pode substituir um fio, por exemplo, custando um valor mais barato e cumprindo o papel pensado para ela. Já uma válvula de segurança, por exemplo, pode servir como suporte para fixar flores, devido à resistência do material, eliminando a necessidade de pedras, e outros componentes para dar peso ao vaso. 

Tenha noção do espaço e seja criativo para adaptar peças

Antes de tudo, planeje qual a sua intenção na hora de montar a decoração e qual a ideia que você deseja passar. Depois, faça uma lista com os objetos que você já possui. Agora, é só usar a criatividade e ir montando até chegar ao resultado final.

O que achou do texto de hoje? Curtiu nossas dicas para decoração de ambientes pequenos? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

José Leal
Últimos posts por José Leal (exibir todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco − dois =