O que é o estilo industrial na arquitetura?

A arquitetura dispõe de diversos estilos que são compreendidos no dia a dia a fim de garantir uma maior aceitabilidade estética por parte do cliente, o que vem a garantir uma boa experiência para o usuário. 

Dentre elas, um dos que mais vem sendo utilizados atualmente é, sem dúvidas, o estilo Industrial, que vem trazendo uma pegada um tanto quanto mais rústica, trazendo uma atmosfera contemporânea que tem encantado diversas pessoas e tem sido alvo de escolha para complementar um espaço.

Estilo industrial

Passado por diversos estilos em que o extravagante era o ideal, no estilo Industrial é reconhecido como uma estética mais simples, que vai utilizar itens como tijolos, iluminação e trilhos, itens metálicos, pallet descartável e outros mais aparentes, além de alguns itens que realmente façam alguma ligação a um estilo “cru”.

Isso significa dizer que no estilo Industrial é bastante utilizado concreto, vigas, estruturas metálicas e canos mais aparentes, afinal eles vão compor um estilo mais rústico, lembrando uma indústria de fato.

Sendo assim, esses ambientes são tidos como modernos, principalmente por ser um estilo que acaba sendo mais econômico, sem necessariamente perder o seu principal caráter que é a simplicidade de um ambiente, mantendo um conforto estético agradável para quem irá fazer parte do seu dia a dia.

Diante disso, é importante ressaltar que no estilo Industrial é utilizado alguns objetos que vão fugir um pouco do padrão tido como comum, afinal as inspirações de décor contemporâneo vem ganhando cada vez mais o gosto de pessoas e também dos arquitetos.

Como montar um estilo industrial?

Para a utilização de um espaço de estilo Industrial, é essencial pensar em cores mais sóbrias e que vão remeter, de alguma forma átomos mais acinzentados, dentro da escala de cores mais frias, além da utilização de alguns objetos que vão ser um pouco diferenciais em relação ao comum, como a utilização de um filtro coalescente como decoração, por exemplo.

Dessa forma, não é difícil pensar que o estilo industrial seja apenas simples, ainda que parte da sua decoração remete isso, mas na realidade ele é um tanto quanto abstrato em relação a sua proposta inicial.

Sendo assim, é essencial para o estilo industrial que essas cores e esses materiais, como canos e estruturas metálicas mais aparentes, possam ser utilizados também como uma forma mais econômica, visto que em alguns lugares o acabamento não é necessário por fugirem do estilo que estão empregando naquele ambiente.

Por isso, o estilo Industrial tem sido bastante utilizado em escritórios também, posto que essa ambientação possa remeter ao seu ambiente de produção, fazendo uma ligação direta com fatores do processo industrial que vão garantir uma identificação maior com o ambiente empresarial por inteiro.

Isso demonstra uma certa preocupação em relação a manutenção desse estilo, que traz resultados incríveis para o ambiente e ainda propõe um conforto estético muito grande. Por isso, ele vai fazer uso de alguns itens que podem ser produzidos na sua própria linha de produção como banquetas, espelhos motores, compressor de ar odontológico e muitos outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.