Todo gestor que se preze sabe que há um caminho a ser seguido entre a obtenção do lead e o fechamento das vendas. Mas entender a fundo servirá como uma espécie de sapato de segurança, que moldará a saúde financeira de sua marca a curto, médio e longo prazo.
Pensando naqueles que ainda não tem a real noção do quanto isso pode fazer a diferença, criamos um guia com todas as etapas deste conceito. Ficou curioso e quer conhecer melhor cada um deles? Então, vem com a gente!
O que é um funil de vendas?
Um funil de vendas é o termo de marketing para a jornada que os clientes em potencial percorrem até o fechamento da compra. Existem várias etapas, geralmente conhecidas como topo, meio e fundo do funil. Mas isso pode variar dependendo do modelo de vendas de uma empresa.
Muitos funis de vendas são pouco convidativos, com planilhas equivocadas, notas antigas, compromissos perdidos e acompanhamentos esquecidos. Pense que, assim como uma central de alarme de incêndio deve monitorar um local com eficácia, este seu processo tem uma função parecida. Não o deixe de lado!
Quais são as etapas do funil de vendas?
Desde o momento em que os possíveis clientes ouvem sobre seu produto ou serviço, até o momento em que fazem uma compra, eles passam por diferentes estágios.
Essa jornada pode mudar a perspectiva deles, mas no final, farão a avaliação com base em seu nível de interesse. Sendo assim, pensaram no problema que estão tentando resolver e realizarão pesquisas competitivas para garantir que sua oferta seja a melhor solução.
- 1- Conscientização
A primeira das etapas do funil de vendas é chamada de nível de “consciência”, porque é onde as pessoas tomam conhecimento do seu produto pela primeira vez. Isso pode vir a partir de uma publicidade, rede social ou no marketing boca a boca.
Como e por que essas pessoas descem no funil de vendas depende de sua própria capacidade de persuasão. Os leads nos estágios mais baixos do funil de vendas são aqueles que você e seus colaboradores precisam prestar mais atenção, porque o interesse é verdadeiro. Se fizer algo errado, jogará tudo isso numa espécie de descarte de resíduos e dificilmente recuperará o interesse daquele cliente.
- 2- Interesse
Depois que os clientes em potencial souberem da sua marca, eles farão a avaliação com base em seu nível de interesse. Pensaram no problema que estão tentando resolver e esquematizam pesquisas competitivas para garantir que sua oferta seja, de fato, a melhor solução.
- 3- Decisão
Já com informações sobre sua empresa, os clientes se aprofundam em suas opções de preços, embalagens e etc. Páginas de vendas, webinars e ligações são úteis nesta fase para ajudar a influenciá-los neste caminho.
- 4- Ação
Todo o seu trabalho se resume a este estágio: se o cliente faz uma compra ou não. Se não o fizeram, o negócio não está perdido para sempre. Você pode criar campanhas de nutrição para garantir que você fique sempre em mente.
Caso contrário, todas as fases foram cumpridas com sucesso!
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