Ser pai ou mãe de pet pode ser muito gratificante, mas é um trabalho que exige tempo e paciência, da mesma forma que lidar com filhos humanos. Felizmente, atualmente, é possível contar com o auxílio de inovações como tapete higiênico ou ainda técnicas de organização da casa, tornando a rotina mais prática e agradável para humanos e animais de estimação.
Antigamente, era menos provável que uma pessoa que morava sozinha em um apartamento considerado pequeno optasse por criar um cão de grande porte. Hoje, com o planejamento correto e as adequações necessárias na rotina e nos espaços, tanto o animal quanto o dono podem conviver de forma saudável, desfrutando de um ambiente limpo independente do espaço.
Preparação de ambientes e móveis
O primeiro ponto de atenção para quem já tem um pet, ou está pensando em adquirir um, é preparar o ambiente doméstico. As etapas variam conforme o tamanho do imóvel (por exemplo, a disponibilidade de uma área externa) e os materiais de móveis e outros objetos existentes na casa.
Optar por estofados com aplicação de impermeabilizantes e que possuam acabamentos resistentes a arranhões pode ser vantajoso para donos de gatos. Outro fator é atentar-se para áreas nas quais os animais possam adentrar e ficar presos, como espaços livres embaixo de pias, sofás, armários, entre outros.
Rotina de limpeza adequada
Cada casa possui sua própria rotina de limpeza, estabelecida pelo dono e pelas condições de habitação e fatores externos, como entrada de vento, luz, circulação de ar, etc. No caso de donos de pets, incluir a remoção de pelos, trocar tapetes higiênicos, lavar áreas úmidas e seguir uma agenda à risca faz a diferença.
Um ambiente com maior quantidade de animais vai exigir mais momentos de limpeza durante a semana, ao mesmo tempo que um único animal, a depender do porte, pode impactar mais na necessidade de limpar ambientes, objetos e resíduos de forma mais frequente.
Divisão de uso por área da casa
Quem mora em casas menores deve pensar na divisão de áreas conforme o uso. Tapetes higiênicos ou caixas de areia combinam mais com lavanderia ou banheiro do que dispostas no meio da sala de estar. Quanto maior a casa, mais fácil pode ser dedicar um ambiente exclusivo para uso dos animais, por exemplo, na hora de fazer as necessidades, dormir ou brincar.
Use produtos a seu favor
Hoje em dia, existem diversos produtos no mercado que facilitam a vida dos donos de pet e tornam a vida do animal mais confortável. Areias para gatos biodegradáveis e que não exalam odores tão fortes, tapetes higiênicos para cães que exigem menor quantidade de trocas na semana e, claro, brinquedos inteligentes.
Entenda a rotina do animal, a sua necessidade em relação a manter os espaços organizados e invista em produtos que otimizem não só o tempo, mas o uso dos ambientes. Caixas organizadoras para brinquedos e dispensers automáticos de água e comida também entram nesse quesito.
Educar os pets é fundamental para o bom convívio
Por mais que sua casa seja extremamente preparada para receber um animal de estimação e sua rotina de limpeza seja impecável, é muito importante lembrar de educar os animais. Estabelecer limites como horário e quantidade de refeições, quais áreas podem ser usadas como banheiro e regras para evitar danos a móveis e objetos são alguns exemplos.
Dessa forma, você consegue manter uma rotina que garanta o conforto e o convívio saudável dentro de casa, enquanto o animal aprende o que é ou não permitido em cada situação. Com isso, dificilmente ele irá utilizar um tapete novo como banheiro no lugar da areia higiênica, ou roer pedaços de móveis no lugar de brinquedos ofertados em abundância.
- Posso usar a geladeira com o congelador furado? - 20 de agosto de 2024
- Como planejar a decoração de um apartamento na planta? - 30 de maio de 2024
- 9 dicas importantes para cultivar um jardim em apartamentos - 22 de maio de 2024