Sustentabilidade é a palavra que está em voga para todos. E para desenvolver um modelo de negócios sustentável, precisará de uma liderança comprometida, muita atenção e os mecanismos adequados para implementá-la.
Portanto, vista seu sapato de segurança, pegue suas ferramentas e os colaboradores do setor para que possamos, juntos, entender como funciona todo este processo. Ficou curioso com o tema? É só continuar com a gente!
O que torna uma empresa verdadeiramente sustentável?
Muitas empresas se assustam com a ideia de se reestruturarem para serem mais sustentáveis. No entanto, repensar modelos de negócios e fazer ajustes graduais não são obstáculos intransponíveis.
Até agora, não há uma definição geralmente aceita de uma empresa sustentável, nem uma lei que regule o que isso significa. No entanto, existem determinações que os gestores podem e devem seguir para tornar suas atividades verdadeiramente ecológicas. Afinal, o apelo dos consumidores por isso está se tornando cada vez mais forte.
Anos atrás, em Paris, os líderes dos estados e membros da Organização das Nações Unidas (ONU) concordaram com 17 metas que visam criar um mundo melhor até 2030.
Esses Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estão focados em erradicar a pobreza, combater a desigualdade e acabar com as mudanças climáticas. Ao elaborar esses objetivos, a ONU estabeleceu uma espécie de catálogo de regras para mostrar como devem ser os estilos de vida e as atividades econômicas.
O grande problema é que, justamente, o nosso governo não lida muito bem com isso, visto que o desmatamento na Amazônia vem batendo recordes ano após ano. Ou seja, você e sua empresa de disco abrasivo, por exemplo, devem se pautar pela ética e o bom senso pessoal… mas saberão o quão bem farão a todos!
Quem quiser tornar-se sustentável, deve ter em conta cada um destes três pilares:
- Sustentabilidade ambiental;
- Social e;
- Economia.
Desconsiderar um desses seria uma falha em reconhecer a natureza complexa do conceito.
Como funcionam os novos objetivos e estruturas da sustentabilidade?
A liderança sustentável não é apenas desejável, mas também viável – qualquer que seja o tamanho da empresa, pois colocará seu nome em uma espécie de display de acrílico e com letras garrafais.
O funcionamento desses novos objetivos e estruturas se dá com as fábricas mais novas, que estão comprometidas com a proteção do meio ambiente e focadas em criar produtos duráveis e com base em materiais recicláveis.
Não é fácil repensar um modelo de negócios e romper com estruturas antigas. Quem quiser encarar esse desafio, deve se fazer as seguintes perguntas:
- O modelo de produtos antigos e que mudam toda semana, ainda é o que o mercado quer?;
- Onde há potencial de melhoria sustentável na minha empresa?;
- Que ajuste ainda pode ser feito?
Todos os processos, bem como sua cadeia de valor, devem ser apresentados da forma mais transparente possível. Esta é a única maneira de tornar a transformação da identidade de uma empresa parte integrante de todas as suas práticas.
Gostou do nosso conteúdo? Deixe o seu comentário e compartilhe este post em suas suas redes sociais!
- O Lugar Mais Bonito em Balneário Camboriú - 3 de janeiro de 2025
- É perigoso vazar o gás da geladeira? - 27 de dezembro de 2024
- 7 formas automatizadas de manter a limpeza da casa - 20 de outubro de 2022