Entenda como funciona todas as etapas de um funil de vendas

Todo gestor que se preze sabe que há um caminho a ser seguido entre a obtenção do lead e o fechamento das vendas. Mas entender a fundo servirá como uma espécie de sapato de segurança, que moldará a saúde financeira de sua marca a curto, médio e longo prazo.

Pensando naqueles que ainda não tem a real noção do quanto isso pode fazer a diferença, criamos um guia com todas as etapas deste conceito. Ficou curioso e quer conhecer melhor cada um deles? Então, vem com a gente!

O que é um funil de vendas?

Um funil de vendas é o termo de marketing para a jornada que os clientes em potencial percorrem até o fechamento da compra. Existem várias etapas, geralmente conhecidas como topo, meio e fundo do funil. Mas isso pode variar dependendo do modelo de vendas de uma empresa.

Muitos funis de vendas são pouco convidativos, com planilhas equivocadas, notas antigas, compromissos perdidos e acompanhamentos esquecidos. Pense que, assim como uma central de alarme de incêndio deve monitorar um local com eficácia, este seu processo tem uma função parecida. Não o deixe de lado!

Quais são as etapas do funil de vendas?

Desde o momento em que os possíveis clientes ouvem sobre seu produto ou serviço, até o momento em que fazem uma compra, eles passam por diferentes estágios. 

Essa jornada pode mudar a perspectiva deles, mas no final, farão a avaliação com base em seu nível de interesse. Sendo assim, pensaram no problema que estão tentando resolver e realizarão pesquisas competitivas para garantir que sua oferta seja a melhor solução.

  • 1- Conscientização

A primeira das etapas do funil de vendas é chamada de nível de “consciência”, porque é onde as pessoas tomam conhecimento do seu produto pela primeira vez. Isso pode vir a partir de uma publicidade, rede social ou no marketing boca a boca.

Como e por que essas pessoas descem no funil de vendas depende de sua própria capacidade de persuasão. Os leads nos estágios mais baixos do funil de vendas são aqueles que você e seus colaboradores precisam prestar mais atenção, porque o interesse é verdadeiro. Se fizer algo errado, jogará tudo isso numa espécie de descarte de resíduos e dificilmente recuperará o interesse daquele cliente.

  • 2- Interesse

Depois que os clientes em potencial souberem da sua marca, eles farão a avaliação com base em seu nível de interesse. Pensaram no problema que estão tentando resolver e esquematizam pesquisas competitivas para garantir que sua oferta seja, de fato, a melhor solução.

  • 3- Decisão

Já com informações sobre sua empresa, os clientes se aprofundam em suas opções de preços, embalagens e etc. Páginas de vendas, webinars e ligações são úteis nesta fase para ajudar a influenciá-los neste caminho.

  • 4- Ação

Todo o seu trabalho se resume a este estágio: se o cliente faz uma compra ou não. Se não o fizeram, o negócio não está perdido para sempre. Você pode criar campanhas de nutrição para garantir que você fique sempre em mente. 

Caso contrário, todas as fases foram cumpridas com sucesso!

Gostou do nosso conteúdo? Deixe o seu comentário e compartilhe este post em suas suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.