Algumas estratégias do marketing digital precisam ser analisadas e aplicadas antes de qualquer outra. Dar destaque para elas, como se as colocasse em um display de acrílico, é o que vai diferenciar sua empresa das demais. 

Dentre inúmeros conceitos, um nunca deixa de ser o principal para aumentar suas vendas, ou seja, o uso de habilidades interpessoais.

Alguns gestores sabem o valor dessas habilidades e aplicam em sua metodologia de integração. Neste texto, veremos mais sobre o que são habilidades interpessoais, em qual tipo de estratégia de marketing elas se encaixam e porque podem melhorar suas vendas.

O que são habilidades interpessoais?

Imagine seus relacionamentos com amigos e conhecidos do trabalho e de outros ambientes. Isso traz bons momentos, não é mesmo? Isso é algo presente na habilidade interpessoal, sendo uma característica humana que facilita tudo e dá resultados edificantes. 

Seus vendedores sabem disso e, como gestor, já deve ter notado que os clientes buscam algo diferente no dia a dia. Isso serve não só para vendas do comércio empresa, como também é extremamente útil em uma relação B2B, onde a venda de uma pistola de pintura pulverizadora, pode ser realizada de forma diferenciada e, no fim, movimentar sua renda.

O perfil do comprador mudou. E analisando algumas pesquisas, é possível notar duas principais:

1. Os clientes estão mais informatizados, ou seja, mais exigentes e querem agilidade em seus site e em seu atendimento. Mais de 86% das pessoas compram online, sendo que 70% desse número realiza suas compras pelo celular;

2. Eles estão procurando relações diferentes. Isso significa que os usuários se identificam e têm a atenção merecida, na medida exata.

Vantagens das habilidades interpessoais

Confiança. Essa, sem dúvida, é a chave do sucesso de uma empresa, seja ela de grande porte ou de pequeno porte, do ramo industrial, produzindo disco abrasivo, ou do ramo alimentício. Os vendedores que trazem essa habilidade para sua empresa, são diferenciados, mantendo um relacionamento maravilhoso com seu cliente final.

Entenda: não são somente os números que importam, mas a confiança que seus clientes terão em seus colaboradores.

E não são os únicos que se beneficiam com essa tática, os vendedores com as melhores habilidades tornam a vida do gestor mais fácil, assim como do resto da equipe. 

Afinal, serão eles que vão identificar certos problemas por meio do feedback dos seus clientes. Note que em uma relação de habilidade interpessoal, os possíveis compradores dão muito retorno sobre como foi a entrega, a finalização da venda e valorizam muito o suporte pós compra. 

Dessa forma, o vendedor tem informações privilegiadas, como um setor de controle de qualidade. Alguns traços ficam evidentes em pessoas com essas habilidades:

  • Empatia;
  • Desenvoltura para situações controversas;
  • Preocupações reais com a satisfação do seu cliente.

Porém, é preciso ter uma mensura de quanto e até quando as habilidades são proveitosas. Com essa medição, é possível estipular onde e quando começar a agir dessa forma. 

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