Lar doce lar: dicas para manter a casa limpa e organizada com pets
Um dos desafios para quem tem animais em casa é deixar o ambiente organizado. Tanto o investimento em limpeza diária quanto o uso de desodorizadores e tapetes higiênicos podem ser alguns aliados na vida dos pais de pet.
Segundo um levantamento da Quaest, divulgado em julho de 2024, 94% dos brasileiros têm ou já tiveram um pet, enquanto 72% dos entrevistados contaram que são donos de um animal de estimação atualmente. A pesquisa mostrou que o Brasil está no top 3 dos países com mais bichanos, perdendo para os Estados Unidos e a China.
Ter uma criaturinha fofa em casa pode proporcionar apoio emocional e felicidade. Mas cuidar de um animal de estimação é muito mais que alimentar e dar carinho. Esse cuidado deve envolver compromisso, já que a limpeza do local também é parte do bem-estar animal.
A seguir, listamos algumas dicas essenciais para quem tem um pet em casa!
Separe espaços determinados da casa para o seu pet
Comida na lavanderia e brinquedos no corredor? Nada disso! Tudo deve ser planejado para que os espaços sejam bem utilizados tanto para os humanos quanto para os bichanos. É essencial que a cama esteja em um local tranquilo, seguro e longe de correntes de ar, para evitar problemas respiratórios.
Já o banheiro deve ser posicionado em um ambiente com boa ventilação e que possa ser facilmente limpo. Potes de comida e água devem ficar em um espaço mais reservado, para que, em caso de vazamento, não prejudiquem a passagem.
No caso dos gatos, os brinquedos podem estar no chão ou nas paredes, já que esses animais adoram explorar lugares altos. Mas cuidado para que não sejam tão altos pelo risco de queda. Aliás, é bom que sejam fixados em uma altura média, com possibilidade de escadas, por exemplo, para que possam andar de um local a outro de forma independente.
Mantenha a limpeza diária dos ambientes
De início pode parecer difícil, por isso é essencial montar um cronograma para facilitar a limpeza dos ambientes. Por exemplo, todos os dias varrer a casa, na segunda-feira, limpar de forma mais cuidadosa a sala, na terça, o banheiro, quarta, os quartos e por aí vai. Limpe brinquedos, lave cobertores e outros acessórios com frequência, isso ajuda a manter o ambiente livre de poeira e odores indesejados.
É possível também fazer uso de produtos inteligentes, como o aspirador robô, uma boa ferramenta para otimizar o tempo. Lembre-se de utilizar produtos de limpeza indicados para animais, pois muitos dos que usamos normalmente, com ativos de cloro, amônia, creolina ou com essência de melaleuca, podem ser tóxicos para os pets. Nesse caso, produtos neutros podem ser grandes aliados!
Para ajudar a manter a organização, é ideal que se coloque um tapete higiênico na frente do banheirinho, para que a areia que sai da caixa não seja levada a outros ambientes da casa. A utilização de protetores para os móveis também pode ser uma excelente estratégia, evitando o desgaste ou mau cheiro.
Para os donos de gatos, além de recolher as necessidades, é preciso lavar a caixa e trocar a areia com frequência, além de manter a escovação para ajudar na troca de pelos, especialmente quando mudam as estações. Nos cães, banhos regulares ajudam a controlar os odores e manter a limpeza.
Dicas importantes
- Caso não consiga fazer a rotina de limpeza, considere contratar um profissional para ajudar;
- Lembre-se que, além da manter a casa limpa, é essencial ter redes de proteção em todas as janelas, para evitar o risco de quedas e fugas;
- Saiba que a tecnologia pode ser aliada sempre! Com comedores automáticos, que reagem à aproximação dos pets, ou que podem ser acionados à distância, além de câmeras de segurança, que podem ajudar a monitorar e garantir o bem-estar dos animais.
Manter a casa limpa e organizada é um ato de amor com você e com seus pets. Invista sempre na segurança e no bem-estar do seu animalzinho!
- 12 sugestões de decoração para sala de estar com livros - 13 de novembro de 2024
- Decoração industrial: 7 ideais para ambientes modernos e autênticos - 11 de novembro de 2024
- Reforma da casa: como planejar e financiar sua obra? - 16 de outubro de 2024