28 de março de 2017
Traga a natureza para dentro de sua casa
As plantas são um elemento decorativo natural amplamente empregado na decoração de interiores. Na sala de estar, por exemplo, as plantas acrescentam um toque de vida ao ambiente que reforça a sensação de acolhimento e boas-vindas em seus convidados.
Antes de escolher o tipo ideal de planta para decorar a sua sala de estar, você precisa analisar a quantidade de luz natural disponível no ambiente. Nenhuma planta pode viver sem cuidados mínimos – principalmente, água e iluminação – embora seja verdade que algumas espécies de plantas exigem menos esforço e dedicação do que outras para mantê-las sempre belas.
Decoração com plantas ornamentais
Há diferentes formas de compor um visual agradável em sua sala de estar com o emprego de plantas ornamentais. Você pode por exemplo, incluir uma coleção de vasos com plantas de pequeno e médio porte ou, ao contrário, incluir um único vaso ou cachepô com uma planta de maior porte em um dos cantos da sala.
Na imagem acima, perceba que posicionamos o vaso próximo a janela de modo a receber boa quantidade de iluminação natural. Para o mobiliário, optamos pelo Conjunto estofado Canadá no acabamento em suede veludo petróleo de 2 e 3 lugares. No centro da sala a Mesa de centro Mariana na belíssima cor amarela acrescenta um toque de vivacidade à decoração do ambiente.
Quais plantas ornamentais utilizar na decoração de interiores?
Palmeira-rápis: Esta palmeirinha é uma planta elegante muito utilizada na decoração de interiores. Seus múltiplos caules, semelhantes ao bambu, são revestidos com uma fibra rústica e de coloração amarronzada. As folhas têm uma tonalidade verde-escura e brilhante. Pode ser cultivada à sombra ou em ambiente com luz difusa. Plante-a em solo fértil, com bom escoamento do excesso de água. Regue-a regularmente.
Jiboia: é uma planta bastante vistosa. Costuma ser comercializada em vasos sobre blocos de terra. A jiboia é uma planta com múltiplos usos em decoração de interiores. Para manter a folhagem sempre bela e crescendo rapidamente, deve ser plantada em terra rica em matéria orgânica. Regue-a periodicamente.
Singônio: Esta planta, pouco resistente aos climas muito frios, tem uma folhagem com belo efeito decorativo, que se altera de acordo com a sua maturação. Plantas jovens apresentam folhas simples, claras, com nervuras brancas. Nas plantas adultas, as folhas são subdividas e completamente verdes. Deve ser cultivada em terra rica em matéria orgânica. Mantenha a umidade regando-a regularmente.
Antúrio: O antúrio é uma planta de amplo emprego no paisagismo. Exigente quanto à umidade, deve ser plantada sempre à meia sombra, em terra rica em matéria orgânica – por exemplo, fibra de coco misturado com terra vegetal. O antúrio exige regas frequentes e adubação adequada para florescer. Após estes cuidados iniciais, é uma planta rústica cuja manutenção exige pouco trabalho.
Além da seleção adequada de plantas ornamentais para seu projeto de decoração de interiores, é interessante investir em um cachepô prático e de fácil transporte. Uma boa sugestão é o Cachepô Paris:
O Cachepô Paris é produzido em MDF (chapa de fibra de média densidade) com acabamento laqueado. Este cachepô é indicado para uso residencial em áreas internas. Os rodízios em silicone facilitam a movimentação do cachepô, permitindo que você varie, ao longo do dia, a intensidade da iluminação natural recebida pelas suas plantas.
Já as plantas de pequeno porte ganharão mais vida e destaque em belos vasos decorativos.
Este vaso decorativo em cerâmica chinesa, com pintura especial craquelada, é feito para dar o maior destaque às plantas de pequeno porte na decoração de sua sala de estar. Medidas: 33 x 33 x 19 cm.
Uma fonte de referência sobre plantas ornamentais é o site jardineiro.net
Os móveis para decoração de sala de estar você pode encontrar nas lojas físicas das Casas Bahia! Vasos decorativos e cachepôs você encontra em nossa loja online.
Deixe um comentário
O seu email não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.