Uso de tapetes e quadros na decoração da sala de estar - Decoração, móveis e cozinhas é nas Casas BahiaDecoração, móveis e cozinhas é nas Casas Bahia
Voltar

12 de julho de 2016

Uso de tapetes e quadros na decoração da sala de estar

A sala de estar é o ambiente mais representativo de sua casa, pois é nela que você recebe e reúne seus amigos e sua família. A sala de estar praticamente define o estilo de toda a sua casa e, por isso, é fundamental escolher bem o que você deseja realçar nesse ambiente, dando a máxima atenção a detalhes como a harmonia entre os diferentes elementos e à combinação de cores e texturas.

Um dos acessórios mais úteis para decorar uma sala de estar é o tapete. Independentemente de seu tamanho ou formato, tapetes bem escolhidos permitem dar um toque diferenciado aos diversos ambientes da casa, adicionando estilo, elegância e originalidade enquanto expressam seu bom gosto e criatividade. Sempre avalie as diversas opções de texturas, cores e formatos de tapetes lembrando que, além de sua função estética, ele pode desempenhar diversas outras funções na decoração de sua sala de estar:

Maior conforto acústico: O uso de tecidos na decoração, tais como tapetes, cortinas e estofados, reduz a propagação excessiva de ruídos, tanto externos (por exemplo, ruído de trânsito) quanto os produzidos no próprio ambiente. Essa característica favorece a apreciação de boa música e de bons filmes, além de proporcionar conversas mais agradáveis com seus convidados.

Maior conforto ao toque: Um tapete macio permite até que você caminhe descalço com maior conforto em sua sala de estar. Mesmo calçado, o tecido absorve impactos, evitando ruído de passos e proporcionando uma experiência de suavidade ao caminhar.

Delimitar a função do ambiente: O uso de tapetes também ajuda a delimitar a função de ambientes conjugados como, por exemplo, uma sala de estar anexa a uma sala de jantar. Os tapetes destacam as diferentes funções de cada ambiente da forma mais simples, bastando utilizar cores e estampas variadas para identificar os diferentes espaços. Os quadros e espelhos também desempenham a função de delimitar os ambientes, sendo que os espelhos causam um efeito mais interessante na decoração da sala de jantar do que na da sala de estar.

Embora os tapetes tenham todas essas vantagens, lembre-se de que é prudente evitar o uso de tapetes grandes e felpudos, dando preferência a peças menores e com tecido sintético, caso você tenha animais de estimação em sua casa.

Quanto à escolha de cores e padronagens para seu tapete, uma dica importante é combiná-los com a paleta dos quadros e de outros elementos decorativos de sua sala de estar. Além disso, você deve decidir qual estilo decorativo pretende impor ao ambiente − por exemplo, contemporâneo ou jovem?

Na imagem a seguir, você vê um ótimo exemplo de decoração de sala de estar em estilo decorativo contemporâneo:

Decoração de sala no estilo contemporâneo - Casas Bahia

Decoração de sala no estilo contemporâneo – Casas Bahia

Para compor a decoração desta sala de estar, incluímos o conjunto estofado Pavarotti II no acabamento suede grafite. Este conjunto é composto por um módulo de três lugares e um módulo de dois lugares. Logo em frente ao sofá, incluímos a mesa de centro Slim com base branca e tampo de vidro.

Como o intuito, neste caso, era compor uma decoração em estilo “contemporâneo”, optamos pela escolha de um tapete em cor neutra. Nos demais elementos decorativos, tais como quadros, prateleiras e objetos diversos, também predominam as cores suaves e neutras.

Já nesta segunda composição, nosso intuito era imprimir à sala de estar um estilo de decoração um pouco mais jovial:

Decoração de sala no estilo jovial- Casas Bahia

Decoração de sala no estilo jovial- Casas Bahia

Para compor a decoração desta sala de estar, optamos pelo conjunto estofado Centauro II no acabamento em Suede Animale Petróleo. Este conjunto estofado possui cinco assentos retráteis.

As paredes da sala e o teto receberam um suave tom de areia, com rodapé, sanca e janela na cor branca. Assim, neste caso, optamos por harmonizar a padronagem de cores do tapete com o quadro fixo na parede da sala, harmonizando diferentes tons de azul, amarelo e branco. Tanto o tapete quanto o quadro exercem a função de delimitar a função do espaço e acrescentar um toque de alegria e personalidade à decoração desta sala de estar.

Aproveite para visualizar no link do vídeo abaixo o projeto de decoração desta sala de estar:

https://www.youtube.com/watch?v=gP0JeDkpq2o&feature=youtu.be

Os móveis para decoração de sua sala de estar você pode encontrar nas lojas físicas das Casas Bahia. Itens decorativos, tapetes e cortinas você pode encontrar em nossa loja online: www.casasbahia.com.br .

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.