Dicas simples para organizar suas roupas e otimizar o espaço do seu quarto - Decoração, móveis e cozinhas é nas Casas BahiaDecoração, móveis e cozinhas é nas Casas Bahia
Voltar

02 de fevereiro de 2016

Dicas simples para organizar suas roupas e otimizar o espaço do seu quarto

É no quarto que repomos nossas energias e relaxamos, sendo também no quarto que escolhemos como iremos nos vestir. Escolher as roupas é uma tarefa diária de expressão de nossa personalidade, por isso, é importante torná-la um experiência agradável e divertida. Nesse sentido, a organização das roupas é um dos fatores fundamentais que ajudarão você e escolher a melhor combinação de peças de roupas para apresentar-se bem em todas as ocasiões.

Quando falamos em organização de roupas, não há dúvida de que o principal item de mobiliário é o guarda-roupas.

Guarda-roupas Petrópolis - Casas Bahia

Guarda-roupas Petrópolis – Casas Bahia

Na imagem acima, você pode ver o guarda-roupas Petrópolis com três portas de correr no padrão cinza com preto. Este guarda-roupas é muito espaçoso, medindo 2,35 metros de altura por 2,44 metros de largura. Seu espaço interno também é privilegiado com excelentes divisões, como você pode ver na foto a seguir.
Internamente o roupeiro possui quatro gavetas centrais, ladeado por quatro cabideiros e oito prateleiras de tamanhos diferentes.

Guarda-roupas Petrópolis - Casas Bahia

Guarda-roupas Petrópolis – Casas Bahia

Mesmo com tanto espaço interno, é quase sempre possível melhorar a distribuição de roupas e itens pessoais dentro do guarda-roupas recorrendo algumas dicas simples e práticas. Confira!

O primeiro passo é separar todas as suas roupas em três categorias:
(1) Roupas usadas sazonalmente.
(2) Roupas não usadas há mais de um ano.
(3) Roupas em uso.

Roupas usadas sazonalmente: Casacos de inverno e roupas de praia são geralmente usados apenas durante as temporadas de inverno ou de verão. Para essas peças, os sacos a vácuo são uma excelente opção! Acondicione as roupas fora de temporada em sacos a vácuo e mantenha-as guardadas nas prateleiras superiores do armário.

saco-vacuo

Outra grande vantagem dos sacos a vácuo é que eles protegem suas roupas contra mofo, umidade, poeira e insetos.

Roupas não usadas há mais de um ano: Algumas peças de roupas mais antigas, mesmo fora de moda, podem ser usadas como valiosos item vintage para combinar com outras peças mais recentes. Se for esse o caso, separe essas peças numa pilha em separado. Quanto às peças desgastadas − ou aquelas que você, realmente, não se vê mais vestindo − separe-as para doação a uma instituição de caridade.

Roupas em uso no momento: Após liberar espaço no armário dando um destino apropriado para as peças menos usadas, você terá muito mais flexibilidade para organizar as roupas que estejam em uso diário. Para otimizar a organização dessas roupas, o primeiro passo é adquirir cabides em qualidade e quantidade suficiente para cada tipo de peça. Os mais essenciais serão, sem dúvida, os cabides para calças, blusas, vestidos e saias, mas existem outros tipos de cabides que podem ser muito interessantes para sua organização, como o cabide especial para lenços e encharpes da imagem a seguir.

cabide-lencos

Esse cabide com capacidade para até 7 lenços permite que você organize seus lenços e echarpes por tons, cores, estampas, tecidos ou estilos, facilitando muito a escolha das peças e ocupando pouquíssimo espaço no guarda-roupas.

Para melhor organizar os itens que serão armazenados em cabides, separe primeiro as peças por tipos: vestidos, calças, saias, blusas de manga comprida, blusas de manga curta, e assim por diante. Na sequência, separe cada tipo de roupa por cores ou estampas. Assim, você conseguirá visualizar melhor suas opções e terá mais facilidade em escolher a combinação mais adequada a cada ocasião.

Camisetas de malha e roupas de ginástica podem ser dobradas e armazenadas em gavetas ou prateleiras. No caso de roupas íntimas, o melhor é adquirir um organizador de gavetas específico para esse fim:

organizador-lingerie-gaveta
O Organizador de Calcinhas para Gavetas em TNT, material lavável que facilita a ventilação das peças, permite uma organização minuciosa e prática de suas peças de lingerie, otimizando o espaço nas gavetas e facilitando muito o seu dia a dia.

Os sapatos podem ser armazenados em caixas específicas dentro do guarda-roupas. Mas, se você tiver um grande número de sapatos, outra solução é armazená-los em organizadores de chão que você pode guardar embaixo de sua cama, como na foto a seguir.

sapateira-chao

A sapateira flexível da foto é confeccionada em TNT, material que permite a circulação de ar para melhor conservar seus sapatos. Com fecho de zíper, duas alças e um visor transparente, você poderá localizar e escolher rapidamente o sapato que deseja calçar enquanto otimiza o espaço no seu quarto ou guarda-roupas. Com esta sapateira, você organize os pares juntos em cada nicho e pode ganhar ganhar mais espaço empilhando uma sapateira sobre a outra. Para melhorar a organização, separe seus calçados por categorias, por exemplo: tipo, cor, material ocasião de uso, marca, ou qualquer outro critério que facilite o seu dia a dia.

Após a organização inicial, você certamente vai sentir que seu guarda-roupas está mais “arejado”, mas é lógico que você, ao longo do ano, irá adquirir novas peças. Para manter a organização ao longo do ano, é importante você tenha em mente as combinações das peças que você já dispõe em seu guarda-roupas. Por exemplo, você pode se perguntar, periodicamente, “Estas calças combinam com quais blusas?” ou “Estas blusas, poderiam combinar com que tipo de saias”? Assim, quando você for comprar um novo item do vestuário, você saberá de antemão algumas possibilidades com as quais você poderá combinar com a sua nova peça roupa.

O ideal é que você perceba que possui um armário cheio de possibilidades e não um conjunto de peças isoladas. Ao longo do tempo, você também perceberá que não precisa ter um número muito grande de itens, mas de um bom conjunto de peças de qualidade que combinem com mais de uma opção de vestuário. Esse é o resultado ideal de manter um guarda-roupas sempre bem organizado!

Os móveis para decoração do quarto você encontra nas lojas físicas das Casas Bahia! Caixas organizadoras para guarda-roupas você pode encontrar em nossa loja online www.casasbahia.com.br .

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Todos os campos são obrigatórios.